TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Artigo Científico

Por:   •  10/7/2019  •  Artigo  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

Isolamento e caracterização morfológica de microrganismos fotossintetizantes coletados na água superficial do mar Singrar, em Rama

Ivone Delmiro da Silva1

Paulo Ricardo da Silva Rosa2

Resumo: A caracterização morfológica de colônias de microrganismos fotossintetizantes é importante como uma primeira aproximação para avaliação da diversidade de populações microbianas no mar Singar e a sua contribuição com a manutenção da vida em Rama. O objetivo do presente trabalho é coletar, isolar e caracterizar morfologicamente os microrganismos fotossintetizantes do mar Singrar. Nesse contexto, o estudo busca investigar aspectos morfológicos presentes nos microrganismos fotossintetizantes do mar Singrar, a fim de responder sob quais condições biológicas eles interagem com o seu meio ambiente. As coletas foram realizadas em três pontos amostrais ao longo do percurso realizado no mar Singrar a bordo da jangada Resolution durante a navegação inaugural de exploração no ano de 2131. A metodologia utilizada para a coleta da água do mar foi de amostragem simples e superficial, nos primeiros 30 cm de lâmina de água. A caracterização dos microrganismos foi realizada por meio de observações microscópicas, considerando pigmentação, forma, coloração, tamanho e organização celular. A observação da estrutura microscópica permite afirmar que a organização celular corresponde à estrutura de células procarióticas nas quais minúsculas estruturas circulares e verdes atuam diretamente na produção de clorofila a, portanto trata-se de microrganismos clorofilados muito semelhantes às cianobactérias da Terra.

Palavras-chave: Mar Singrar. Microrganismos fotossintetizantes. Caracterização morfológica.

Abstract: The morphological characterization of colonies of photosynthetic microorganisms is important as a first approximation for the evaluation of the diversity of microbial populations in the Singar Sea and their contribution to the maintenance of life in Rama. The objective of this work is to collect, isolate and morphologically characterize the photosynthetic microorganisms of the Singrar sea. In this context, the study seeks to investigate morphological aspects present in the photosynthetic organisms of the Singrar sea, in order to respond under which biological conditions they interact with their environment. The samples were taken at three sampling points along the course of the Singrar sea on the Resolution raft during the inaugural navigation of exploration in the year 2131. The methodology used for the collection of sea water was simple and superficial sampling, in the first 30 cm of water blade. The characterization of the microorganisms was carried out by means of microscopic observations, considering pigmentation, shape, staining, size and cellular organization. The observation of the microscopic structure allows to affirm that the

______________________

1 Mestranda no curso de Mestrado em Ensino de Ciências, Pesquisadora do Projeto SPACEGUARD, Guarda Espacial. ivonedelmiros@gmail.com 

2 Professor Orientador do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pesquisador Sênior no curso de Mestrado em Ensino de Ciências. paulo.rosa@ufms.br 

cellular organization corresponds to the structure of prokaryotic cells in which tiny circular and green structures act directly in the production of chlorophyll a, therefore they are chlorophyllated microorganisms very similar to the cyanobacteria of the Earth.

Keywords: Sea Singrar. Photosynthetic microorganisms. Morphological characterization.

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, após a descoberta de Rama, os cientistas têm se interessado pela busca dos organismos que sobrevivem nesse ambiente artificial, haja vista que a maioria dos seres vivos necessita de condições parecidas para sobreviverem, apesar das diferenças específicas de cada tipo de habitat.

O mar Singrar é um hábitat pouco explorado em Rama, assim, seu sistema biológico ainda é desconhecido. Silva (2019) propôs em seu trabalho sobre a composição atmosférica da nave que a interação da microbiota marinha pode ter um papel significativo na produção de gás oxigênio na atmosfera de Rama e na manutenção da vida na nave-ambiente. Por isso, o conhecimento acerca dos microrganismos fotossintetizantes marinhos representa um marco para a investigação sobre o desenvolvimento da vida nesse ambiente.

A caracterização morfológica de colônias de microrganismos fotossintetizantes é importante como uma primeira aproximação para avaliação da diversidade de populações microbianas no mar Singar e a sua contribuição com a manutenção da vida em Rama. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é coletar, isolar e caracterizar morfologicamente os microrganismos fotossintetizantes do mar Singrar. De acordo com Delmiro (2019), os microrganismos fotossintetizantes são essenciais para o meio ambiente e contribuem para a estabilidade dos ecossistemas, sendo também responsáveis pela ciclagem dos compostos químicos, incluindo a degradação de poluentes ambientais e liberação de gás oxigênio na atmosfera.

Nesse contexto, o estudo busca investigar aspectos morfológicos presentes nos microrganismos fotossintetizantes do mar Singrar, a fim de responder sob quais condições biológicas eles interagem com o seu meio ambiente.

2 METODOLOGIA

2.1 Caracterização da área do estudo

O mar cilíndrico Singrar localiza-se na porção central da nave espacial Rama. Possui área total de, aproximadamente, 15 km2 e 5 km de extensão. O mar é perfeitamente plano, formado por um entresseio de ondas gigantescas que se continuam à direita e à esquerda até se tornarem verticais, curvando-se até se encontrarem formando um arco líquido de 16 km de altura.

Estudos estão sendo feitos para avaliar as propriedades físico-químicas da água do mar Singrar, porém análises preliminares realizadas pela Doutora Laura Ernst apontam a presença de sais metálicos, tóxicos ao ser humano.

2.2 Coleta e Análise

As coletas foram realizadas em três pontos amostrais ao longo do percurso realizado no mar Singrar a bordo da jangada Resolution durante a navegação inaugural de exploração no ano de 2131. O primeiro ponto foi a aproximadamente 200 m de distância da margem da escadaria de acesso ao mar, o ponto 2 nas proximidades da ilha de Nova Iorque e o ponto 3 na região do complexo central da cidade ramaniana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com