TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malária - a doença

Por:   •  2/12/2016  •  Artigo  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A localização geográfica, que foi responsável pelo clima tropical e eventos climáticos como fenômeno ENSO, influente na umidade, trouxeram ao Brasil um ambiente perfeito para a proliferação de doenças tropicais, a como a malária, dengue, zika, febre amarela...

Atualmente o país está sofrendo diversas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que se originou na África chegando a América do Sul, por volta século XVI e XIX junto com os navios negreiros, que não trouxeram apenas escravos como muitos mosquitos que carregavam em si doenças. Doenças, como Malária e Leishmaniose, que promoveram a morte de incontáveis índios que, na época, não tinha sistema imunológico preparado para combate-las.
Por exemplo, um dos principais parasitoses tropicais, o protozoário
Plasmodium, possuindo 4 tipos, sendo os dois mais marcantes:
-
Plasmodium falciparum, predominante na África, causando malária maligna e atingindo milhares de crianças áfricas. O mais difícil de combater.
-
Plasmodium Vivax, parasita que causa da malária benigna, e podendo ser encontrado no Brasil.

Podendo apresentar em sua vítima, sintomas como: febre, tontura, calafrios, fraquesa, vômitos, taquicardia, dores de cabeça e musculares. Caso seja uma infecção do tipo falciparum, pode também apresentar desmaio, delírios, inchaço, sonolência ou excitação, convulsões, desorientação, urina escura, e tem 10% de chance de desenvolver malária cerebral, responsável pela maioria dos casos letais da doença.

A Malária encontrada no Plasmodium é transmitida através de um parasita, ou seja, a picada de um mosquito fêmea do gênero Anopheles contaminado ou que passa a contaminar depois de picar um indivíduo contaminado. Que atua durante a noite e se concentra em regiões endêmicas de média ou alta temperatura e elevado índice de umidade.
Regiões como a Amazônia, estado que mais sofreu com a epidemia tendo maior dificuldade para combater a doença devido a diversos fatores como a baixa densidade demográfica, dispersão populacional e difícil acesso em várias localidades. Outros estados próximos como Pará, Acre, Maranhão, Mato Grosso...  Sendo este último, o cenário da obra Inocência, onde é possível perceber outras doenças que se proliferaram nesta região. As formas de se prevenir é evitar áreas propensas a contaminação, usar roupas que protejam pernas e braços, cobrindo grande parte do corpo e de cores claras para que seja possível identificar o mosquito se aproximando, usar repelente e fazer uso de mosquiteiros. Para impedir que se prolifere de modo coletivo é recomendável manter as áreas mais limpas, como aterros, fazer controle da vegetação aquática e melhoramento de moradias e condições de trabalho, fazendo uso racional da terra. Caso seja contaminado, o tratamento deve ser instituído rapidamente a base de medicamentos.

 
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua12.php http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/pesquisa-afirma-que-malaria-chegou-a-america-por-meio-de-navios-negreiros 
 
http://www.uff.br/tudosobrelepra/Fatos%20Historicos.htm
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/lepra-doenca-estigma-434502.shtml
http://www.tuasaude.com/malaria/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com