TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente: Reflorestar Para Salvar

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Tema : Meio ambiente: Reflorestar para salvar

JUSTIFICATIVA

 A  delimitação deste assunto que será a direção para a produção de um estudo científico foi escolhida devido ao interesse de pesquisa na área de biodiversidade vegetal relacionada com análise de áreas impactadas que passaram por um processo de restauração. Onde podemos buscar no projeto a  importância de reflorestar a escola visando orientar e educar os alunos para um trabalho continuo de preservação ambiental.

Objetivos gerais:

Desperta nos alunos a curiosidade científica e conscientizar a população sobre a importância de devolver o reflorestamento à natureza. Diante de registros relatados no planeta, podemos concluir que nos últimos séculos o homem posicionou-se como o centro do universo, acreditando que a natureza fosse permanecer quieta assistindo o homem ocupar o seu espaço.

        Evidentemente que essa visão fragmentada não deve existir na escola, pois os alunos devem compreender somos totalmente dependentes dos recursos naturais e deste ciclo ecológico em equilíbrio.

Objeto Específico

  • Explorar a imaginação, criatividade e curiosidade estimulando tópicos que motivem a importância do reflorestamento em qualquer parte da Terra.
  • Conscientizar alunos e comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente e a interferência humana nesse meio, sendo o homem o principal agressor.
  • Discutir sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e como evitar isso.
  • Formar crianças e jovens protagonistas para que possam criar ações ( plantio de mudas) que venham num futuro surtir efeito dentro da comunidade escolar e no município.
  • Levantar aspectos ambientais favoráveis e desfavoráveis das plantas existentes na região em que a escola está situada.

2. METODOLOGIA

        Certos de que a escola é uma instituição de pesquisa e auxiliadora na conscientização, o projeto deve trabalhar o tema meio ambiente/reflorestar para salvar, levando em conta que o equilíbrio da natureza é essencial para o ser vivo e que a escola tem que está aliada em busca de soluções para a preservação da mesma, sendo a escola o ponto de partida para essa conscientização. Partindo do princípio da conscientização, os alunos devem fazer pesquisas na biblioteca, internet para que obtenham dados e levem à exposição da feira para que a comunidade possa refletir.

Atividades que devem ser apresentadas no projeto para futura exposição da feira de ciências:

  • Elaboração do Projeto I Feira de Ciências na escola;
  • Divulgação do projeto em rádios, jornais locais, redes sociais de maneira que envolva toda comunidade para a data da exposição;
  • Os trabalhos apresentado no Projeto feira de Ciências, deverá englobar a contextualização envolvendo tarefas de outras áreas de conhecimento.
  • Visitar áreas desmatadas no município a fim de que se conheça o solo.
  • Escolher um espaço desmatado e fazer plantio de mudas.
  • Exibição de vídeos explicativos feito pelos alunos explicando as consequências do desmatamento e o enfraquecimento do solo para o possível reflorestamento.
  • Cultivos de mudas.


RESULTADOS ESPERADOS

O projeto contribuirá de forma relevante para a aprendizagem dos alunos , já que o conhecimento se constrói através da vivência, ou seja, através da aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Este projeto tornará os alunos mais preparados e informados sobre a educação ambiental que é um processo longo e contínuo. Assim o projeto visa acima de tudo, conscientizar toda a comunidade escolar de que temos que mudar nossos hábitos e atitudes. Por isso a importância de reflorestar a escola visando orientar e educar os alunos para um trabalho contínuo de preservação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com