TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM TRÊS AMBIENTES DO SEMIÁRIDO: MATA, FRUTÍFERA E DESCAMPADO NO SÍTIO JATOBÁ MUNICÍPIO DE PESQUEIRA-PE

Por:   •  28/10/2017  •  Artigo  •  3.775 Palavras (16 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 16

LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA EM TRÊS AMBIENTES DO SEMIÁRIDO: MATA, FRUTÍFERA E DESCAMPADO NO SÍTIO JATOBÁ MUNICÍPIO DE PESQUEIRA-PE

Romero Monteiro dos Santos1 Joseane Pereira Cavalcante2 Poliano Leite dos Santos3 Ednaldo Bezerra de Souza4

RESUMO

A entomofauna sendo a totalidade de insetos de uma região, devido a sua grande diversidade morfológica, taxonômica, funcional, taxa evolutiva rápida, e ampla variedade no tamanho e  na distribuição, associada à capacidade sensitiva de exibir respostas rápidas às mudanças ambientais, apresentam-se como um componente estrutural indispensável à preservação e manutenção equilibrada do meio ambiente, conferindo-lhes à identidade de bioindicadores. Este trabalho trata do levantamento da entomofauna em três ambientes diferentes localizados no sítio Jatobá, na zona rural do município de Pesqueira/ PE. Foram estudadas três áreas diferentes: mata, frutífera e descampada. O objetivo geral foi identificar qual das áreas pesquisadas encontra-se mais preservada e os objetivos específicos foram de verificar a diversidade e a quantidade de insetos coletados e refletir sobre a importância de preservar o meio ambiente. Detectou-se no campo de estudo através de observações prévias que o problema da pesquisa é a antropização, portanto, com os resultados apresentados observa-se que a hipótese do estudo foi corroborada. Optou-se pelo o uso de armadilhas de solo do tipo ptfall. Foram distribuídas quatro armadilhas sem atrativos em cada área da pesquisa, durante três dias consecutivos. Os dados obtidos comprovaram que a vegetação é fator determinante para a biodiversidade da fauna e que a antropização do ambiente diminui o número de espécies. Faz-se necessário entender que preservar o meio ambiente é de suma importância para manter o equilíbrio ambiental atual e às gerações vindouras.

Palavras-chave: Antropização. Biodiversidade. Bioindicadores.

[pic 2]

1 Pós-graduando em nível de especialização do Curso de Geografia e Meio Ambiente da AESA-CESA. 2 Pós-graduanda em nível de especialização do Curso de Geografia e Meio Ambiente da AESA-CESA. 3 Pós-graduando em nível de especialização do curso de Geografia e Meio Ambiente da AESA-CESA. 4 Professor Orientador e Mestre em Ciências Florestais.


INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se do levantamento da entomofauna em três ambientes diferentes localizados no sítio Jatobá, na zona rural do município de Pesqueira/ PE. A entomofauna, totalidade de inseto de uma região, é conhecida como simples agente responsável por ciclar os nutrientes e formadores do solo; nos últimos dias, começou a ser considerada uma importante ferramenta bioindicadora da qualidade ambiental, especificamente do solo (ARAÚJO; RIBEIRO, 2005).

Com o resultado da investigação observou-se a relação da incidência de espécies de fauna com a incidência de espécies de flora, analisando se fatores como preservação ambiental e ação antrópica exercem influência na formação desta relação. O clima predominante do campo de estudo é o semiárido e a vegetação predominante é a Caatinga. A coleta dos insetos foi realizada por meio de armadilhas de solo do tipo pitfalls, para identificar em qual área analisada existe maior quantidade de insetos.

Detectou-se no campo de estudo através de observações prévias que o problema da pesquisa era a antropização, portanto, com os resultados apresentados observa-se que a hipótese do estudo foi corroborada.

A existência de uma maior biodiversidade de insetos em um determinado lugar é um indicador que existe equilíbrio biológico entre a fauna, a flora e a ação antrópica. “Estudos sobre a diversidade e abundância dos insetos podem prover uma rica base de informações sobre o grau de integridade dos ambientes em que se encontram” (LUTINSKI; GARCIA, 2005).

A entomofauna é sensível a todos os efeitos degradantes provocados pela ação humana. Por isso, às pessoas têm que aprender a conviver em harmonia com todos os seres vivos.

Os fragmentos florestais são áreas de vegetação naturais interrompidas por barreiras antrópicas ou naturais, capazes de diminuir, significativamente o fluxo de animais, pólen ou sementes. O isolamento dos fragmentos florestais causam inúmeras e profundas modificações na dinâmica populacional de animais e vegetais (VIANA et al., 1992).

Adotar práticas menos agressivas é possibilitar as gerações futuras o acesso ao usufruto de todos os recursos naturais.

O art. 2º, III, da Lei Brasileira n.°9.985/2000, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências, define diversidade biológica como


sendo a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies e de ecossistema. (BRASIL, 2000, p.1).

Esta diversidade é importantíssima para que ocorra o equilíbrio entre as espécies, pois favorece a perpetuação dos organismos vivos tornando-os mais fortes a fatores externos que perturbam a continuação da vida.

O número de espécies de insetos em um ecossistema é o resultado de um equilíbrio que envolve muitos fatores, como as limitações ecológicas de natureza física, química ou biológica, sendo a vegetação fator determinante para biodiversidade de uma área.

É importante conhecer a entomofauna de certas áreas para que haja um constante acompanhamento dos impactos da ação antrópica nessas comunidades, já que o número de ordens, famílias e espécies de insetos diminuem com a elevação do nível de antropização do ambiente ameaçado.

Os bioindicadores como os insetos são ferramentas importantes no monitoramento de áreas degradadas, pois oferecem indicativos das condições florestais e o seu progresso sinalizando que algo está em desequilíbrio. Possibilitando assim ações interventivas de recuperação ambiental.

Com os resultados da pesquisa verificou-se como se encontra o nível de influência antrópica em cada ambiente pesquisado. Faz-se necessário mostrar a importância da manutenção da flora e fauna para que ocorra o equilíbrio ecológico, ou seja, que o ciclo da vida possa continuar ocorrendo naturalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com