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Os Objetos Virtuais de Aprendizagem

Por:   •  9/11/2018  •  Seminário  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

JHONATA COSTA CUTRIM

MARCIO IGOR DOS SANTOS PINHEIRO

LABORATÓRIO DO ENSINO DA MATEMÁTICA

PROFESSOR: ANTÔNIO

OBJETOS VISUAIS DE APRENDIZAGEM

SÃO LUÍS – MA

2018

ENSINO FUNDAMENTAL

  1. Aplicativo do Google Play: Symply Geometry

O aplicativo “Symply Geometry” tem por objetivo trabalhar algumas formas geométricas, tanto planas como espaciais.

A aplicação se divide em 4 partes, as quais se baseiam na associação das formas aos nomes das figuras; fazer distinção entre as figuras planas das espaciais; obter uma noção de sequência com as formas geométricas; e uma ideia básica de matrizes com a associação de figuras planas em linhas e colunas.

  1.  Objetivo da utilização do Symply Geometry:

Essa aplicação tem por objetivo aproximar os alunos às formas geométricas, auxiliar nas caracterizações das mesmas, inferir as diferenças de uma forma para outra, isto é, auxiliar no desenvolvimento das habilidades de visualização em geral.

  1. Contexto de aplicação:

No decorrer de um plano de aula sobre a geometria o lócus no qual a aplicação estará inserida será a própria sala de aula. Onde após a aula teórica de introdução ao assunto e antes de uma breve atividade de fixação, será nesse intervalo que, o Symply Geometry será utilizado com a monitoria do(a) professor(a) para sanar quaisquer dúvida. Essa exploração do aplicativo irá fazer uma elo mais concreto e dinâmico com assunto, propiciando a construção do conhecimento e consolidando o aprendizado qualitativo, o qual será observado após a utilização do App através de uma atividade.

  1. Descrição da atividade:

Após a abordagem do assunto geometria e da utilização do “Symply Geometry”, respondam as seguintes questões:

1ª) Desenhe a forma geométrica correspondente a:

[pic 1][pic 2][pic 3]


[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

        

[pic 10][pic 11][pic 12]

2ª) Quais as figuras/objetos que apareceram durante o jogo e que foram classificados como:

  1. Planas (2D):
  2. Espaciais (3D):
  3. Com três ou mais cantos:
  4. Sem nenhum canto:

4ª) Quantos lados têm as seguintes formas geométricas:

  1. Quadrado:
  2. Retângulo:
  3. Triângulo:
  4. Hexágono:
  5. Pentágono:
  6. Trapézio:
  7. Octógono
  8. Losango

5ª) Complete as sequências, desenhando as próximas três figuras que devem aparecer:

[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

  1. [pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23]
  2. [pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]

6ª) Crie duas sequências (diferentes da questão anterior) e solicite para o colega ao lado continuar.

7ª) Desenhe as figuras originais na tabela abaixo, para se chegar às figuras que já estão preenchidas.

[pic 31][pic 32]

[pic 33][pic 34]

[pic 35][pic 36]

[pic 37][pic 38]

[pic 39]

[pic 40]

[pic 41][pic 42]

[pic 43][pic 44]

[pic 45]

[pic 46]

[pic 47][pic 48]

ENSINO MÉDIO

  1. Utilização do Software GeoGebra:

GeoGebra é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra. O programa permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta, polígonos etc., assim como permite inserir funções e alterar todos esses objetos dinamicamente, após a construção estar finalizada.

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