TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia do Solo

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Quantificar a fotossíntese através do acúmulo de amido nas folhas com e sem papel alumínio.

Caroline Oliveira Barros, Diego Culere, Gustavo Silva Dos Santos, Leonardo MichalskiStefanello, Lucas Da Silva Almeida, Lucas De Araújo Bertuzzi.

AGRONOMIA 5º Semestre Turma: A Sub: B.Disciplina: Fisiologia Vegetal Laboratório.

Introdução

A fotossíntese é um processo fundamental no qual a planta se tem sua fonte de energia através de raios solares e gás carbônico.

Através da fotossíntese a planta forma pigmentos, e reserva de energia que se da na forma de amido, desta forma faltando luz ou raios solares estes pigmentos e o amido não são formados.

Como medir se houve ou não fotossíntese através da quantidade de amido de uma planta?  Cobrindo parte das folhas da planta com papel alumínio, para obstruir a absorção de luz solar.

O tempo necessário é de no mínimo 48hs, assim libera o excesso de água presente na planta e pode até eliminar folhas que não absolveram luz.

Materiais e Métodos

Cobrimos dez folhas de uma planta com papel alumínio, e destacamos outras dez em condições normais. Após o prazo de 48hs, coloca separadamente ambas em cada Becker com água em temperatura normal e coloca em banho-maria no caso deu mais de 30minutos. Dado esse tempo, deixa por 05 minutos em água fervente as folhas dentro de seus respectivos Becker.

Depois insere nos dois Becker’s álcool 96% (perfura a membrana do cloroplasto), com a finalidade em ambas, e coloca em banho-maria novamente até as folhas perderem a cor. Separa duas placas de Petri com Água + Lugol (iodeto) + Folhas que foram cobertas por papel alumínio e o mesmo em outra placa com folhas que não foram cobertas por papel alumínio.

Resultados

Assim, podemos perceber através da lupa que as folhas cobertas por papel alumínio, ficaram mais claras, com esverdeado para amarelo, e apresentou pouco amido devido o contraste com Lugol, ou seja, não realizou fotossíntese.

Já as folhas sem o papel alumínio, ficaram mais escuras (aspectos de ponto mais densos), por meio de Lugol, apresentou maior quantidade de amido, ou seja, realizou fotossíntese.

Discussão

O experimento nos apresentou a possibilidade de vermos que as plantas ao sofrem sombreamento ou a não absorção de luz mostra a ligação direta entre fotossíntese e a quantidade de amido que a plantanão pode produzir.

Conclusão

Quantificarmos a produção de amido das folhas, por meio deste método de obstrução da absorção de luz das folhas, interrompendo a fotossíntese. Ao percebermos que as folhas não realizam esse processo ela também perde a sua real função de produzir amido e sacarose. Por isso, que descora e as folhas caem, nos mostra que é desinteressante interferir nessa etapa da planta porque afeta diretamente a produção de amido em contexto geral, no caso, na nossa área produtividade em grãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com