TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aconselhamento Genético

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

O aconselhamento genético, que consiste em realizar exames que possam detectar doenças genéticas, é de tamanha importância em diversos casos, pois através de suas etapas capacita a identificação de um melhor tratamento e melhor adaptação. Como visto no primeiro vídeo assistido, os exames genéticos nos possibilitam saber aquilo que podemos ter um dia, nesse caso, o diagnóstico precoce pode ser fundamental. No segundo vídeo, já após a aplicação de um exame genético, o paciente pôde descobrir melhor forma de tratar e lidar com sua depressão, agora por via de medicamentos certos, visto que antes eram utilizados medicamentos ineficazes para tal caso.

A Amniocentese, teste pré-natal, é um procedimento para retirar parte do líquido amniótico, presente na bolsa amniótico (que proteger o feto), para realizar testes genéticos durante a gravidez, pode ser proposta caso o pai ou a mãe tenha uma doença genética, ou exista uma doença genética na família de algum, que possa ser transmitida ao bebê.

O procedimento detecta, com precisão, doenças congênitas como a anencefalia, a anemia falciforme e a hemofilia; além de síndromes, como a Síndrome de Down. Outro diagnóstico possível é se há a incompatibilidade do fator Rh entre a mãe e o bebê.

Uma desvantagem da realização do exame é o muito pequeno, mas existente, risco de aborto. “Existe o risco de 1 mulher em cada 100 (1%) abortar espontaneamente após uma amniocentese. Não se sabe ao certo porque é que acontece. No entanto, 99 em cada 100 (99%) gravidezes seguem normalmente.”

(https://www.testegenetico.com/docs/uploaded/amniopt.pdf) pg. 4

No Brasil, seu custo varia entre R$1.000,00 e R$2.000,00 e por tal motivo não é acessível a todos. Embora existam alguns serviços públicos que ofereçam esse procedimento gratuitamente, vai depender da região e da causa pela qual o exame foi solicitado.

A Amniocentese não é um procedimento de rotina e deve ser realizada apenas sob prescrição médica, acompanhado por ultrassonografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com