TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de Estudo Anatômico

Artigo: Material de Estudo Anatômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

1.1 Anatomia

A anatomia é a ciência que estuda a estrutura de nosso corpo, sua constituição e seu desenvolvimento. O termo morfologia é empregado como sinônimo de anatomia. Sendo que, na anatomia, a preocupação inicial é a descrição da forma. O conhecimento da forma auxilia no entendimento de sua função.,

1.2 Material de Estudo Anatômico Para o estudo anatômico do corpo humano, o material utilizado é o cadáver ou as peças cadavéricas. Ao ser manipulado em sala de aula, a peça merece respeito e cuidado, a exemplo do legado transmitido por Karl von Rokitansky (1804-1878) (fig.01), médico e estudioso da anatomia patológica. Dissector obsessivo, ele nos deixou uma das máximas da anatomia: a meditação ao cadáver desconhecido.

1.3 Divisão do corpo humano

O corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros. O tronco é uma grande área corpórea, sendo subdividido em: tórax, abdome, pelve, períneo e dorso. Os membros superiores são divididos em: ombro , braço, cotovelo, antebraço, punho, mão e dedos.Os membros inferiores são divididos em: quadril, coxa, joelho, perna, tornozelo, pé e dedos.

1.4 Cavidades do Corpo Humano

São espaços em potencial, que armazenam diversos órgãos. As principais cavidades com seu conteúdo:

Craniana: Encéfalo, nervos cranianos, vasos sanguíneos, meninges e líquido cerebrospinal.

Torácica: Pulmões, pleuras, coração, pericárdio, vasos sanguíneos e linfáticos, linfonodos, nervos, traqueia, esôfago e timo.

Abdominal: Esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, pâncreas, fígado, vesícula biliar, baço, vasos sanguíneos e linfáticos, linfonodos, rim e ureter.

Pélvica: Ureter, bexiga urinária, uretra, órgãos genitais masculinos e femininos internos e parte do intestino grosso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com