TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DNA - A BASE DA FORMAÇÃO DE TODA A FORMA DE VIDA

Por:   •  11/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


INTRODUÇÃO                                                                                                              E DAI: O DNA - A BASE DA FORMAÇÃO DE TODA A FORMA DE VIDA

Os seres vivos dependem da capacidade que suas células apresentam de armazenar, traduzir e transmitir informações genéticas que sustentam a vida, informações essas encontradas em moléculas orgânicas chamados de ácidos nucleicos, que recebem esse nome por terem sido encontrados no interior das células e formam aproximadamente 1% da constituição dos seres vivos. A molécula de DNA está existente no citoplasma das células procariontes, no núcleo das células eucariontes e no interior de mitocôndrias e cloroplastos. Toda forma de vida sem exceção possui esses dois tipos de ácidos nucleicos tão essenciais a formação e a manutenção da vida chamados ácido desoxirribonucleico ou DNA e o ácido ribonucleico ou RNA.                                      

Ao iniciarmos a pesquisa para a realização do presente trabalho já podemos perceber o quão complexa e maravilhosa são essas moléculas tão essenciais, e se tentarmos localizar o DNA iremos descobrir que ele não se concentra em um lugar especifico do nosso corpo, mas sim distribuído entre nossas células, mais precisamente no seu interior e é responsável por carregar toda a informação genética necessária para a formação de um ser vivo, como  a cor do olho, do cabelo, fisionomia entre outras, além conter todas as instruções para a realização dos processos necessários para o funcionamento correto de um organismo, trabalhando em completa sintonia com o RNA que desempenha o papel de levar toda essa informação genética para as proteínas, que por sua vez também desempenham um importante papel, cada uma tem uma função única e especifica, participam de quase todos os processos bioquímicos.

Ao decorrer do trabalho falaremos um pouco mais sobre os ácidos nucleicos e as moléculas derivadas, sua trajetória de pesquisa até a grande descoberta, suas definições, funções, estruturas, ligações e faremos um breve comparativo sobre suas funções e diferenças, ainda nesse aspecto falaremos sobre os aminoácidos e as proteínas, enfatizando o processo de transcrição e tradução que são fundamentais para a formação destas biomoléculas.


DESENVOLVIMENTO                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

UMA BREVE TRAJETORIA PELA DESCOBERTA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS:

A trajetória da história da descoberta do DNA se inicia no ano de 1869 quando o bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher (1844-1895) mediante suas pesquisas, notou a presença de algo ácido e desconhecido, um material ácido que tinha muito fósforo e nitrogênio, pobre em enxofre. Nomeou essa substância de nucleia. A descoberta aconteceu por meio da análise do núcleo de células vindas dos glóbulos brancos, estudo esse feito com pus de feridas, o uso desse material se fundamentava porque essas células têm núcleo maior e são mais fáceis de isolar. Mais adiante em 1889, seu aluno Richard Altmann, comprovou que a tal nucleia era um ácido e lhe deu o nome de ácido nucleico.

 Por muito tempo a ciência desconheceu a grande importância que havia nessa parte do núcleo. Em 1943, Oswald Avery, junto com sua equipe, fizeram uma experiência, modificando o DNA de uma bactéria, então notou-se que essas alterações poderiam fazer com que essas bactérias não infecciosas passassem a ser infecciosas, a mesma pode constatar que o DNA é responsável pela formação de todas as características dos seres vivos. Até que, em março de 1953 depois de muito se discutir sobre como ocorreria a transferência dos genes de uma geração para a outra, James Dewey Watson e Francis Crick sugeriram um modelo estrutural para o DNA, a primeira descrição da dupla hélice do DNA, não era uma simples descrição da molécula, se propuseram a explicar o mecanismo no qual o DNA se separa em dois filamentos, para assim se reproduzir em duas moléculas idênticas, formando a origem da herança genética. Descoberta essa dada a partir de vários estudos relacionados a esta molécula, e inspirados nos resultados de difração de raio x de Rosalyn Franklin e Maurice Wilkins.

O resultado da descoberta de James Dewey Watson e Francis Crick foi publicado na revista Nature, em 25 de abril de 1953:

“Estrutura do ácido desoxirribonucleico”, assinado pelo britânico Francis Crick e o americano James Watson, que receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1962 junto com o também britânico Maurice Wilkins, que anos antes havia iniciado uma pesquisa sobre o DNA.

Posteriormente em 1962 receberam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, tornando-se assim cientistas consagrados na história da biologia. A descoberta desses cientistas revelou o enigma da molécula que contém toda a informação necessária para a formação e o desenvolvimento de qualquer organismo vivo, desde os seres humanos até as bactérias, e em pouco mais de uma década foi possível compreender a atividade do código genético e, a partir daí, iniciou-se uma era de avanços na história da biologia

  • DNA: DEFINIÇÃO, FORMAÇÃO E ESTRUTURA:     

A divisão celular, a transmissão das características hereditárias e todas as outras atividades celulares são comandadas pelos cromossomos, nos eucariontes existe somente um cromossomo por célula, sendo ele circular e formada por uma molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA). Já nos eucariontes existem mais de um cromossomo por célula, não são circulares e cada um desses cromossomos é constituído pelo DNA e ligado a moléculas de proteínas básicas.

Cada molécula de DNA integra vários genes, e cada um desses genes quando em ação, é transcrito em moléculas de ácido ribonucleico (RNA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (752.1 Kb)   docx (643 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com