TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitose e Meiose

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Presente em células eucariontes, com algumas exceções, o núcleo possui funções essenciais, como obter as informação hereditária da célula, controlar a síntese de proteínas, dentre outras. Possuem formas, e tamanhos variados, bem como diversas estruturas relatadas ao longo deste trabalho.

Núcleo Celular

O núcleo é uma estrutura presente apenas em células eucariontes, com exceções. Sendo a organela mais notável da célula, ocupa aproximadamente 10% do volume celular total, em células animais típicas mede cerca de 10-20 µm de diâmetro. As formas do núcleo e da célula estão relacionadas, vistos que nas células esféricas, cúbicas e poliédricas o núcleo normalmente é esférico, e nas cilíndricas e fusiformes normalmente é elipsoidal. É ele o responsável por conter a informação hereditária da célula, o DNA (ácido desoxirribonucleico) e que controla a síntese de proteínas, bem como o crescimento e divisão celular. Nas diferentes células somáticas, os núcleos possuem tamanhos específicos, que dependem das proteínas contidas neles e que variam com a atividade nuclear. Sendo quase todas as células mononucleadas, há ainda células binucleadas (ex. células hepáticas), as polinucleadas (ex. fibra muscular estriada) e a e anucleadas, que perderam o núcleo durante a diferenciação (ex. hemácias dos mamíferos).

A estrutura do núcleo celular é delimitada por uma membrana dupla chamada carioteca, essas membranas, a interna que contém proteínas específicas que atuam como pontos de ancoragem para a cromatina e para a lâmina nuclear, e a membrana externa que é fixada de ribossomos envolvidos em síntese proteica, e são transportadas através do espaço perinuclear, se unem ao nível de poros, que se encontram distribuídos mais ou menos por todo o envoltório. A carioteca tem como função separar fisicamente o núcleo do citoplasma e controlar fluxo de macromoléculas. Inseridos na carioteca encontram-se 3.000 a 4.000 poros nucleares, sendo complexas estruturas formadoras de canais que facilitam e regulam a passagem de moléculas entre o núcleo e o citoplasma, permitindo que algumas atravessem a membrana nuclear enquanto outras não. No interior do núcleo, encontra-se o nucléolo, estrutura mais evidente em uma imagem de microscopia óptica de uma célula eucariótica, e é responsável pela síntese e montagem dos RNA (ácidos ribonucleicos). Uma matriz líquida de alta viscosidade, denominada nucleoplasma, é encontrada preenchendo o interior do núcleo e contêm dissolvidas nela, diversas substâncias como nucleotídeos, proteínas e a cromatina, material amorfo, formado por fibras contendo DNA e proteínas, no período de intérfase das células, que por analise microscopia se dividem em heterocromatina, apresentando segmentos de DNA que contem poucos genes; e a eucromatina, encontra-se porções de DNA contendo mais genes, a função básica da cromatina é fazer o “empacotamento” da informação genética. E os 46 cromossomos, cada um formado por uma única molécula de DNA combinada com numerosas proteínas, sendo observados durante a divisão celular por microscopia óptica. Cada cromossomo possui diversas origens de replicação, pontos que permitem a duplicação do material genético; um centrômero, que é a sequencia de DNA que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com