TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia - Unidade 2

Ensaios: Metodologia - Unidade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

Enviado 10/05/14 16:27

Status Completada

Resultado da tentativa 1 em 1 pontos

Tempo decorrido 34 minutos

Instruções

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O saber pressupõe uma intencionalidade, ou seja, não há busca de saber sem finalidade. Dessa forma, o método é, sempre, a ferramenta para a execução dessa intencionalidade; como ferramenta, o método é uma escolha e, como escolha, não é nunca neutro.

Portanto, o conhecimento nos mostra que, em nossa busca, chegamos a um enfoque, um ponto de vista, uma determinada interpretação da realidade.

Qual das alternativas abaixo não pode ser considerada verdadeira em relação ao conhecimento?

Resposta Selecionada:

Corretad. O conhecimento é algo acabado, pronto, encerrado em si mesmo, sem conexão com sua produção histórica.

Resposta Correta:

Corretad. O conhecimento é algo acabado, pronto, encerrado em si mesmo, sem conexão com sua produção histórica.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: O conhecimento é algo acabado, pronto, encerrado em si mesmo, sem conexão com sua produção histórica.

Observe que a afirmação contida na alternativa correta é falsa, uma vez que o conhecimento não é algo pronto, encerrado em si mesmo ele é histórico, ou seja, construído e modificado ao longo do tempo.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Todos nós temos elaborado um conceito sobre o que é pesquisa visto que ela faz parte de nosso dia-a-dia. Entretanto, existe uma diferença entre o conceito de pesquisa feita no cotidiano e a pesquisa científica.

Pode-se afirmar que:

I. Uma pesquisa científica se distingue daquela realizada no cotidiano pelos métodos e técnicas utilizadas.

II. Uma pesquisa científica é aquela realizada unicamente pelos cientistas.

III. Na pesquisa científica existe uma forma adequada de se comunicar os resultados obtidos.

IV. Uma pesquisa científica é aquela que sempre envolve uma experimentação, normalmente, realizada em laboratório.

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada:

Corretac. I e III

Resposta Correta:

Corretac. I e III

Feedback da resposta:

Alternativa correta: I e III

O que caracteriza uma pesquisa científica, dentre outros elementos, são os métodos e técnicas utilizadas e a forma de se comunicar os resultados, que consiste no relatório de pesquisa que é elaborado segundo normas padronizadas.

Portanto são verdadeiras as afirmações contidas em I e III.

Qualquer indivíduo, evidentemente, poderá desenvolver uma pesquisa científica, bastando para tal, seguir as normas e técnicas adequadas.

Uma pesquisa científica não envolve, necessariamente, a experimentação.

Assim, são falsas as afirmações contidas em II e IV.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Em uma pesquisa na qual o autor* analisa o comportamento de consumidores de alimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho, escreveu o texto abaixo.

“O consumidor, a cada dia dispõe de mais opções de alimentos, com uma oferta avassaladora promovida pela indústria alimentícia. São fórmulas de novos produtos, extensões de linha e de marcas de alimentos, uma infinidade que são lançados a todo o momento. Com relação à linha dos chamados alimentos alternativos, quanto aos orgânicos, verifica-se que já começam a estar presentes em alguns pontos de venda como os supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Nas feiras existem ainda os alimentos sem certificação, que são expostos e vendidos como orgânicos.

Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicos possam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmente os tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nas informações das embalagens e demais estratégias de comunicação.

Uma busca na literatura nota-se que ainda existe pouca informação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos são mais valorizados. A literatura sobre comportamento do consumidor destaca os fatores que influenciam os consumidores para a compra, como aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos, a reação dos consumidores após a compra.

Estudos realizados no Brasil e no exterior, mostram que consumidores procuram por alimentos orgânicos para obter mais bem estar através da segurança que tais alimentos possibilitam.

A relevância da presente pesquisa é subsidiar políticas públicas orientadas para conservação do meio ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, a pesquisa pode oferecer subsídios à iniciativa privada interessada em atuar o mercado de alimentos orgânicos, além do aprofundamento dos estudos acadêmicos por outros pesquisadores que queiram continuar a investigação.”

*CASEMIRO, Aroldo Dias. Alimentos orgânicos: estudo de fatores que interferem na decisão de compra do consumidor. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus. 2007.

Pode-se afirmar que o texto se refere:

Resposta Selecionada:

Corretac.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com