TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Por:   •  14/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  15.452 Palavras (62 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 62

INSTITUTO PROMINAS

ROGÉRIO DOS SANTOS LOREDO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

OURO PRETO/MG[pic 1]

2020

ROGÉRIO DOS SANTOS LOREDO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Relatório de Estágio Supervisionado no EJA apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura de Matemática para obtenção de crédito parcial sob a orientação do professor Bruno   Lorenzato Nunes.

.

OURO PRETO

2020

Sumário

1.0-Introdução..........................................................................................................04

2.0-Desenvolvimento................................................................................................05

3.0- Considerações finais.........................................................................................10

4.0-Referências bibliográficas.................................................................................11

5.0-Anexos.................................................................................................................12

6.0- Documentos Comprobatórios..........................................................................13

1 – INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é considerada por muitos como uma maneira de educar quem não teve chance de estudar na infância ou que por algum motivo teve que largar a escola. Felizmente, esse julgamento mudou e, entre os grandes desafios dessa modalidade de ensino, passou a abarcar a preparação para o mercado de trabalho.

Além de promover o desenvolvimento integral do aluno, preparando-o para o domínio das competências básicas, promovendo-o para a inserção no mundo do trabalho, ingressando no ensino superior, e ao mesmo tempo permitindo-lhe interagir com a sociedade de forma saudável e responsável, dando-lhe criatividade e consciência crítica.

 Para o exercício da cidadania plena e digna. Isso inclui perceber que, por meio da mudança, você também pode mudar a sociedade em que vive. Este relatório relata o perfil, as dificuldades e as ações pedagógicas de alunos da educação de jovens e adultos da Escola Estadual de Ouro Preto, onde é utilizada essa modalidade de ensino.

O contato direto com os alunos é garantido, pois eles estão em semana de avaliação, além da preparação de jogos escolares na rede estadual de ensino. Abordaram também os dados pessoais dessa clientela, as dificuldades enfrentadas por alunos e professores, evasão, este relatório visa compreender como surgiu esse método de ensino e como ele funciona.

Além de envolver o trabalho de escolas e professores no campo da educação de jovens e adultos, eles também esperam atrelar a teoria à prática. Promovendo assim uma melhor preparação acadêmica para futuros profissionais da área de educação. A disciplina, o bem-estar, o planejamento, a avaliação e a motivação permanente desses alunos.

O estágio supervisionado em Ensino de Jovens e Adultos (EJA) se constitui como distinto espaço de articulação teórico objetivo, entretanto, como espaço no qual se dá definição ao ser professor na afinidade com o adulto. O estágio é um ambiente de reflexão e conhecimento, diálogo e construção de identificação profissional.

Como afirma Libâneo (2004):

[...] a partir da apropriação de teorias como marco para as melhorias das práticas de ensino, em que o professor é ajudado a compreender o seu próprio pensamento, a refletir de modo crítico sobre sua prática e, também, a aprimorar seu modo de agir, seu saber-fazer, à medida que internaliza novos instrumentos de ação. (LIBÂNEO, 2004, p.137).

Sendo assim, o objetivo deste relatório é esclarecer, por meio de uma reflexão sobre a especificidade da EJA e das políticas socioeconômicas atuais. Não se espera, em nenhum período, trazer resultados ou soluções para os tantos problemas que se deparam àqueles que fazem o dia a dia dos tantos espaços em que a EJA ocorre. Deste modo, alguns pontos da reflexão curricular, podem colaborar com o debate, sem pretender esgotá-lo. Necessariamente, aborda-se um pouco do histórico da EJA, porque consideradal fundamental para nos estabelecermos na diferença.

Acolher com essa afirmação espera que apenas a teoria não será adequada para auxiliar uma ação mais involuntária por parte dos estagiários em parceria com seus professores supervisores, é sucinto uma analogia dialógica entre estagiários e professor supervisor com a finalidade de meditarem sobre as ações vivenciadas na escola, desenvolvendo dessa forma as aprendizagens estabelecidas na docência.

Realizei o Estágio na Escola Estadual de Ouro Preto. Acompanhou-me no estágio o professor Bruno Lorenzato Nunes, tendo sua formação em Licenciatura em Matemática e pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

2.0-  DESENVOLVIMENTO

A escola é formada por turmas de ensino médio (EJA) e fundamental. É fornecido a eles, além do lanche na hora do recreio durante a manhã, almoço e um lanche vespertino.

        A escola dispõe de muito espaço, com três quadras, sendo uma coberta, biblioteca, um laboratório ainda não utilizado, uma sala multimídia, um auditório além das inúmeras salas de aulas e banheiros, alguns destes com chuveiro.

O corpo docente é formado por 01 diretor, 02 vices-diretoras, 36 professores regentes, 02 bibliotecária, 06 professores de Educação Física, 01 secretária, 02 pedagoga, 01 auxiliar de secretária, 10 auxiliares de serviços.

Durante os dias de regência, pude tomar um maior conhecimento das atividades administrativas e pedagógicas, neste tempo, observei a organização da escola e seus profissionais. A relação entre os mesmos é, em sua maioria, tranqüila e saudável.

Ainda dentro do ambiente escolar, são realizadas reuniões pedagógicas a cada quinze dias, nelas tratam-se dados, situações e exposições de trabalhos, assim como propostas para outros.  O professor é aberto para avaliar, desde que siga algumas normas estabelecidas no regimento escolar.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103.2 Kb)   pdf (283.6 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com