TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS MATAS CILIARES PARA O MEIO AMBIENTE

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

GESTÃO AMBIENTAL

GERIVAN ALVES MARTINS

A IMPORTÂNCIA DAS MATAS CILIARES PARA O MEIO AMBIENTE

[pic 5]

GURUPI-TO

2014

GERIVAN ALVES MARTINS

A IMPORTÂNCIA DAS MATAS CILIARES PARA O MEIO AMBIENTE

Trabalho de Gestão Ambiental apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral do 3º, 4º e 5º Semestre (DP) / Matrizes: 2012/2, 2012/1 e 2011/2.

Disciplinas: Gestão de Recursos Hídricos; Recuperação de Áreas Degradadas; Ética, política e Sociedade; Poluição, resíduos sólidos e meio ambiente; Metodologia científica; Seminários.

Professores: Thiago Augusto Domingos, Luciana A. Pires, Wilson Sanches; Rosimeire S. Lima, Rodrigo de M. Trigueiro, Luciana R. C. Trigueiro, Leliana C. Luiz.

GURUPI-TO

2014

SÚMARIO

1INTRODUÇÃO..........................................................................................5

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................6

2.1Matas Ciliares (Florestas).......................................................................6

2.2 Qual a importância das matas ciliares...................................................6

2.3APP-Áreas de Preservação..........................................................................7 

2.4 A importância de áreas de preservação................................................8

2.5 Ausência das Matas Ciliares.................................................................8

2.6 O que está sendo feito para recuperar as matas ciliares......................9

3 CONSIDERAÇOES FINAIS...................................................................11

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA..............................................................12

RESUMO

        Muitos problemas ambientais são causados pelas mãos humanas trazendo prejuízos ao meio ambiente, comprometendo os recursos naturais, hídricos entre outros. Este trabalho relata a importância dos recursos florestais, bem como as matas ciliares, e a importância das de se preservar as APPs (Áreas de Preservação Permanente). O desmatamento é a retirada de toda vegetação original (nativa) de uma determinada área causando prejuízos as vezes irreversíveis ao meio ambiente, como a perda da biodiversidade, degradação dos mananciais com a retirada da mata que protege as nascentes, rios e lagos, causando sérios problemas, entre outros. Daí a importância das Áreas de Preservação Permanente que consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa.

Metodologia: Para tanto, realizou-se revisão na literatura cientifica, livros, sobre A importância das florestas e a importância de preservas as áreas de preservação permanente, por meio das buscas nas bases MEDLINE, SciELO e LILACS. Foi realizado uma busca com o total de 6 publicações incluindo artigos científicos, livros. O estudo nos proporcionou observar a importância do recurso florestal, bem como as matas ciliares, conhecer e compreender a importância que um recurso natural exerce sobre o outro e compreender a importância de se preservar as APPs.

        

PALAVRAS-CHAVE: Áreas de Preservação Permanente, Desmatamento, Mata Ciliar.

1 INTRODUÇÃO    

Uma mata ciliar é uma faixa de plantas que cresce perto das margens e nascentes de um rio ela tem  esse  nome  porque  protege  o  rio,  assim como os cílios protegem nossos olhos. As árvores e outras plantas da mata ciliar seguram a terra com suas raízes, impedindo o assoreamento dos rios. Sem a mata, a terra escorre para dentro do rio durante as chuvas, soterrando-o pouco a pouco. Além disso, uma margem sem vegetação é desfeita facilmente pela ação da própria água do rio, que corre sem parar. Mas, para proteger o rio, a mata ciliar precisa ter uma chance de crescer.

As Áreas de Preservação Permanente foram instituídas pelo Código Florestal consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa.

O Brasil está se tornando em um dos maiores contribuintes para o aquecimento global do planeta. O crescente desmatamento principalmente na Amazônia, que deixa a floresta cada vez mais seca e com menor capacidade de evaporação ocasiona na redução das chuvas em várias regiões, afetando o clima do norte até o sul do país. Efeito semelhante já é percebido no Brasil com a retirada quase total da Mata Atlântica, que após ser dizimada afetou o microclima de várias regiões do país.

As matas ciliares servem de proteção para rios, riachos, córregos, lagos e lagoas, agindo como barreira física contra a erosão, a contaminação por agrotóxicos e resíduos de adubos

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Matas Ciliares (Florestas)

        

Mata Ciliar é o nome que se dá à vegetação que se desenvolve às margens os rios, riachos, córregos, lagoas ou outros corpos d’água, sendo de grande importância para proteção dos recursos hídricos, pois atua como uma barreira natural. (RODRIGUES, 2010).

Assim como os cílios protegem nossos olhos, as matas ciliares protegem os rios, servindo como filtro, mantendo a qualidade e a quantidade das águas, além de proteger os terrenos que ficam às suas margens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (316 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com