TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Microbiologia

Por:   •  4/5/2022  •  Resenha  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 10

Estágio IB- microbiologia/ Aula 1

BIOSSEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO

BIOSSEGURANÇA: conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.

ACIDENTES EM LABORATÓRIO:  Falta de treinamento, conhecimento ou experiência,  falta de cuidado,  fadiga,  falta de tempo, não seguir as normas de segurança e não acreditar no perigo.

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA – Conservar o local de trabalho limpo e em ordem;  Não utilizar o laboratório sem o  responsável;  Ter conhecimento sobre as saídas de emergência, equipamentos de primeiros socorros e itens de proteção;  Utilizar durante a permanência no laboratório todos os itens de proteção;  Ler e compreender o manual de instruções antes do manuseio do equipamento; Conhecer os procedimentos de primeiros socorros para diversos tipos de acidentes; Ter conhecimento das reações que os produtos químicos causam no corpo, e no caso de contaminação, conhecer uma forma de interrupção; Identificar corretamente cada produto químico e classificá-los de acordo com as seguintes categorias: inflamável, tóxico, explosivo, oxidante, corrosivo, nocivo ou radioativo. Reagentes sensíveis à água e gases comprimidos devem ser afastados dos restantes.

RISCOS ERGONOMICOS: Qualquer fator que possa causar desconforto ou afetar a saúde do trabalhador. Exemplos: Movimentos repetitivos, postura inadequada, levantamento e transporte de peso excessivo.

RISCOS FÍSICOS: qualquer forma de energia a que os profissionais possam estar expostos. Exemplos: ruídos, vibrações, pressão, radiações ionizantes e não ionizantes.

RISCOS QUIMICOS: exposição a agentes ou substâncias químicas que possam penetrar no organismo através da pele, serem inalados ou ingeridos. Exemplos: Substâncias oxidantes, corrosivas, inflamáveis, partículas de poeira.

RISCOS BIOLOGICOS: bactérias, fungos, vírus, parasitas. É a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos( são distribuídos  de acordo com a patogenicidade para o homem, virulência, modos de transmissão, disponibilidade de medidas profiláticas eficazes e disponibilidade de tratamento eficaz e endemicidade).

Classe de risco I – Micro-organismo com pouca probabilidade de provocar enfermidades. Baixo risco individual e coletivo; sem tratamento

♦ Classe de risco II – A exposição ao micro-organismo pode provocar infecção; Risco individual moderado e baixo risco coletivo; existem medidas de tratamento.

♦ Classe de risco III – O micro-organismo pode provocar enfermidade humana grave e se propagar de uma pessoa infectada para outra; mas existe profilaxia eficaz. Risco individual elevado e baixo risco coletivo

♦ Classe de risco IV – Micro-organismo que representa grande ameaça humana e animal, com fácil propagação de um indivíduo para o outro, não existindo profilaxia ou tratamento. Elevado risco individual e  coletivo

NÍVEL DE CONTENÇÃO FISICA

Nível 1 – Micro-organismos podem ser manipulados em laboratórios de ensino básico com a utilização de EPIs.

Nível 2 – Micro-organismos podem ser manipulados em laboratórios clínicos ou hospitalares com finalidade de diagnóstico. É necessário uso dos EPIs e cabine de segurança biológica.

 Nível 3 – Micro-organismos ou grandes volumes e concentrações de micro-organismo. Além do requerido no nível de risco 2, é necessário um controle rígido quanto à inspeção e manutenção das instalações e equipamentos e treinamento específico para manipulação desses micro-organismos.

 Nível 4 –É uma unidade funcional independente de outras áreas e requer, além de todas as contenções necessárias nos outros níveis, procedimentos especiais de segurança.

MAPA DE RISCO: representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos servidores que facilita a visualização dos riscos existentes no local.

RECOMENDAÇÕES BPL: Higienização e limpeza adequada do ambiente; O laboratório deve dispor de um manual de Biossegurança; Os produtos químicos tóxicos devem estar devidamente identificados e armazenados; Equipamentos de risco devem ser dispostos em área segura;  Para sua segurança, procure conhecer os perigos oferecidos pelos produtos químicos utilizados no seu laboratório;  O laboratório deve manter uma pasta com as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) em local visível e de fácil acesso; Evitar transportar materiais químicos ou biológicos de um lugar para outro no laboratório; Utilizar armários próprios para guardar objetos pessoais;  O ambiente laboratorial deve ser bem iluminado; A sinalização de emergência deve estar presente nos laboratórios;  O laboratório deve possuir caixa de primeiros socorros e pessoal treinado para utilizá-los; Identificar as tomadas quanto à voltagem; O laboratório deve fornecer quantidades suficientes de EPI e EPC; Utilizar cabine de segurança biológica sempre que manipular materiais que precisem de proteção contra contaminação;

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL( luvas, jaleco, touca, mascara, óculos):  são elementos de contenção, de uso individual, utilizados para proteger o profissional dos riscos presentes no ambiente de trabalho.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA( lava olhos, autoclave, cabine de segurança biológica): São equipamentos de contenção que possibilitam a proteção dos profissionais no ambiente de trabalho.

AUTOCLAVE: para o processo de esterilização de materiais ou resíduos produzidos em laboratório, diminuindo os efeitos contaminantes dos resíduos sobre o meio ambiente

Aula 2

DIVERSIDADE BACTERIANA

[pic 1]

CILÍNDRICAS: Bacilos ou bastonetes: forma de bastão, podendo ser longos ou delgados, pequenos e grossos, extremidade reta, afilada, convexa ou arredondada.

[pic 2][pic 3]

CÁPSULA:  Camada que circunda a célula bacteriana externamente a parede celular, de consistência viscosa e de natureza polissacarídica ou polipeptídica. Confere proteção contra desidratação; Permite a fixação em várias superfícies; Evita a adsorção de bacteriófagos e Relacionada à virulência da bactéria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com