TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório mensal de estágio – Licenciatura - noturno

Artigo: Relatório mensal de estágio – Licenciatura - noturno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina Estágio Supervisionado III

Prof.ª Neusa Elisa Carignato Sposito

RELATÓRIO MENSAL DE ESTÁGIO – LICENCIATURA - noturno

2013.2

Desenvolvemos o estágio supervisionado na Escola Estadual de Monte Alegre de Minas durante os dias 14/11, 02/12, 05/12 e desenvolveremos ainda no dia 12/12; pois no dia 07/11, data prevista para início do estágio, nossa autorização ainda não havia sido liberada, devido a um contratempo na entrega da documentação. No dia 21/11 a escola estava voltada para um evento cultural (Sarau) em que não houveram aulas e em 28/11 estávamos participando da III Semana Biocientífica, na universidade, não tendo sido possível realizarmos o estágio no ambiente escolar nestes dias relacionados. Vale ressaltar que nestes dias em que o estágio foi realizado fora da escola, nos dedicamos à pesquisas referentes a elaboração do projeto, bem como leituras de textos e artigos. Durante este período observamos o espaço escolar e acompanhamos a professora em aula nas turmas em que estagiamos – 2º e 3º Anos do Ensino Médio EJA. A princípio, nos ocupamos em observar o espaço escolar, analisar os conteúdos que eram ministrados em sala (no 2º ano estavam sendo trabalhados os sistemas do corpo humano – Sistema Digestivo, especificamente - e no 3º ano, as teorias evolucionistas de Charles Darwin e Lamarck) e auxiliar a professora em alguma atividade necessária.

Além disto, desenvolvemos um projeto relativo às regências que aplicamos nas turmas citadas, onde trabalhamos o Sistema Respiratório no 2º ano e Darwinismo/Lamarckismo no 3º ano. Infelizmente não houve tempo suficiente para desenvolver um projeto de prática na escola, além das regências.

O nível de ensino é EJA, e as salas são compostas em sua maioria por pessoas mais velhas, que não pretendem ingressar em universidades. Há em torno de 10 a 15 alunos por sala, em média. A metodologia utilizada pela professora é essencialmente a aula expositiva, e seus recursos didáticos são praticamente apenas o livro didático, giz e quadro negro. A partir da convivência no ambiente escolar, foi possível fazer um diagnóstico acerca da caracterização sócio-econômica, sendo que os alunos são, em geral, de classe média baixa, com poder aquisitivo restrito; quanto à estrutura física e material, a mesma apresenta-se em boas condições, já que a escola conta com livros didáticos para todos os alunos, sala de mídia com vários computadores, data show, etc. Existem canteiros bem cuidados, e a área da escola é bem ampla e espaçosa. Em relação ao pessoal integrante da comunidade, os estudantes, assim como os servidores da escola, são, em geral, da circunvizinhança da escola. E já a estrutura e organização da escola encontra-se em condições regulares.

Entretanto, foi possível observar também que os alunos das turmas que acompanhamos se mostraram um pouco indiferentes às estagiárias, mas alguns até nos pediram auxílio e tiraram dúvidas sobre os conteúdos, foram de certa forma receptivos a nós. Quanto à professora, ela tem sido bastante compreensiva, e nos tratou com bastante gentileza, nos dando liberdade e espaço em sua sala de aula. Percebemos que a professora se esforça na tentativa de desenvolver a aula mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com