TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.706 Palavras (19 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE)

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Sônia Pereira da Cruz

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Santa Maria da Vitória- BA

2014

SUMÁRIO

  1. Descrição da Experiência Vivenciada no Estágio...........................03
  1. Relatório da Palestra: Orientação Educacional...............................07
  1. Relatório da Palestra: Gestão Escolar..............................................08
  1. Relatório da Palestra: Gestão de Empresa.......................................09
  1. Relatório da Palestra: Supervisão Escolar.......................................10
  1. Reflexão e Conclusão.........................................................................11

           Referências Bibliográficas

  1. Descrição da Experiência Vivenciada no Estágio

        Este relatório visa transmitir as experiências obtidas na disciplina de Estágio Supervisionado em: Educação Infantil e Ensino Fundamental I, bem como as quatro palestras oferecidas pela UNIP Interativa, assim, como se deu as três etapas de estágio: observação, participação e regência, na Escola Municipal de Arrojelândia, localizada na Fazenda Arrojelândia, Correntina- BA.

          O relato das atividades propostas sistematiza os conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia e faz uma relação entre teoria e prática, relacionada na disciplina de Estágio Supervisionado.

            Olhando para o estágio como uma atividade que trará enormes benefícios para a aprendizagem e melhoras da prática do estagiário, percebe-se que o mesmo se beneficia com isso. Tomando também consciência de que quem tem muito a ganhar com isso é a própria sociedade, de maneira especial a comunidade onde esse profissional está inserido.

            O período de estágio foi exercido na Escola Municipal de Arrojelândia, onde foi oferecida a oportunidade de criar, de aprender, de expandir conhecimentos sobre organização através das observações, das rotinas, das entrevistas com educadores e pesquisas bibliográficas.

            O trabalho de estágio supervisionado na educação infantil e ensino fundamental foram realizados com crianças com uma faixa etária de 05 a 08 anos, sendo as mesmas atuantes do pré II – educação infantil e 3º ano- Ensino fundamental menor. Durante o período foi realizado algumas atividades com o objetivo de buscar o desenvolvimento no processo ensino aprendizagem do educando valorizando a maneira que cada um tem de processar e armazenar suas informações.

           A Escola Municipal de Arrojelândia é uma escola de porte médio, situada na Fazenda Arrojelândia, Zona rural, Município de Correntina-BA. É uma casa térrea com extensão de 1.785², doze salas de aulas, entre elas uma de informática, uma cantina, área de lazer, um pátio sem cobertura para recreação, três banheiros, uma sala para uso dos professores, uma pequena sala para armazenamento de materiais didáticos, possui uma significante abundância de águas e solos férteis em que as atividades agrícolas educacionais é a produção de hortaliças, verduras, e legumes que são inseridos no lanche da própria escola.

Para fins administrativos, conta com uma secretaria.                              

              Em relação a equipamentos e locais de lazer pode-se dizer que não são totalmente adequados para a idade dos alunos de educação infantil.

             A unidade escolar funciona no turno matutino, para educação infantil – Pré I e II e ensino fundamental I e II – do primeiro ao nono ano, e turmas do programa mais educação, com inicio às 07h30min e término às 11h30min, com intervalo de quinze minutos para recreação e lanche. No turno vespertino com ensino fundamental II - de sexto a nono ano, e turmas do programa mais educação, das 13h00min às 17h00min e intervalo de 15min para lanche.

           A organização das cadeiras das classes é sempre de forma circular para melhor entrosamento de alunos e professor. Os recursos didáticos utilizados são diversos, entre eles: DVD, TV,data show, computador, livros paradidáticos, revistas, jornais, cadernos, lápis, pincéis, papel A4, emborrachado, papel cartão, papel pardo, canetas, réguas, entre outros.

            A escola dispõe dos seguintes jogos pedagógicos: alfabeto móvel, dados, baralhos, quebra-cabeça, caça palavras, boliche, números de encaixe de 0 a 10 e outros.

           As salas de execução dos trabalhos eram amplas e arejadas, porém em mau estado de conservação, o piso e telhado ainda são precários, não sendo aptas para turmas de educação infantil, bem como ensino fundamental, vale levar em consideração também a boa organização do espaço, que influencia bastante para o conforto dos alunos.

           O corpo docente da Escola Municipal de Arrojelândia é composto por dezessete professores em atividade na sala de aula. Em educação infantil, trabalham duas professoras e as mesmas licenciadas em pedagogia; no ensino fundamental quinze professores são licenciados em áreas distintas e dois com formação de nível médio. Esta equipe dispõe do apoio da direção, pois na escola não possui coordenação.

             Possui diretora; uma vice-diretora que trabalha em horários alternados, uma secretária; três agentes de alimentação; cinco auxiliares de limpeza; um porteiro e dois vigilantes.

            As posturas dos funcionários estão bem definidas dentro de suas devidas funções. Há uma boa convivência entre todos na unidade escolar. Existe troca de experiências quando se reúnem professores e direção, como também há troca de materiais entre ambos, mantendo assim uma relação bem clara e definida entre eles. A escola tem parceria com demais segmentos da comunidade.

             A escola busca uma parceria com a comunidade e pais dos educandos para relatarem os problemas educacionais dos alunos, mas a família tem deixado a desejar quanto ao acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos. Os pais dificilmente aparecem na escola e muitos sequer participam  de reuniões.

          O corpo discente da Unidade Escolar de Arrojelândia é composto por quinhentos e trinta e seis alunos regularmente matriculados nesta unidade de ensino, entre eles: crianças, jovens e adultos, que variam de três anos e meio de idade a trinta e sete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com