TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio em Licenciatura

Por:   •  19/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.672 Palavras (19 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA

LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ELOÁ ROBERTA NASCIMENTO CORREA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Petrópolis, 08/12/2017.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA[pic 2]


LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado de Prática de Ensino em Ciências, do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Estácio de Sá, para a obtenção de nota para AV2.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

[pic 3]

Relatório apresentado a Universidade Estácio de Sá, como exigência do estágio supervisionado em ensino I, do curso de Ciências Biológicas.

________________________________________

 Valesca Barros Barcelos Fernandes

Professor-orientador de Estágio Supervisionado de Prática de Ensino

[pic 4]


 AGRADECIMENTOS

Agradeço a dedicação e empenho da professora Valesca, uma mulher maravilhosa como ser humano, e uma professora sem igual, inteligente, e comprometida com seu trabalho. Está sendo um grande prazer participar dessa habilitação na graduação de Ciências Biológicas.

RESUMO

O atual relatório de estágio supervisionado tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas e observadas como estagiária da disciplina de Ciências e Biologia, junto ao Centro de Educação Integrada Petrópolis - CEIP, no 7° ano do Ensino Fundamental e 1º,2º e 3º anos do Ensino Médio. O Centro Educacional onde foi realizado o estágio supervisionado I, localiza-se em Petrópolis RJ, na Rua Santos Dumont, 701, é uma instituição particular de ensino, possuem os níveis Fundamentais I e II de ensino e também o Ensino Médio, possui um total de 1 turma por série, possui 3 professores no fundamental I , 5 professores no fundamental II, e 6 professores no Ensino Médio, possui 1  diretora,1 coordenadora pedagógica, 1 secretária escolar, 2 cozinheiras, 1 inspetor escolar. Este estágio de observação iniciou-se em 04 de setembro de 2017 e terminou 08 de dezembro de 2017, constando mínimo de 132 hora/ aula. Com orientação e supervisão da professora e diretora Darinka Senna, nas turmas 701 do 7º ano, na disciplina de Ciências e nas turmas 1001,2001 e 3001 nas turmas de Ensino Médio na disciplina de Biologia. Foram realizadas observações sobre a metodologia de ensino da professora e a escola, comportamento dos alunos e aceitação ao conteúdo apresentado. Na Universidade, junto a professora Valesca fizemos atividades assistindo a um filme, fizemos observações e fichamentos sobre o tema e alguns artigos como nota para AV1.

Palavras-chave: Educação, Ensino, Professores, Estágio.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................1

2. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA...................................................2

         2.1. A Escola ....................................................................................................... 3

        2.2. Aspecto físico, humano e material da escola.................................................4

2.3. Projeto político pedagógico.............................................................................5

2.4. A escola como grupo social.............................................................................6

2.5. Atividades doscentes e discentes...................................................................7

3. A SALA DE AULA......................................................................................................8

3.1. Comunicação na escola..................................................................................9

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................11

APÊNDICE 1...............................................................................................................12

     1.1.  Documentação de Estágio.............................................................................13


                                                                                       

                                                 

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Também relata a importância da experiência prática com os conhecimentos teóricos na nossa vida como estudantes graduandos e como futuros professores.

’É necessário assegurar uma formação de professores                                                             que possibilite ao profissional docente saber lidar com o processo formativo dos alunos em suas várias dimensões, além de cognitiva, englobando a dimesão afetiva, a das diversas linguagens, da estética, da ética e dos valores universais’’(GIROUX,1997,pág.32)

No Ensino de Ciências e Biologia, os professores abordam muitas situações e temas, nessa disciplina, devemos abordar todos os leques que nos é permitido, assim podemos chegar em questões de saúde pública em sala de aula,o que faz o aluno ter noções de prevenção e cuidado, além de conscientização em diversos aspectos.

                                                ‘’Quatro grandes dimensões constituem importantes focos de trabalho no ensino de Biologia. São elas: ambiental, médica, ética e filosófica, cultural e histórica. Tais dimensões se harmonizam, em alguma medida, com as perspectivas para o ensino desta área, tais como enfoque naturalístico, da Biologia aplicada, da bioética e do multiculturalismo’’ (KRASILCHIK,2008 pág.2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com