TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação física para idosos

Por:   •  22/5/2015  •  Artigo  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 4

O PAPEL DO EDUCADOR FÍSICO NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FISICA PARA IDOSOS

1. INTRODUÇÃO

O envelhecimento do ser humano pode provocar a dependência de outras pessoas para que determinadas atividades do cotidiano sejam realizadas, caso esse sujeito não possua boa condição física. Nos dias de hoje, mesmo com a apresentação dos benefícios em relação à atividade física serem divulgados através dos mais variados meios de comunicação, ainda é possível ver uma resistência muito grande, principalmente entre pessoas que estão na faixa de idade acima de 60 anos, em realizar uma atividade física.

Esta resistência acontece por causa de certos preconceitos criados em relação a atividade física, ou devido algumas experiências que foram mal sucedidas, ou mesmo algumas patologias e outros motivos. Apesar de ter acontecido uma evolução, a prática da atividade física para o idoso, ainda é mínima, ou seja, faltam informações concretas quanto aos benefícios, mais divulgações, para que surja o interesse dos idosos para tal prática. Podem ser vistos estudos que confirmam os benefícios da prática da atividade física, inclusive para a pessoa idosa. Esses estudos apontam melhoras importantes em relação a todo o organismo da pessoa idosa. Apesar de se ter estudos que comprovem os benefícios oferecidos pela atividade física, ainda é possível ver poucos estudos que se prendam diretamente para a conscientização do idoso com o intuito da prática da atividade física. Isso ocasiona curiosidade, principalmente para os profissionais da Educação Física, que estão diretamente ligados a esse público.

Podemos apontar que a qualidade de vida dos idosos, destacando a boa saúde, mais que em outras faixas etárias, recebe a influência de diversos fatores, podendo ser citado, o econômico, sociocultural, o fisiológico, por isso surge a necessidade de se adotar um estilo de vida no qual a pessoa idosa seja ativa, procurando controlar regularmente e de forma preventiva sua saúde, como por exemplo pode-se citar a prática regular de atividade física.

A intenção desse trabalho é fazer com que tenha maior conscientização da pessoa idosa para a importância da atividade física, de forma que possa ser apontado diferenças entre idosos que praticam alguma atividade física e idosos que não praticam. Manter estilo de vida ativo acarreta em benefícios à saúde com respostas positivas na preservação tanto da autonomia quanto da independência dos idosos, uma vez que colabora para o desenvolvimento do tônus muscular, para a aquisição de massa óssea, para a queda dos níveis de pressão arterial, de glicose e colesterol, para a normalização do peso corporal e para a diminuição do stress, sem esquecer dos benefícios que o sistema cardiovascular recebe, contribui também no aumento da flexibilidade e do equilíbrio, que são fatores importantes na prevenção de acidentes que facilmente acontecem nessa faixa etária (FILHO, 2006).

O objetivo geral desse trabalho será de apontar os benefícios da atividade física em relação às atividades cotidianas para a pessoa idosa e a contribuição do educador físico nesse processo. Tendo como objetivos específicos: Analisar a contribuição da atividade física como ponto de interferência no processo de envelhecimento saudável; Verificar a colaboração da atividade física na prevenção e na cura de doenças que comprometem a autonomia da pessoa idosa; Expor de que maneira a atividade física favorece para manter e até aumentar o nível de autonomia do idoso.

O presente trabalho pretende desenvolver como metodologia um estudo de caráter exploratório, com embasamento bibliográfico a fim de que venha oferecer sua parcela de contribuição para formação do conhecimento a respeito dos fundamentos que apontam a atuação do educador físico mediante a atividade física para o idoso e sua qualidade de vida.

2. A EDUCAÇÃO FÍSICA

2.1 O profissional de educação física

3. O IDOSO NO BRASIL

3.1. Aumento da população idosa

3.2. Estatuto do Idoso

3.3. Doenças Relacionadas ao Idoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com