TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia de solo

Por:   •  28/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução: microrganismos são extremamente necessários no solo, pois executam algumas tarefas para o bom funcionamento do mesmo, responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, têm capacidade de degradar compostos tóxicos, formam uma associação de mutualismo com raízes, agem no controle biológico de patógenos, entre outros benefícios.

A existência de um microrganismo no solo depende das condições ambientais predominantes e da sua genética. Já o sucesso para continuarem vivos está na rápida e extensa eficácia de adaptação fisiológica com as condições do meio em que vivem. Três fatores ambientais essências que afetam os microrganismos, temperatura, pH e atmosfera gasosa.

Temperatura: podem prejudicar membranas, ribossomos e outros componentes e também enzimas celulares. Em temperaturas elevadas ocorre o aumento das atividades enzimáticas até um ponto em que pode ocorrer a desnaturação inconversível da estrutura proteica. Diante de temperaturas mais baixas pode acontecer a inativação das enzimas e o metabolismo celular decresce podendo inibir o crescimento da célula.  Existem três tipos de temperatura:

Temperatura mínima de crescimento, temperatura mais baixa na qual ainda sucede o desenvolvimento do microrganismo, abaixo disso não ocorre o crescimento, em razão que as atividades enzimáticas são interrompidas. Temperatura máxima de crescimento, temperatura mais alta que ainda ocorre o crescimento dos microrganismos. Temperatura ótima de crescimento: temperatura onde há reprodução máxima de microrganismo, se multiplicam se drasticamente. As faixas de temperaturas de crescimento nunca são iguais para todos, variam de acordo com o habitat de cada microrganismo. Por exemplo, podemos ainda classificar os microrganismos de acordo com sua temperatura, os psicrófilos crescem abaixo do 20º C, já os mesofilos crescem na temperatura de 15º C até 45º, os termófilos aguentam temperatura de 40º C há 80º C e ainda existem os hipertermófilos que se desenvolvem em temperaturas extremamente altas, 80º C há 113º C.

Potencial hidrogênionico (pH): O aumento ou a diminuição do pH acarreta um decréscimo nas reações químicas do organismos, em virtude da destruição de enzimas celulares e assim sendo influencia a taxa de crescimento e sobrevivência do microrganismo.  O pH também influência diretamente na disponibilidade de nutrientes e toxidade de modo que isso afeta a microbiota do solo. Conforme as faixas de pH ( pH varia numa escala de 0 até 7) classificamos os microrganismos em:

Acidófilos, possuem melhor desenvolvimento em ambientes ácidos, pH de 1 até 5,5. Neutrófilos, não aturam acidez ou alcalinidade, pH 5,4 até 8, tendo sua faixa de crescimento considerada ótima em pH de aproximadamente 6. Basófilos, ótimo desenvolvimento em condições básicas, pH 8 até 11,5. E por ultimo ainda temos organismo insensitivos que aguentam uma ampla variação do pH.

Atmosfera gasosa: na maior parte dos microrganismos o uso do oxigênio da atmosfera é vital para o processo bioxidativo de respiração, todavia existem células em que não tem um sistema enzimático para respiração sendo assim não utilizam do oxigênio e são chamadas de anaeróbias. Oxigênio proporciona a produção de moléculas de ATP. Os organismos aeróbios são aproximadamente 18 vezes mais eficientes que o metabolismo de um anaeróbio. A quantidade de oxigênio varia de espécie para espécie, podemos classificar os organismos quanto ao uso de oxigênio em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com