TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Microbiologia do Solo

Por:   •  8/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 9

Importância, diferenciação e quantificação de grupos de microorganismos em diferentes sistemas de cultivo por meio do método de diluição sucessiva

Elias Jorge Martinelli Junior (1); Ingrid Thalia Prado de Castro (1); Raul Antonio Araújo Do Bonfim (1); Divino Levi Miguel (2)

(1) Estudantes do Curso de Agronomia- UESB; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, CEP 45031-900, Vitória da Conquista, BA, agronomiauesb2015.1@gmail.com;  (2) Professor do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos (DEAS)/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, CEP 45031-900, Vitória da Conquista, BA, divino.miguel@uesb.edu.br

RESUMO –A  importância dos microrganismos para que se tenha um solo fértil e de boa qualidade são paramentos importantes a serem estudados e discutidos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os diferentes sistemas de cultivo relacionando-os com a presença de grupos de organismos responsáveis por importantes processos no solo. Sendo assim foram coletadas amostras de um perfil de solo em duas profundidades 0-10 cm e 10-20 cm, realizou-se o isolamento e diferenciação microbiana destas, utilizando o método de diluições sucessivas, conforme proposto por Moreira e Siqueira (2006). Preparou-se meios de cultura objetivando o crescimento de Fungos Totais, Actinomicetos e Bactérias Totais, realizou-se o método sobre a solução diluída, e os incubou, visando à contagem e caracterização das Unidades Formadoras de Colônias (UFCs). Verificou-se que a diversidade microbiológica varia no decorrer do aprofundamento das camadas do solo. O número de UFCs mais próximo à superfície é maior, como constatado nos resultados deste trabalho. A população de actinomicetos é maior que dos fungos e das bactérias, principalmente na diluição 10-1, e quem mantem uma maior concentração de microrganismos é na profundidade 0-10 cm em vitude de suas características especificas.

Palavras-chave: Microrganismos do solo, diluições sucessivas, microbiologia, contagem de microrganismos do solo.

INTRODUÇÃO - A população microbiana é de extrema importância para que se tenha um solo fértil e de boa qualidade, de modo geral, um solo fértil é aquele que apresenta todos os nutrientes necessários para o crescimento da planta, nutrientes estes que muitas vezes são disponibilizados para as plantas graças aos microrganismos presentes no solo, ou seja, a fauna do solo atua de modo decisivo, como regulador de nutrientes do solo, já que estes são responsáveis pela taxa de regulação de decomposição da matéria orgânica e também da ciclagem de nutrientes desempenhando assim, o papel de fonte e dreno dos nutrientes fundamentais para as plantas (Hungria et al., 2019).

Os sistemas de cultivo do solo tendem a modificar tanto as características físicas quanto biológicas da fauna do solo, sendo que a extensão dessas alterações condiz com o nível e perturbação provocada no ambiente. Quando se compara dois tipos de cultivo de solo com diferenças marcantes no grau de mobilização do solo, como por exemplo, plantio direto e convencional, é nítida a distinção da quantidade de microrganismos no solo (Carvalho, 1997).

Dessa forma, é possível perceber que a fertilidade natural do solo depende diretamente da dinâmica da matéria orgânica e ciclagem de nutrientes, que são catalisados pela biomassa de microrganismos presentes no solo (Alcântara, 1995), então caso haja uma diminuição da população desses microrganismos haverá um grande impacto sobre a fertilidade do solo e com grandes consequências também nos ecossistemas naturais. Dados úteis acerca das modificações ocorridas nas propriedades do solo podem ser demonstradas através da estimativa de biomassa microbiana no solo (Melloni et al., 2001).

A avaliação da densidade populacional de microrganismos do solo se dá através da técnica de contagem de Unidades Formadoras de Colônia as quais resultam da inoculação de diluições sucessivas de uma suspensão do solo. Essas avaliações são fundamentais para que haja a determinação de relações ecológicas que ocorrem no solo e também para constatar fatores que influenciam no equilíbrio microbiológico de diferentes grupos de espécies do solo (Lima et al., 2014).

O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma relação com diferentes sistemas de cultivo e a presença de alguns grupos de microrganismos responsáveis por importantes

processos no solo.

MATERIAL E MÉTODOS - O presente trabalho foi realizado em dezembro de 2018 no laboratório de microbiologia do solo localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista-BA.

A pratica teve início com a confecção dos meios de cultura para o desenvolvimento dos microrganismos, em particular, para Fungo Total, Actinomicetos e Bactéria Total. Para tanto foram preparados 1L de Solução para Fungo Total e 0,5 L para Actinomicetos e Bacteria Total. Os reagentes utilizados para a realização destes, são expressos na Tabela 1. Os materiais foram pesados em erlenmeyers utilizando uma balança analítica. Para bactérias totais foi necessário o ajuste do pH para 7,16 usando hidróxido de potássio (10%), com pipeta de 1ml, adicionando gotas aos poucos, antes da adição da ágar. Após o preparo do meio de cultura o erlenmayer foi tampado com espuma e levado para autoclave para manter em ambiente esterilizado. Após isso foi adicionado em placas de petri. Paralelo a isso foi feita a coleta de solo foi realizada no campus da UESB, as amostras foram retiradas nas profundidades de 0-10cm e de 10-20cm.

Utilizou-se o método da diluição sucessiva, sendo esta metodologia sugerida por Moreira e Siqueira (2006). Este método consistiu na diluição 10 gramas da amostra de solo em um erlenmeyer contendo 90 ml de solução salina de NaOH (0,85%). Logo após , foi levado até uma câmara de fluxo lâminar,  em seguida retirou-se 1 ml da solução salina com o solo diluído com um pipetador automático, essa solução foi posta em um tubo de ensaio com 9 ml  de solução salina, este procedimento foi repetido com este segundo tubo de ensaio para um terceiro tubo com 9 ml de solução salina, após, repetiu-se até o quarto e último tubo. Esse procedimento foi repetido por duas vezes, obtendo soluções diluídas nas concentrações de 10 vezes maiores que a primeira. Em seguida, para cada diluição, retirou-se 1 ml de solução e transferiu para as placas com o meio de cultura para cada microrganismos. Esses procedimentos foram todos realizados na Câmara de fluxo laminar para evitar contaminações com os microrganismos do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (417 Kb)   docx (247.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com