TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Microbiologia do Solo

Por:   •  18/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Discente: Lorena Souza

Docente: Janaina Fernandes

Microbiologia Ambiental

Unai – MG

Abril de 2017

Sumário

Introdução3

Microbiologia do Solo4

Ciclo do Carbono4

Ciclo do Nitrogênio5

Amonificação6

    Nitrificação7

    Desnitrificação7

    Fixação de Nitrogênio7

Ciclo do Enxofre9

Ciclo do Fósforo10

Microbiologia da Água11

Conclusão12

Referências Bibliográficas13

Introdução

Os microrganismos se encontram em todos os tipos de ambiente do nosso planeta, desde a ambientes que possuem temperaturas extremamente baixas como abitam também os ambientes com temperaturas extremamente altas. São popularmente taxados como seres ruins, que causam danos à saúde, a alimentos, ao patrimônio entre outras. Porém, os microrganismos possuem funções de extrema importância para equilíbrio do funcionamento do nosso planeta Terra através dos ciclos biogeoquímicos e de sua presença no solo e na água, como descrito logo a seguir.

        

Microbiologia do Solo

O solo é uma fina camada que cobrem as rochas. Os solos são formados no decorrer de milhões de anos a partir do desgaste de rochas, ocasionado através de processos químicos e físicos, que, ocorrem devido a presença de erosões, da ação do calor, das aguas das chuvas, dos ventos e também dos microrganismos. Os microrganismos mais numerosos do solo são, em respectiva ordem, as bactérias de forma unicelulares anucleadas, os actinomycetos que são bactérias onde alguns membros produzem antibióticos, os fungos que são produtores de longos filamentos, as algas e cianobactérias que acrescentam pequenas quantidades de carbono ao solo, e, os protozoários que decompõem o material orgânico que é depositado no solo e se alimentam de bactérias. Geralmente as populações de bactérias do solo são estimadas através da técnica de contagem em placas em meio nutritivo. O solo para a microbiologia tem extrema importância, pois, é o ambiente considerado como maior reservatório de microrganismos do planeta, e, é o local onde ocorre a transformação de matéria orgânica em substancias nutritivas. Assim como os microrganismos são também de extrema importância para o solo pois eles realizam a manutenção da estrutura e a fertilidade do solo através da ciclagem de elementos químicos e de energia. Essa ciclagem de elementos é feita através dos ciclos biogeoquímicos (ciclo do carbono, ciclo do nitrogênio, ciclo do enxofre e ciclo do enxofre), neles os microrganismos oxidam e reduzem os elementos para satisfazerem suas necessidades metabólicas. A vida na Terra só é possível devido aos ciclos biogeoquímicos.

Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono é o ciclo biogeoquímico primário. Inicia-se quando os fototróficos ou produtores (plantas verdes, cianobactérias, purpuras sulfurosas, algas e bactérias verdes) usando a energia da luz solar fixam o dióxido de carbono (CO) em matéria orgânica, em um processo chamado fotossíntese. A partir desse processo os químio-heterotróficos ou consumidores (animais e protozoários) usam os autotróficos como fonte de alimento, assim ingerindo e transferindo o CO2 para seu corpo. Esses átomos de dióxido de carbono que foi transferido de organismo para os químio-heterotróficos serão liberadas para o ambiente quando esses seres o utilizarem para atender suas determinadas necessidade, assim voltando para o ambiente para que o ciclo possa se recomeçar. Porem grande parte do carbono vai permanecer no organismo até a sua morte, que quando vier a acontecer os fungos e bactérias oxidarão os compostos de dióxido de carbono ainda existentes nesse organismo e o retornara ao ciclo. Outra forma importante de armazenamento de carbono é feita pelas rochas nos oceanos e depósitos de matéria orgânica fóssil na forma de combustível fóssil (carvão e petróleo) e a queima desses combustíveis fosseis também libera mais CO2 na atmosfera para retornar ao ponto inicial do ciclo.

[pic 1]

        

Ciclo do Nitrogênio

O nitrogênio é um dos elementos encontrando com maior abundancia na atmosfera, cerca de 80% de tal é composta por esse elemento. O nitrogênio é encontrado em forma de N2 no ar, e, poucas espécies são capazes de usá-lo nesta formulação. Por isso as atividades de certos microrganismos são tão importantes, para fazer a conversão do N2 em uma formula que todos os seres vivos consigam aproveitar. Esse ciclo é dividido em diferentes processos, sendo eles: amonificação, nitrificação, desnitrificação e a fixação do nitrogênio.

[pic 2]

Amonificação

Grande parte do nitrogênio do solo é resultado de materiais orgânicos mortos e são considerados compostos complexos, sendo proteínas, nucleotídeos, aminoácidos e ácidos nucleicos. Os microrganismos sendo principalmente as bactérias saprófitas e várias espécies de fungos que vivem no solo decompõem esses compostos complexos em substancias mais simples de maneira rápida e eficaz usando as proteínas e os aminoácidos como fonte para suas próprias proteínas e liberam o excesso de nitrogênio sob a forma de amônio (NH4+). De forma sucinta o processo ocorre da seguinte maneira:

                      [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

              [pic 8][pic 9]

Nitrificação

Nessa etapa do ciclo, o nitrogênio será oxidado em nitritos e nitratos através das bactérias nitrificantes, sendo elas Nitrosomonas e Nitrobacter. A nitrificação é dividida em dois estágios. O primeiro estágio é realizado pela Nitrosomonas que oxida a amônia em nitrito.[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

No segundo estágio os organismos como as Nitrobacter é que entram em ação oxidando os íons de nitrito em íons de nitrato.[pic 14][pic 15][pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (420 Kb)   docx (492.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com