TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MATEMÁTICANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS TURMA DO 4º ANO DA ESCOLA PAULO BENICIO DOS SANTOS NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA PARÁ

Por:   •  23/10/2018  •  Artigo  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 10

35º ENEPe – Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia[pic 1]

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MATEMÁTICANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS TURMA DO 4º ANO DA ESCOLA PAULO BENICIO DOS SANTOS NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA PARÁ

 

Eixo V – Tecnologia e Educação

Roberto Alves de Lemos

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Autores: Roberto Alves de Lemos1; Maria Arnes de Araújo Fochesatto2; Jadson Robério Leal de Lacerda3 

Resumo

Este artigo foi elaborado com o objetivo de relacionar o processo da aprendizagem com a utilização do software educacional matemáticando no cotidiano dos alunos do 4º ano. Destacando também o conhecimento dos professores atuantes em sala de aula, se os mesmos estão preparados e se fazem uso de softwares educacionais em sua prática de sala de aula avaliando as vantagens e desvantagens deste recurso. Percebe-se que os alunos do 4º ano apresentam dificuldades de realizarem cálculos baseados nos resultados das avaliações bimestrais. Considerando tais fatores, foi realizado uma intervenção pedagógica com base na disciplina Metodologia da pesquisa, este trabalho analisou o uso de software educativo como auxílio na aprendizagem de matemática, apresentando-o como uma possibilidade de tornar as aulas mais motivadoras aos alunos, e para isso, o objeto da pesquisa escolhido foi o software Matematicando tabuada colorida. A metodologia foi um estudo bibliográfico e um estudo de caso, na abordagem qualitativa. Levando em consideração que a educação é um caminho fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma a proposta da tecnologia na educação busca ser uma alternativa viável no desenvolvimento e crescimento do educando enquanto sujeito reflexivo e construtor do seu conhecimento, a tecnologia educacional a cada dia se firma como precursora de nova modalidade comunicacional, na qual também o processo educacional se cria, e recria e se desenvolve.

Palavras Chave: Ensino-aprendizagem: Ensino da Matemática: Software educativo

Introdução

Desde a pré-história, a humanidade passou por uma infinidade de transformações que influenciaram diretamente em seu convívio na sociedade, transformações essas que por sua vez ainda continuam nos dias atuais, geralmente são resultados decorrentes das grandes descobertas que forçam as pessoas imperceptivelmente a se adaptarem a essas mudanças. As descobertas vêm inseridas diversas funcionalidades que tem como intuito de promover o bem-estar da sociedade, o conforto a facilidade no desenvolvimento das tarefas diárias.

Para Almeida (1997) a humanidade buscou caminhos que facilitasse sua vida, desde a pré-história com descoberta do fogo, da eletricidade, do telefone da televisão, medicina, comunicação, engenharia, educação. Com a evolução da informática surgiram milhares de invenções que influenciaram direto e indiretamente a vida das pessoas.

A primeira ferramenta utilizada pelo homem para o tratamento de informações foram os dedos das mãos, o Ábaco chinês, tornou o primeiro um instrumento a pelos quais realizavam suas contagens segundo Oliveira, Rocha e Bittencourt (2004) se tornou o primeiro instrumento a mecanizar a tarefa da contagem, do ábaco até o surgimento do primeiro computador, houve uma série de descobertas que serviu como fundamentos para criação do computador, a máquina de calcular de Blaise Pascal de 1642, a máquinas registradoras.

Nos dias atuais o computador constitui-se uma ferramenta poderosa, a fim de subsidiar o professor e o aluno na prática pedagógica, proporcionando o enriquecimento das aulas e tornando assim uma alternativa poderosa. (BRASIL,1997), reflete a teoria piagetiana que ressalto a potencialidade do conhecimento matemático e que o mesmo deve ser explorado no ensino fundamental e levar ao aluno a compreender a transformar o mundo em sua volta ocasionando mudanças qualitativas ao processo de ensino aprendizagem da matemática.

Os softwares educativos vêm ao encontro do mundo digital e a escola não pode ficar aquém da sociedade digital, a tecnologia da comunicação e informação nas relações sociais e culturais do momento.

Na atualidade a educação passou a ocupar um lugar especial junto às políticas de ciências e tecnologia estabelecidas pelo governo. No entanto, a tecnologia permite que o educador das diferentes áreas do conhecimento estimule o educando a navegar por diferentes assuntos, estabelecendo assim um relacionamento geográfico com culturas diferentes. Segundo Grinspun (2009:38) a Lei nº 9.394/1996, (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira), e nos (art. 38) a um incentivo a pesquisa, (art. 43) refere-se à educação profissionalizante, e o (art. 39) aborda a integração da educação a ciências e a tecnologia.


No entanto, em relação a tecnologia na educação além de ensinar a usar o computador ela gera novas formas de ensino aprendizagem. “Uma vez assimilada a informação sobre a inovação, nem a consideramos mais tecnologia. Ela se incorpora ao nosso universo de conhecimentos e habilidades e fazemos uso dela na medida de nossas possibilidades e necessidades (KENSKI,2007, p.44).

É de suma importante que o educador saiba orientar os alunos desde as séries iniciais bem como dos riscos, e dos benefícios que a internet oferece. Atualmente o mundo virtual é um elemento da realidade dos alunos. O educador deve educar os alunos para o mundo da tecnologia. Sendo que a educação tem um papel importante em termos de oferecer aos seus alunos um conhecimento das competências sociais e humanas. “A escola da pós-modernidade terá que formar o cidadão capaz de “ler e escrever” em todas as novas linguagens do universo informacional em que está imerso”. Bolloni (1998, p.146-147) citado por (GRINSPUN, 2009.p. 45).

Com o uso da tecnologia é possível realizar várias ações, como se comunicar, fazer pesquisa e outras. Através da utilização do computador na educação é possível a escola e o professor dinamizar o processo de ensino/aprendizagem. Por isso há uma necessidade de formação continuada do professor. A tecnologia na educação não está restrita a informatização administrativa da escola. A intermediação professor – computador – aluno com o uso dos softwares livres pode ser adequado às salas de aulas conforme o contexto e interação das escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (379.6 Kb)   docx (634.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com