TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO ARCHEAS

Por:   •  2/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Apresentamos este texto baseado no livro Microbiologia de Brock de autoria de Madigan et al., 2016.

                   

            Questões:

  1. Quais são as principais diferenças estruturais entre arqueias e bactérias?

Resposta: Diferentemente das bactérias, as arqueias possuem em sua estrutura a ligação éter entre o glicerol e suas cadeias hidrofóbicas laterais. Os lipídios de arqueias são formados de múltiplas unidades do hidrocarboneto de cinco carbonos (isopreno) e a membrana citoplástica pode ser formada de glicerol diéter (apresentando 20 carbonos laterais) ou de diglicerol tetraéter (apresentando 40 carbonos laterais).

  1. Por que antibióticos como a penicilina não atuam em arqueias?

Resposta: Pelo fato das arqueias não possuírem peptideoglicanos em sua parede celular elas naturalmente são resistentes a ação do antibiótico penicilina, pois, a penicilina é um agente que destrói os peptideoglicanos ou que simplesmente interrompe sua biossíntese.

  1. Existe diferença na transferência de material genético entre arqueias e bactérias? Explique resumidamente.

Resposta: Sim. Em arqueias, a transformação ocorre pela desorganização da camada glicopreoteica que forma a parede celular, permitindo acesso ao DNA. Methanosarcina forma lipossomos que carregam o DNA para dentro da célula. A transdução ocorre com apenas um vírus, que infecta a arqueia Methanobacterium thermoautotrophicum.
Algumas halobactérias realizam um tipo de conjugação em que não há a participação de plasmídeos de fertilidade. São formadas pontes citoplasmáticas entre as duas células e a transferência de DNA é bidirecional.

  1. Quanto às necessidades nutritiva, condições físico-químicas e de metabolismo, as arqueias difere das bactérias? Explique resumidamente.

Resposta: De acordo com a nutrição e metabolismo, as arqueias diferem das bactérias pois, podem ser autotróficas quimiolitotroficas e heterotróficas quimiorganotróficas.

  1. Como arqueias metanogênicas produzem metano em seu metabolismo? Quais os principais substratos para a metanogênese?

Resposta: Para a produção de metano (CH4) em seu metabolismo, as arqueias metanogênicas utilizam o hidrogênio (H2) para efetuar a redução de gás carbônico (CO2), sendo que o processo só ocorre em condições estritamente anaeróbias. Diversos substratos podem ser convertidos em metano pelos metanogênicos quando há cooperação de outras bactérias anaeróbias, mas os principais substratos utilizados para a produção do metano são do tipo CO2, metilados e acetato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com