TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Envelhecimento do Organismo

Por:   •  19/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

O envelhecimento do organismo como um todo se relaciona com o fato das células somáticas do corpo começarem a morrer e não serem substituídas por novas, como acontece na juventude. Isso está ligado, entre outros fenômenos, ao envelhecimento celular.

Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à ausência de tecido fibroso, taxa mais lenta de renovação celular, e à restrição da rede vascular e glandular. A função de barreira que preserva a hidratação celular, também fica prejudicada.

O envelhecimento está ligado a diversas alterações no sistema funcional do corpo, uma dessas alterações é a perda de colágeno que contribui para o aumento da flacidez da pele e atrofia muscular.

Os primeiros sinais do envelhecimento, que são mais evidentes esteticamente na epiderme, camada superficial da pele, “Em idade avançada à pele tende a se tornar seca, flácida e muito fina, com a perda das cristas epidérmicas e com o decréscimo do tamanho do queratinócito. Tornando a cicatrização de ferimentos nos idosos mais lenta. As células somáticas que são responsáveis por formar e renovar tecidos e órgãos, e ao longo dos anos vão se degradando sem haver uma substituição. Assim havendo o envelhecimento celular, e com isso as primeiras manifestações das linhas de expressões, perca de densidade e volume da pele, que com o decorrer do tempo irão progredir para as rugas e flacidez.

Os sinais inerentes ao envelhecimento podem ser causados por um processo natural, ou por fatores externos.

O processo de envelhecimento intrínseco é consequência do desgaste natural do organismo e independe de fatores externos, apesar de ser altamente influenciado por eles2,3. São alterações clínicas, histológicas e fisiológicas que ocorrem na pele e músculos no processo de envelhecimento, tais como, perda de gordura, colágeno, elastina, flacidez de pele e de músculo1,3. A hereditariedade é outro fator que tem forte influência no envelhecimento.1

O comportamento muscular também se altera com o envelhecimento colaborando para o aparecimento de rugas.

Já o envelhecimento extrínseco é aquele causado por fatores ambientais, principalmente a radiação ultra-violeta (UV) – por isso também é chamado de fotoenvelhecimento. Outros fatores, como o tabagismo, o estilo de vida, a alimentação, o peso, o estresse, privação de sono 2,3, também colaboram com esse processo.

“Com a idade, há um aumento na massa de gordura corporal, especialmente com o acúmulo de depósitos de gordura na cavidade abdominal, e uma diminuição da massa corporal magra. Essa diminuição ocorre basicamente como resultado das perdas da massa muscular esquelética. Essa perda, relacionada à idade, é denominada como sarcopenia”

Há diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento da sarcopenia, como redução ou ausência de neurônios motores, alterações hormonais, alimentação inadequada, inatividade física e baixo grau de inflamação crônica. E tais alterações são evidentes até mesmo em pessoas saudáveis, ativos fisicamente, resultando numa redução de massa muscular a partir dos 50 anos.

A sarcopenia vai além de questões neuropáticas, podendo estar relacionada a fatores como a apoptose de células musculares e ações enzimáticas ou mitocondriais que são capazes de realizar catabolismo celular das fibras musculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com