TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  17/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.848 Palavras (20 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        13

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        14

6        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

INTRODUÇÃO

Neste retatório de Estágio direcionado à Educação Infantil, em concordância com as orientações repassadas em colocação da adaptação do mesmo em função da pandemia do COVID-19, o mesmo acontecerá por meio de leituras variadas em torno nos temas da BNCC, PPP, dentre outras pertinentes ao campo de estágio, que se trata da Educação Infantil.

No decorrer deste estágio, far-se-á necessária a leitura dos textos propostos, assim como a análise dos mesmos, de maneira a permitir a elaboração de produção textual que estabeleça relação das principais ideias apontadas pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual é realizado o estágio.

Posteriormente, realizadas leituras em torno do Projeto Político Pedagógico – PPP, evidenciar sua importância para as instituições educacionais, buscando ainda relacioná-lo à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, explicitando a inter relação dos mesmos para se construir um processo educacional abrangente, atual e eficiente. Estendendo ainda à forma que a escola procede no tangente a avaliação do processo de aprendizagem.

Sequenciando, o estudo se direcionará aos temas contemporâneos transversais - TCTs da BNCC, como: Meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia.

Atentando ainda para importância da inter-relação entre corpo docente, equipe pedagógica e equipe administrativa, com objetivo da formação ampla dos discentes.

E, finalizando serão elaborados dois planos de aula em consonância com as leituras realizadas e com o nível da Educação Infantil, à qual de direciona este relatório de estágio.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O conceito de infância se reflete na BNCC ao se compreender a evolução da infância dentro de vários contextos e períodos, marcados pelo simbolismo que a definiam subsidiando no olhar de uma sociedade que ao longo dos anos caracterizava a criança de acordo com o contexto de cada época, e segundo a BNCC:

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no Ensino Fundamental. Situava-se, portanto, fora da educação formal. (BNCC, 2017, p. 33)

 

Sendo esta visão do passado que desvincula escolarização da educação infantil, discutida amplamente dentro da BNCC, de forma à vincular à esta etapa da educação, uma etapa que faz parte de um processo de aprendizagem, levando-se em conta as características inerentes à cada fase da escolarização.

Desta forma procedendo uma análise da BNCC no tangente à Educação Infantil, temos que sua proposta, objetivos e diretrizes são condizentes com a legislação nacional, pautada na Constituição Federal, na LDB 9394/96, no Plano Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares da Educação.

Tendo assim na BNCC, propostas onde a Educação Infantil contará com seis eixos que correspondem às práticas pedagógicas e às competências gerais da Educação Básica, sendo estas as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

Onde cada um destes eixos podem ser explicados conforme abaixo:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • PARTICIPAR ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  • EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  • CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Retroagindo à relação da BNCC com legislações anteriores na área educacional, vale ressaltar que os cinco campos de experiências da mesma, também se norteiam nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação (DCNEI), que são: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Segundo a BNCC, a organização do currículo da Educação Infantil e a elaboração dos objetivos de aprendizagem, acontecerão por meio dos campos de experiência, dividindo-se sequencialmente em três grupos separados por faixa etária:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (227 Kb)   docx (249.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com