TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetos de aprendizagem no ensino de física

Por:   •  27/5/2017  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

LICENCIATURA EM FÍSICA

TOPICOS EM FISICA  – CFP 266

Objetos de aprendizagem no ensino de física:

Usando simulações do PhET

Discente: Olgaildes Santana Santos Neta

Amargosa – Bahia

Fevereiro/2013

Síntese texto 3: Objetos de aprendizagem no ensino de física: Usando simulações do PhET.

Com o intuito de facilitar a aprendizagem tanto no ensino a distância quanto no apoio ao ensino presencial, vêm sendo produzidos em maiores quantidades recursos educacionais, tais como os materiais didáticos digitais (Objeto de Aprendizagem - OA).

Alguns dos OA mais lançados são as simulações computacionais de experimentos para o ensino e principalmente o ensino de física, mas o uso das mesmas em sala de aula está longe de ser uma realidade, ressaltando que elas jamais deveram substituir experimentos reais. 

Os objetos de aprendizagem devem apresentar algumas características, tais como: acessibilidade, atualizável, interoperabilidade, granularidade, adaptabilidade, flexibilidade, reutilização, durabilidade, conexão com o mundo e incentivo a experimentação e observação de fenômenos dentre outras.

Os professores brasileiros dispõem de excelentes repositórios na Web, tendo em vista que no Brasil a produção desse tipo de recurso ainda é pequena, devido à com complexidade do processo multidisciplinar de criação de um AO.

Um depositório de simulações bastante conhecido internacional e nacionalmente é o Phet, um programa da Universidade do colorado que pesquisa e desenvolve simulações na área de ciências. Já são mais de 50 milhões de simulações disponíveis para serem usadas online ou serem baixadas gratuitamente.

Os professores podem utilizar os AO para fazer aulas expositivas, atividades em grupo, estimular o aluno a recorrer a esses recursos na sua própria residência ou até mesmo no laboratório da instituição de ensino. A facilidade do acesso e da compatibilidade com qualquer equipamento ajuda nesse processo.

As simulações possuem grandes utilidades e não devem ser usados como um remédio que cura todos os males, não servem para substituir o professor, mas sim para facilitar essa relação que é ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (746.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com