TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Digestorio

Artigos Científicos: Fisiologia Digestorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  1.670 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO:

O Trato gastrointestinal se prepara para receber o alimento através do olfato, da visão, e até em pensar no alimento. Para que isso ocorra, o sistema nervoso autônomo Parassimpático é ativado através de uma reflexão central, aumentando assim a secreção salivar na cavidade oral.

Os dentes possuem as funções de cortar, quebrar e diminuir o alimento em porções menores (mastigação). Alguns autores determinam que mastigar o alimento auxilia somente na deglutição do mesmo, pois estes acreditam que o estômago e os intestinos são suficientes para digerir por completo o alimento. Já outros autores determinam que a mastigação auxilia na deglutição e na digestão do alimento, devido a presença de enzimas digestivas presentes na saliva (amilase salivar).

A produção da saliva funciona da seguinte forma, são diversas glândulas salivares que produzem a mesma, dentre elas três são principais: glândulas parótidas, sublinguais e submandibulares. Cada glândula possui túbulos acinares. Estes túbulos produzem a secreção primária da saliva, a qual é isotônica em relação ao plasma (mesma relação soluto/solvente que o plasma – mesma osmolalidade). Esta composição é modificada ao longo do túbulo e se transforma em saliva, a qual é hipotônica em relação ao plasma (relação soluto/solvente é menor que o plasma). Isto ocorre devido à retirada de íons cloreto e ións sódio do túbulo (cloreto de sódio) e a adição de potássio e bicarbonato de sódio para dentro do túbulo. A presença de bicarbonato no túbulo proporciona um pH que tende à basicidade, isto pois o sódio é considerado o soluto mais osmoticamente efetivo no organismo.

A saliva possui funções de lubrificar o alimento através do muco (saliva), iniciar a digestão de carboidratos (enzima amilase salivar), dissolver o alimento, auxiliar na regulação da temperatura do alimento, promover a limpeza nos dentes através de um componente orgânico presente na saliva, é bactericida, é bacteriostática (evita proliferação de bactérias) e auxilia na higiene da boca.

A estimulação parassimpática estimula a secreção salivar via acetilcolina (principal mediadora) e a estimulação simpática possui um efeito bifásico, este efeito primeiramente ocorre um rápido aumento na secreção salivar através da noradrenalina que a princípio aumenta a contração das glândulas salivares,porém logo após ocorre a diminuição da secreção salivar devido a noradrenalina que causa vasoconstrição na região das glândulas, diminuindo o fluxo sanguíneo no local. Por fim, o organismo produz cerca de 1 litro de saliva por dia.

É sabido que o stress agudo causa xerostomia (boca seca) devido a descarga simpática que ocorre no organismo por causa do stress. O início de uma atividade física também ocorre esta mesma descarga simpática e pacientes com distúrbios mentais que tomam medicamentos anticolinérgicos também ocorre bastante desta descarga.

A digestão de carboidrato inicia na cavidade oral devido à enzima amilase salivar. Esta continua atuando no alimento até no estômago antes que este alimento entre em contato com o suco gástrico (ácido ph = 1,5), daí esta enzima perde sua atuação, pois não atua no ph ácido, somente básico.

O esôfago possui a principal função de conduzir o alimento da cavidade oral até o estômago, produzindo muco para facilitar o deslizamento do alimento pelo esôfago. A deglutição possui três fases: fase oral com processo voluntário , e fases faríngea e esofágica com processos involuntários.

Após a mastigação na cavidade oral, a língua leva o alimento para o palato duro e diretamente para o palato mole, levantando este alimento para que ele entre em contato com a faringe. A faringe possui diversos receptores que são ativados com o contato do alimento, estimulando o sistema nervoso central

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com