TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidades Fisicas E Psicologicas Para Os Idosos

Trabalho Escolar: Necessidades Fisicas E Psicologicas Para Os Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 6

NUMERO DE IDOSOS NO BRASIL E SEU IMPACTO PARA A SOCIEDADE

Segundo o Estatuto do Idoso, “é considerado idosa a pessoa que tem idade igual ou superior a 60 anos”. Todas as informações a baixo nos gráficos foram retiradas do IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística), de onde foi consideradas crianças de 0 a 16 anos que não estão incluídos na população ativa, e de 17 a 59 anos adultos incluídos na população ativa, 60 a 90 anos foram incluídos idosos aposentados, foi levado em conta o ano de 2000 a 2013. A população de homens em 2000 de 0 a 16 anos era de 1858330 milhões, a de mulheres na mesma faixa etária era de 1803773 milhões, de 17 a 59 anos eram 472129 milhões de homens e a de mulheres 528683 milhões, de 60 a 90 anos são 103543 milhões de homens e 1.80924 milhão de mulheres, já em 2013 de 0 a 16 anos era de 17.44606 milhões, a de mulheres na mesma faixa etária era de 168368 milhões, de 17 a 59 anos eram 795468 milhões de homens e a de mulheres 883258 milhões, de 60 a 90 anos são 152780 milhões de homens e 320111 milhões de mulheres. Nota-se que o numero de nascimento vem caindo e o numero de mulheres idosas vem crescendo pela estimativa em 2020 serão 505777 milhões de mulheres entre 60 a 90 anos e homens serão 237432 milhões, quando mais os países vão se desenvolvendo menor é o numero de nascimentos e consequentemente a população tente a ficar mais velha, a saúde vem se desenvolvendo e criando novas tecnologias, assim aumentando a expectativa de vida. “Depois da idade 60, os gastos anuais ultrapassam US$ 4.000 per capita, dez vezes o equivalente transferido para uma criança com menos de dez anos. Proporções semelhantes são encontradas apenas em países desenvolvidos (TURRA, 2001). No Brasil a maior parte dos recursos vai para as aposentadorias, com peso desproporcional daqueles destinados aos servidores públicos. Uma fração relativamente pequena é destinada à saúde pública. O Brasil, certamente, difere da maioria dos países desenvolvidos, neste aspecto (Laura L. Rodríguez WongI; J. A. Carvalho ,2006)”. Com a baixa taxa de natalidade, a economia do Brasil tende a estourar, o numero de população ativa que paga seu impostos e sustentam o pais irá diminuir e consequentemente haverá um grande furo na economia, pois irá haver muitas pessoas “dependente” da população ativa, a caixa de aposentadoria não será suficiente para o numero de idosos e a mão de obra será escassa.

População em 2000

População em 2013

Estimativa da população idosa em 2020

NECESSIDADES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS PARA OS IDOSOS

As atividades físicas recreativas parecem dar ao indivíduo a oportunidade de ter uma sensação de sucesso, que, por sua vez, reforça a autoestima. Algumas evidências mostraram o efeito benéfico de um estilo de vida ativo, na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento, minimizando a degeneração provocada pelo envelhecimento e, assim, propiciar uma melhoria geral na saúde e qualidade de vida. Por isso, são tão difundidos os conceitos de melhoria da qualidade de vida e bem-estar, nos quais o exercício físico atua positivamente, principalmente na saúde e bem estar dos idosos.

os principais benefícios de um comportamento ativo do idoso podem ser classificados basicamente nas esferas biológica, psicológica e social, destacando-se, entre esses benefícios: aumento/manutenção da capacidade aeróbia; aumento/manutenção da massa muscular; redução da taxa de mortalidade total; prevenção de doenças coronarianas; melhora do perfil lipídico; modificação da composição corporal em função da redução da massa gorda e risco de sarcopenia; prevenção/controle da diabete tipo II e hipertensão arterial; redução da ocorrência de acidente vascular cerebral; prevenção primária do câncer de mama e cólon; redução da ocorrência de demência; melhora da auto-estima e da autoconfiança; diminuição da ansiedade e do estresse; melhora do estado de humor e da qualidade de vida.

Já sobre a questão psicológica subentende-se a autoestima como sendo o conjunto de atitudes que cada indivíduo tem de si mesmo, e que muitas vezes o idoso acaba sendo um pouco prejudicado por suas atitudes diárias serem limitadas, na maioria dos casos a maior parte de rejeição desses idosos é por parte da família que vê como a melhor opção a internação em um asilo, e sofrendo esse tipo de rejeição o idoso acaba por sua vez se sentindo oprimido, sozinho e muitas vezes podendo desenvolver um quadro de depressão.

Portanto, se pessoas idosas terem suas atividades físicas reguladas, acompanhadas por um profissional, terão mais chances de reduzir os níveis de ansiedade e depressão, pois assim como a atividade física meche com o corpo, deixando mais leve, sem dores, por sua vez ela também alcança uma melhora no humor, onde o idoso se sente importante e competente para realizar diversas atividades.

QUAIS OS MOTIVOS QUE LEVAM A FAMILIA A INSTITUCIONALIZAR OS IDOSOS.

Os idosos são inseridos em instituições de longa permanência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com