TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Unidade 1

Artigos Científicos: Metodologia Unidade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 6

Revisar envio do teste: Atividade 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

É quase consenso entre os autores conceituar método científico como sendo a reunião organizada de procedimentos racionais utilizados para investigar e explicar os fatos ou fenômenos da natureza, por meio da observação empírica e da formulação de leis científicas. Portanto, pode-se afirmar que o método científico é um procedimento, ou conjunto de procedimentos, que serve de instrumento para alcançar os fins da investigação.

A respeito do método científico na investigação é correto afirmar que:

I. Ele disciplina o trabalho dos cientistas, excluindo da investigação os preconceitos e o acaso, adaptando a atividade científica às características do objeto estudado, selecionando os meios e processos mais adequados.

II. Constitui nos instrumentos básicos e fundamentais que ordenam o pensamento do pesquisador na relação com o objeto de investigação, de forma sistemática, traçando de maneira ordenada a busca pela solução de problemas.

III. Existe apenas um método científico, baseado em princípios lógicos que pode ser comum a várias ciências, como forma de produção do conhecimento científico a ser utilizado por qualquer pesquisador.

IV. Considerando o método científico como o caminho feito pelo pesquisador no processo de investigação, por maior que seja o número de provas acumuladas em favor de uma teoria, ela jamais poderá ser aceita como definitivamente confirmada.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada: c.

I, II e IV apenas

Resposta Correta: c.

I, II e IV apenas

Feedback da resposta: Alternativa correta: I, II e IV apenas

Afirmação I – É verdadeira. O texto define exatamente a importância do método científico na investigação como forma de superar o senso comum.

Afirmação II – Também é verdadeira. O conhecimento científico é produzido exatamente a partir do método científico que consiste na busca sistemática e ordenada de soluções para as questões postas na investigação – a dúvida.

Afirmação III – É falsa. Existem vários métodos científicos, várias maneiras de se proceder a uma investigação científica.

Afirmação IV – É verdadeira. O método científico realmente é um caminho para a investigação e de acordo com a concepção de conhecimento na era contemporânea, nenhum conhecimento é definitivo ele é verdadeiro até que surja outro que o altere ou substitua.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

De acordo com a afirma????o de Bachelard (1972, s.n. ) ?? incorreto afirmar:

???A linguagem cient??fica ??, por princ??pio, uma neo-linguagem. Para ser entendido na cidade cient??fica, ?? preciso falar cientificamente a linguagem cient??fica, traduzindo os termos da linguagem comum em linguagem cient??fica.???

BACHELAR, Gaston. Conhecimento comum e conhecimento cient??fico. Revista Tempo Brasileiro, n. 28, 1972.

Resposta Selecionada: c.

a)?????????? Como o progresso cient??fico avan??a lentamente e o acesso ?? ci??ncia ?? democr??tico ?? incorreto afirmar a exist??ncia de uma linguagem cient??fica, pois todos gradativamente dominam essa linguagem espec??fica.

Resposta Correta: c.

a)?????????? Como o progresso cient??fico avan??a lentamente e o acesso ?? ci??ncia ?? democr??tico ?? incorreto afirmar a exist??ncia de uma linguagem cient??fica, pois todos gradativamente dominam essa linguagem espec??fica.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa incorreta:

???O ser humano, valendo-se de suas capacidades, procura conhecer o mundo que o rodeia. Ao longo dos s??culos, vem desenvolvendo sistemas mais ou menos elaborados que lhe permitem conhecer a natureza das coisas e o comportamento das pessoas.

Pela observa????o o ser humano adquire grande quantidade de conhecimentos. Valendo-se dos sentidos, recebe e interpreta as informa????es do mundo exterior. Olha para o c??u e v?? formarem-se nuvens cinzentas. Percebe que vai chover e procura abrigo. A observa????o constitui, sem d??vida, importante fonte de conhecimento.

Ao nascer, o ser humano depara-se tamb??m com um conjunto de cren??as que lhe falam acerca de Deus, de uma vida al??m da morte e tamb??m de seus deveres para com Deus e o pr??ximo. Para muitos, as cren??as religiosas constituem fontes privilegiadas de conhecimento que se sobrep??em a qualquer outra.[...]

A partir da necessidade de obten????o de conhecimentos mais seguros que os fornecidos por outros meios, desenvolveu-se a ci??ncia, que constitui um dos mais importantes componentes intelectuais do mundo contempor??neo. [...] a ci??ncia pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistem??tico, geral, verific??vel e fal??vel???.

GIL, Antonio Carlos. M??todos e t??cnicas em pesquisa social. 6.ed. S??o Paulo, Atlas, 2011, p. 1-2.

Resposta Selecionada: d.

a) De acordo com esse autor o conhecimento cient??fico ?? subjetivo, pois afirma que ele ?? fal??vel.

Resposta Correta: d.

a) De acordo com esse autor o conhecimento cient??fico ?? subjetivo, pois afirma que ele ?? fal??vel.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

O método é um procedimento ou um conjunto de passos que se deve realizar para atingir determinado objetivo, nesse sentido, como processo organizado, lógico e sistemático,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com