TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA CEREBRAIS

Por:   •  19/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA CEREBRAIS


SUMÁRIO

1 BREVE CLASSIFICAÇÃO ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO ……...……. 02

2 ÁREA DE BROCA E DE WERNICKE: FUNÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DE LESÕES …………………………………………………………………....……….…..…. 02

3 SISTEMA NERVOSO: BREVE SUBDIVISÕES E ESTRUTURAS ….……………. 03

4 HIPOTÁLAMO: FUNÇÕES E SUBDIVISÕES ………….…………………….……. 03

5 DIFERENÇAS DE COMPOSIÇÃO CELULAR ENTRE O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO E CENTRAL …………………….………...…………...…….…....…….. 04

REFERÊNCIAS ………….….…………………………….……………………...……… 05


INTRODUÇÃO

O presente esforço tem por intuito explicitar brevemente algumas questões comuns à temática neuroanatomia e fisiologia cerebrais - tais como o sistema nervoso, as áreas de Broca e de Wernicke, hipotálamo e composição celular - com referência em bibliografia tradicional do meio.


1 BREVE CLASSIFICAÇÃO ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso pode ser dividido por meio de duas divisões principais, isto é, o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP) .

Mais precisamente, o SNC apresenta subdivisões, como o encéfalo e a medula espinhal, sendo a primeira localizada no interior do crânio e a segunda no interior do canal vertebral. O encéfalo apresenta subdivisões como o cérebro, cerebelo e tronco encefálico, sendo este subdividido em mesencéfalo, diencéfalo, ponte e bulbo.

O SNP tem localização externa ao esqueleto axial, isto é, em meio ao organismo, ainda que haja vínculo por meio de raízes que penetram os ossos de modo a encontrar o encéfalo e a medula. Neste caso, gânglios, terminações nervosas, e nervos espinhais e cranianos são partes constituintes do SNP.

2 ÁREA DE BROCA E DE WERNICKE: FUNÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DE LESÕES

A linguagem verbal é um fenômeno complexo do qual participam áreas corticais e subcorticais, tendo sem dúvidas, o córtex cerebral o papel mais importante. Admite-se a existência de apenas duas áreas corticais para a linguagem: uma anterior (área de Broca) e outra posterior (área de Wernicke), ambas de associação. Logo, é mister mencionar as áreas de Broca e de Wernicke, e a que estão relacionadas.

Com isso, a área de Broca é tida como a área motora de linguagem, isto é, responsável pela articulação da fala e localiza-se na porção inferior do lobo frontal, acima do sulco de Sylvius no hemisfério esquerdo na maioria dos indivíduos, independente de serem destros ou canhotos.

A área de Wernicke é a área sensitiva da linguagem, refere ao reconhecimento de objetos.  Em outras palavras, corresponde a uma área cortical cuja especialização está na compreensão de sons linguísticos - referentes à fala - por meio de interpretação.

Em seguida, há as denominações e os distúrbios de linguagem originados por lesões das áreas referidas anteriormente, o que, consequentemente, envolve déficits encontrados em indivíduos com lesão na área de Broca e de indivíduos com lesão na área de Wernicke. Por isso, distúrbios nas áreas mencionadas são tidos como afasia e resultam em deficiência na comunicação e podem ser de dois tipos: motora ou sensorial. Na afasia motora ou de Broca os indivíduos escutam, interpretam o que ouvem, formulam respostas, mas são incapazes de falar. Na afasia sensorial ou de Wernicke o indivíduo escuta, fala, mas não entende o significado da linguagem falada ou escrita.

Assim, AVC e AVE podem resultar em perda da capacidade de falar ou mesmo de compreender. Ainda assim, não exclui a capacidade de pensar, isto é, de elaborar comunicação e expressões.

3 SISTEMA NERVOSO: BREVE SUBDIVISÕES E ESTRUTURAS

         O sistema nervoso está dividido em central (SNC) e periférico (SNP) de modo em que as estruturas que formam o SNC são encéfalo e medula espinhal. O encéfalo é subdivido em cérebro, cerebelo e tronco encefálico, sendo este subdividido em mesencéfalo, diencéfalo, ponte e bulbo.

4 HIPOTÁLAMO: FUNÇÕES E SUBDIVISÕES

O hipotálamo é responsável pela homeostase, visto que atua na reação imunológica, respostas emocionais e alterações na frequência cardíaca, sendo que nesta última, precisa atuar no sistema nervoso autônomo, simpático e parassimpático. Fome e saciedade são regulados também pelo hipotálamo.

O hipotálamo possui fibras nervosas que o vinculam ao tálamo de modo que assim, pode controlar aspectos corporais, tais como sistema imunológico, temperatura, sistema emocional. Assim, enquanto que a parte consciente do cérebro está no telencéfalo, a parte inconsciente está nas respostas vistas no hipotálamo, tálamo e epitálamo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com