TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO ESTAGIO

Por:   •  26/8/2021  •  Exam  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

                    [pic 1][pic 2]

RELATÓRIO ESTAGIO                                

 

SUMARIO

  1. Uroanálise aula 1 ........................................................................................ 2
  2. Uroanálise aula 2 ........................................................................................ 7
  3. Uroanálise aula 3 .......................................................................................10
  4. Uroanálise aula 4 .......................................................................................13

Setor de Uroanálise

[pic 3]

UROANALISE

AULA 1

Introdução: 

A urinálise é um teste laboratorial simples, não invasivo e de baixo custo que avalia o funcionamento do trato urinário, está dividida em três partes exame físico, exame químico e avaliação do sedimento urinário.

A análise dos componentes bioquímicos da urina, regularmente, é feita através de tiras reagentes, visando   transformar a especificação de elementos da   urina rapidamente. As tiras reativas de urina formam um meio funcional, capacitado em efetuar dez ou mais análises bioquímicas clinicamente significativas, como pH, proteínas, glicose, cetonas, hemoglobina, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito, densidade e leucócitos.

O exame de urina é um método de alta procura que exige o trabalho laboratorial manual e rigoroso, tem uma padronização moderada, para que se consiga qualidade nos resultados é inevitável uma mão de obra qualificada. A análise física destas propriedades é mantida ainda hoje (odor, cor e turvação), no entanto, com um exame mais exato por causa da tecnologia. A urina é um fluído de simples obtenção e indica informações significativas sobre diferentes funções metabólicas dos organismos.

Objetivos:

Compreensão e interpretação dos aspectos da urina, início das práticas.

Materiais e Métodos:

  • Tubo cônico graduado
  • Estante
  • Amostra de urina
  • Pipeta de Pasteur
  • Pipeta
  • Ponteiras amarelas
  • Fita reagente
  • Centrifuga
  • Câmara de Neubauer espelhada
  • Lamínulas
  • Papel absorvente
  • Microscópio óptico

Necessário Identificar a amostra e o tubo cônico graduado com nome, na amostra disposta no laboratório, é realizado primeiramente o exame físico, analisando a cor, o aspecto e o deposito da amostra disponibilizada.  Ao Identificar o deposito e homogeneizar a amostra em formato de infinito, para conferir se a cor continua a mesma e se o aspecto permaneceu o mesmo, para a identificação do aspecto mais preciso é colocado atrás uma caneta dando uma leve inclinada na amostra, se for possível ver com nitidez a caneta é límpido, se visto uma sombra é ligeiramente turvo e se não visto nada é turvo.

Em seguida, é feito o exame químico, usando a pipeta de Pasteur transferindo a mostra do coletor para um tubo cônico até completar 10 mL, é submersa a fita reagente no tubo aguardando de 10 a 15 segundos, em seguida é coloca do sobre do papel absorvente para retirar todo o excesso e assim será feita a leitura por quadradinho. A tira reagente contém parâmetros que são:

[pic 4]

[pic 5]

Colocando as amostras na centrifuga balanceando as amostras para ambos os lados ficarem iguais, aguardar sete minutos, logo após descarta o sobrenadante com o auxílio de uma pipeta de Pasteur, transferindo 9ml do tubo cônico para o coletor da amostra. Com auxílio da micropipeta coletar o sedimento, na câmara de Neubauer espelhada com a lamínula centralizada o sedimento é colocado preenchendo todo espaço do quadrante.

A realização da leitura é feita no microscópio, centralizando e focando no quadrante C com a objetiva de 4x, 10x e 40x analisar os quadrantes, caso tenha muito sedimento é usada a urina pura para realização da microscopia.

Resultados: 

Na amostra foi observado no exame físico: cor amarelo escuro, aspecto     turvo com deposito positivo. No exame químico foi feita a leitura da fita reagente: 1.010 g/dl de densidade, pH 6, glicose ausente, proteína ausente, ausente de sangue, bilirrubina negativo, urobilinogênio negativo, nitrito positivo, leucócitos 1+ e corpo cetônicos ausentes, no exame de sedimento não houve contagem dos constituintes do sedimento.

URINA TIPO l

AMOSTRA

DATA: 15/08/2020

Caracteres Físicos

VR

Cor:

Amarelo escuro

Aspecto:

Turvo

Límpido

Deposito:

Positivo

Negativo

Analise Química

Sangue:

Ausente

Ausente

Bilirrubina:

Negativo

Ausente

Urobilinogênio:

Negativo

Traços normais

Cetona:

Ausente

Ausente

Glicose:

Ausente

Ausente

Proteína:

Ausente

Ausente

Nitrito:

Positivo

Negativo

Leucócitos:

1+

Negativo

pH:

6,0

5,0 a 8,0

Densidade:

1010

1015 a 1025

Discussão:

A prática foi essencial para aplicar todo conhecimento teórico no laboratório, fazendo com que tenhamos uma maior intimidade com as técnicas laboratoriais. A   Uroanálise   é   um   exame   acessível, imediato   e   de   diagnostico   fácil, no entanto devemos realizados com muito cuidado, análise da lâmina com exatidão e em conjunto com os resultados da análise físico/química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com