TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música E Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Música E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

No geral, música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmos com o intuito de transmitir ideias. Contudo, olhando por outro lado, alguns filósofos antigos e medievais baseavam-se no seguinte pensamento "Música é a ciência da relação harmoniosa enquanto tal, feita a abstração da matéria dos elementos relacionados entre si.”, ou seja, por meio da música, o homem procura exprimir as harmonias que ele encontra no universo ou em si mesmo.

Um dos grandes filósofos da Idade Média que com certeza foi também um grande teórico da música era Boécio. Ele dizia que a música podia ser dividida em três tipos:

1. Música mundana ou cósmica:

Seria o resultado de uma inspiração nos elementos do universo.

2. Música humana:

Seria o resultado em música do que o homem vive e sente.

3. Música artificial, instrumental ou sonora:

Seria a música propriamente dita formando diversas melodias.

Entretanto, para outros filósofos a música em meio à filosofia dividia-se basicamente em outros três tipos, que são a música sobrenatural ou espiritual, a música mundana de Boécio ou simplesmente música do universo e a música instrumental.

As músicas conhecidas por serem do tipo sobrenatural ou espiritual eram, primeiramente, cantadas por escravos como forma de expressar a fé religiosa. Com um tempo e o ganho de popularidade desse estilo de música executada ou composta para fins religiosos, grupos da igreja e corais evangélicos foram se formando enquanto que as músicas expressavam a crença do povo, o louvor, adoração ou graças à Deus e as divindades.

O tipo de música denominada mundana é a música conhecida por ser referente aos acontecimentos do mundo e do universo, oposta á música espiritual que é voltada para a aclamação de um Deus ou divindade. De acordo com o filósofo Boécio, a música mundana deve ser principalmente percebida naquelas coisas que são vistas no próprio céu, ou na conexão dos elementos, ou na variedade dos tempos. Em toda a natureza do universo, há um ritmo das estações, uma ordem, uma proporção das coisas que constituem uma harmonia de sons e elementos e isso serve como uma grande sinfonia que inspira maravilhosamente a música mundana.

Já a música instrumental, ou como também é chamada música humana, é formada por uma perfeita harmonia entre os sons da natureza (nesse estilo de música, emitidos por instrumentos artificiais) e os sons produzidos pelo homem por meio de canções. Esse tipo musical também conta com dois elementos peculiares: a música do corpo e a música da alma, que são sucessivamente inspiradas na harmonia e equilíbrio do corpo do homem e nos sentimentos existentes em nós.

Dentro do contexto de música e suas formas filosóficas, pode-se falar ainda da música moral e da música social que são provenientes da sabedoria e da harmonia proporcionada entre as classes sociais do mundo. A música moral reflete primordialmente entre fazer algo certo ou algo errado, balanceando esses atos de forma restritamente sábia. Já a música social é fruto da justiça existente entre os grupos e classes sociais vindos de um mundo totalmente hierárquico. Ambas as ideias voltadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com