TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Olfato (Pesquisa Bibliográfica)

Por:   •  12/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

FLÁVIA FIGUEIREDO OLIVEIRA

GABRIELA MACEDO NASCIMENTO

ISABELLE GOTELIP FRANCKLIM FURTADO

LILLIAN CRISTINA CASTRO SOARES COSTA

LIVÍA GABRIELA GARCIA OLIVEIRA

MILENA FERREIRA TAVEIRA

SARA HELENA MARTINS DE MELO

O OLFATO

FRANCA-SP

2019

GABRIELA MACEDO NASCIMENTO[pic 3]

FLÁVIA FIGUEIREDO OLIVEIRA

GABRIELA MACEDO NASCIMENTO

ISABELLE GOTELIP FRANCKLIM FURTADO

LILLIAN CRISTINA CASTRO SOARES COSTA

LIVÍA GABRIELA GARCIA OLIVEIRA

MILENA FERREIRA TAVEIRA

SARA HELENA MARTINS DE MELO

O OLFATO

Trabalho realizado para disciplina de Processos Psicologicos Básicos 2º semestre do curso de Psicologia da Universidade de Franca, sob a orientação da Prof.ª Ms: Arali Helena Stort.

FRANCA

2019

SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 3

1. ANATOMIA DO SISTEMA OLFATIVO....................................................................4

2. O PROCESSO DO OLFATO....................................................................................4

3. MÉMORIA OLFATIVA- PERCEPÇÃO DO OLFATO...............................................5

4. MARKETING OLFATIVO.........................................................................................7

5. A RELAÇÃO DO OLFATO COM O PALADAR.......................................................7

6. DISTÚRBIOS DO OLFATO.....................................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11

introdução

No presente trabalho explanaremos sobre o olfato de maneira detalhada e aprofundada. Abordaremos suas principais características, suas particularidades, sua parte fisiológica e suas percepções gerais. Através disso será possível identificar as mais diversas capacidades e curiosidades deste sentido. Tendo por objetivo analisar e compreender de modo geral tudo o que tem relação com o olfato, a pesquisa embasa-se em responder às mais primordiais questões sobre o tema em si. 

Claramente, o primeiro passo é introduzir ao conhecimento da anatomia do órgão que o traduz, explicando dessa forma como parte do processo de captação de odores, por exemplo, ocorre. Em segundo lugar, traz-se o que diz respeito à ligação do sentido em questão com o cérebro, seus efeitos -  distintos em cada pessoa -  com a reação que é produzida quando captamos os mais diversos aromas.

Outrossim, não se atendo apenas ao próprio sentido em si, mas também buscando relacioná-lo com outros aspectos e sentidos, considerando todas as informações disponíveis encontradas, aprofundaremos nas suas particularidades, como: o marketing e sua correlação com o olfato; sua interação com os outros sentidos, a mémoria olfativa e suas disfunções e anormalidades.

  1. ANATOMIA DO SISTEMA OLFATIVO

Uma das estruturas mais importantes da face do ser humano é o nariz. A estrutura nasal é composta por: ossos nasais, cartilagens alares menores, crura laterais, crura medianas, cartilagem septal nasal, mais a columeia. 

Sua Anatomia é formada pela: cavidade nasal, seio frontal, ossos nasais, cartilagem palato duro, palato mole, nasofaringe e seio esfenoidal.

Na cavidade nasal são encontradas as conchas nasais distinguidas como superior, média e inferior, que são responsáveis por fazer o ar rotacionar. Também no teto da cavidade nasal chamado epitélio nasal, se localizam as chamadas células sensoriais, bulbo, lâmina cribiforme, nervo olfatório e epitélio olfativo. Estes juntamente com as células Bipolares convergem sinais, os glomérulo, e é no glomérulo que ocorre a primeira sinapse olfativa de segunda ordem. Que formam as células Mitrais e células Trufadas que compõem o trato olfativo.

Fotografia 1- A anatomia do sistema olfativo

[pic 5]

Fonte: Anatomia do nariz. Ilustração: solar22 / Shutterstock;com [adaptado]

  1. O PROCESSO DO OLFATO

O Sistema Olfativo é o único sistema sensorial que faz conexão com o córtex pré-frontal e o sistema límbico. Essa conexão ocorre devido a identificação e armazenamento do odor.  

Quando o cheiro é sentido, são moléculas que foram identificadas por neurônios sensoriais olfativos nasais, que ficam localizados no epitélio olfativo. O epitélio olfativo é basicamente formado por receptores olfatórios (neurónios bipolares), glândula de bowman (responsável por secretar o muco nasal) e por células basais (que são precursoras dos neurónios receptores), a cada 6 a 8 semanas todos os neurônios no epitélio olfativo são renovados por meio dessas células basais. O processo ocorre da seguinte maneira: essas moléculas ficam grudadas no muco nasal, cada partícula é conectada a um receptor diferente nos cílios das células olfatórias. Esses receptores decodificam a informação, passando-a para o bulbo olfatório, que por sua vez manda esse conteúdo para o córtex e o sistema límbico. No cérebro essas informações ganham significado e geram respostas.

Fotografia 2-  O processo do olfato[pic 6]

Fonte: Anatomia do sistema olfativo. Ilustração: Blamb / Shutterstock.com

  1. MEMÓRIA OLFATIVA-PERCEPÇÃO DO OLFATO

A percepção do olfato é a psicologia do cheiro que encaminha memórias e lembranças de odores enquanto busca da imaterialidade através da memória olfativa, já que aborda uma matéria onipresente, pois com o cheiro a lembrança da matéria é imediata. 

Nota-se que sensação é a capacidade de decodificar estímulos físicos e químicos presente no ambiente. Para o domínio do olfato, são necessárias substâncias que podem evaporar e serem carregadas pelo ar e como estímulos químicos (odorantes) serem absorvidas na via nasal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (436 Kb)   docx (906 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com