TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CATÁLOGO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DISPONÍVEIS

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

Ciências biológicas – UFTM                              Estágio IV

DIVERSIDADE ANIMAL

Endereço de busca: http://www.biorede.pt/index1.htm

Neste objeto de aprendizagem encontramos uma zona costeira cheia de vida! Por meio de uma animação podemos explorar e conhecer acerca dos invertebrados de determinado zona. Na animação podemos perceber habitats indicados pelos organismos associados a zona descrita.

Eis uma zona costeira repleta de vida! Podemos explorá-la e ficar sabendo mais sobre alguns invertebrados que se podem encontrar numa zona como esta.

O que é uma zona costeira? Pode definir-se como a zona onde a terra, a água e o ar se encontram. É uma zona de mistura, onde o ambiente terrestre influencia o ambiente aquático seja ele de água doce ou salgada, e vice-versa. A zona costeira tem uma largura variável e modifica-se quer no espaço quer ao longo do tempo.

[pic 3]

Aqui a maioria dos invertebrados vive à superfície permitindo-nos admirar com relativa facilidade a enorme diversidade de animis que ocupam este habitat.

AMBIENTE ROCHOSO

Apesar de existirem animais capazes de escavar e viver enterrados na rocha, tal não é fácil. A maioria vive à sua superfície permitindo-nos admirar com relativa facilidade a enorme diversidade de animais que ocupam este tipo de habitat. Neste temos:[pic 4]

Lesma do mar (Molusco, Gastrópode)

Camarão (Crustáceo)

Anémona do mar (Cnidário)                                                      

Estrela do mar (Equinoderme)

O que são invertebrados? Costumam classificar-se os animais em Vertebrados (os que possuem coluna vertebral) e Invertebrados. Esta é, no entanto, uma forma de classificação muito artificial. Os Vertebrados, nos quais a espécie Humana se inclui, representam menos de 5% da totalidade de espécies animais conhecidas; mais de 95% são Invertebrados.

O ambiente estuariano, possui fundos dominados por sedimentos finos. Aqui, poliquetas, bivalves e gastrópodes são os grupos de invertebrados mais representados. E, neste: [pic 5][pic 6]

Tubo de Teredo (Bivalve)

Tubos de casulo

Berbigão (Molusco)

Casulo – Diprata (Anelídeo)

ESTÚARIO

O ambiente estuarino, caracterizado por uma mistura variável, mas constante entre água doce e salgada possui fundos dominados por sedimentos finos (lodo) transportados pelo mar e pelos rios. Estes acumulam-se dando origem a fundos de sedimentos lodosos e a zonas de sapal. A mistura de água doce e salgada põe sérios problemas aos animais que aí vivem e as zonas de sapal, apesar de ricas em nutrientes podem ser regiões de baixo teor em oxigénio. Estas características requerem adaptações dos animais que aí vivem.  Estuários são, no entanto, zonas ricas, considerados dos habitats naturais mais produtivos do mundo.

A zona subtidal ou sublitoral nunca fica exposta durante a maré vazia. Aqui podemos encontrar vários grupos de invertebrados que na coluna de água quer no fundo.[pic 7]

[pic 8]

Medusas (Cnidários)

Chaetopterus (Anelídeo)

Arenicola (Anelídeo)

ZONA SUBTIDAL

A zona subtidal ou sublitoral nunca fica exposta durante a maré vazia. Aqui podemos encontrar vários grupos de invertebrados quer na coluna de água quer no fundo. Vejamos alguns deles.

As praias de areia, parecem desprovidas de vida. Aqui, os animais são na sua maioria pequenos e difíceis de observar a olho nu.[pic 9][pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (400.5 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com