TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é TC De Crânio (Tomografia Computadorizada De Crânio)

Exames: O Que é TC De Crânio (Tomografia Computadorizada De Crânio). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  729 Visualizações

O que é o exame: método de imagem que utiliza raios-x para captação de imagens de estruturas crânio-encefálicas. O paciente deita sobre uma superfície e é movido para o interior de um tomógrafo.

Para que serve: o exame fornece informações mais detalhadas que radiografias regulares sobre traumatismos crânio-encefálicos, acidente vascular cerebral, tumores cerebrais ou outras doenças cerebrais. É usado para detectar: hemorragia, lesão cerebral e fraturas cranianas em casos de trauma craniano; hemorragia causada por ruptura de aneurisma em paciente com dor de cabeça súbita; coágulos ou sangramento de vaso cerebral em pacientes com sintomas de acidente vascular cerebral; tumores cerebrais; hidrocefalia (aumento dos ventrículos cerebrais onde circula o líquor); doenças ou malformações cranianas; malformações arteriovenosas; localização adequada para realização de biópsia do cérebro; dentre outros.

Instruções para a realização do exame: deve-se informar ao médico a presença de alergias e eventuais dificuldades na realização de TCs anteriores.

- Em caso de uso de contraste ou sedativo, o paciente deve permanecer em jejum absoluto 4 a 6 horas antes do exame.

- Jóias (metais) devem ser removidas.

Riscos: a TC não é recomendada em gestantes pelos riscos de exposição aos raios-x. Pessoas com alergia ao contraste (geralmente iodado) podem ter náuseas, espirros, vômitos, coceira, urticária ou, raramente, anafilaxia. Crianças devem ser submetidas a TC de crânio apenas se for essencial para seu diagnóstico e devem repetir o exame somente se absolutamente necessário.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com