TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segredo Está nos Telomeros

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

O segredo está nos telômeros !

Em biologia, estudando os cromossomos humanos e suas partes me deparei com os telômeros.

O que são os telômeros? São sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades dos cromossomos onde cada cromossomo é formado por dois braços chamados de cromátides. A extremidade de cada cromátide recebe o nome de telômero no qual está diretamente relacionado ao envelhecimento celular e vai encurtando a cada ciclo celular, mas segundo pesquisas há formas de reduzir os efeitos do encurtamento dos telômeros.

Mesmo assim essa explicação continuou esquisita, difícil de entender. Decidi pesquisar mais sobre os telômeros e encontrei o livro “O Segredo está nos Telômeros” da cientista Elizabeth Blackburn, e foi realmente com uma explicação genial e simples que compreendi o telômero e sua função: “se você tem um par de sapatos com cadarço, vai perceber que, no fim deste cadarço, há um acabamento de plástico ou metal para protegê-lo, para que não se desgaste rapidamente. Pois imagine o cadarço como sendo o cromossomo, que carrega a nossa informação genética, e o telômero é essa pontinha que serve de proteção. Quando se desgasta, o material genético fica desprotegido e as células não podem se renovar apropriadamente”.

As pesquisas sobre os telômeros ainda são recentes e sabe-se que em todo o corpo os telômeros ficam mais curtos conforme envelhecemos, e esse mecanismo contribui para a maior parte das doenças relacionadas ao envelhecimento. Mas o atrito dos telômeros é um fator nítido e prematuro para o envelhecimento e, o principal, é possível tornar mais lento esse atrito ou até mesmo revertê-lo. Mas o encurtamento dos telômeros não é o único motivo pelo qual uma célula pode se mostrar senescente. Há outros estresses sobre as células normais que a ciência procura descobrir.

Elizabeth Blackburn, e sua colega a psicóloga Elissa Epel que a ajudou a escrever esse livro, descobriram que a enzima telomerase pode proteger os cromossomos do envelhecimento, fazendo com que os telômeros sejam regenerados e, assim, prolongando a vida deles.

A telomerase ajuda a impedir o encolhimento dos telômeros com a divisão celular, o que ajuda a manter a juventude biológica das células.  Segundo as autoras, grande parte das pesquisas sobre telômeros não tem a ver com uma aspiração estética de longevidade, mas sim com a potencial cura de doenças.  

Quais são os fatores que impactam no nosso envelhecimento ? São nossos genes ? A forma como fomos criados ? O meio ambiente ao qual vivemos ? Na verdade todos são muito importantes, e a interação entre eles é o que mais importa. A gente nasce com um conjunto específico de genes, mas

o modo como vivemos pode influenciar como os nossos genes se manifestam. Se temos a sorte de uma vida tranquila todo esse conjunto faz com que tenhamos qualidade de vida e um envelhecimento mais demorado , mas se passamos por um stress enorme podemos atiçar os genes ou desligá-los colaborando para um envelhecimento prematuro. Em algum momento da vida todos nós passamos por um grande stress, e sendo assim, então estamos perdidos, sem saída ? A resposta é não, pois em todo o nosso corpo nós encontramos células que se renovam como as do fígado, pulmão, pele, células do músculo liso do coração, cérebro, sistema imunológico, intestino, etc.... que sofrem mitose e se multiplicam enquanto forem saudáveis e que têm telomerase. É obvio que nascer, crescer e morrer faz parte da trajetória humana, mas podemos prorrogar nossa vida com alimentação saudável, saúde mental positiva, atividade física, e com boas relações sociais pois todos esses atos influenciam o comprimento dos telômeros.

A nossa cultura prega o envelhecimento como algo negativo, e partindo desse pressuposto há pessoas que fizeram 60 ou 70 anos de idade e declararam que suas vidas estavam acabadas, então vestem suas roupas confortáveis, sentam-se na poltrona do papai e assistem à televisão até que a doença assuma o controle.

Envelhecer também é um estado de espírito e se se você formar uma imagem nítida e positiva de como

gostaria de envelhecer, você de repente terá um objetivo pelo qual trabalhar enquanto está envelhecendo e uma forte razão para manter seus telômeros e células saudáveis. Se você pensar no envelhecimento de modo positivo, as chances são de viver sete anos e meio a mais do que alguém que não pensa, pelo menos de acordo com um estudo! (Vulliamy, T., A. Marrone, F. Goldman, A. Dearlove, M. Bessler, P. J. Mason, and I. Dokal. “The RNA Component of Telomerase Is Mutated in Autosomal Dominant Dyskeratosis Congenita”, Nature 413, no 6854 (27 de setembro de 2001): 432-35, doi:10.1038/35096585.)

Hoje é possível encontrar na internet  anúncios de suplementos que dão impulso à telomerase, afinal quem não quer alongar os telômeros, prolongar a vida com mais qualidade mesmo através desses métodos anunciados mundo afora. Porém as escritoras do livro advertem que a telomerase também tem um lado negro e ao invés de prorrogar a vida acontece exatamente o oposto. Precisamos ter uma certa quantidade de telomerase saudável, mas quando a quantidade  dela é excessiva nas células erradas e no momento errado, a telomerase fica turbinada e assume um tipo descontrolado de crescimento celular, causando câncer como tumores cerebrais, melanoma e câncer do Pulmão. Muito mais nem sempre é melhor!

A pergunta que não quer calar é que se essas descobertas soam alarmantes, por que as autoras do livro sugerem atividades que aumentem a telomerase?  Simplesmente pelo fato de que existe uma grande diferença entre as respostas fisiológicas normais do corpo às sugestões de estilo de vida que foram desenvolvidas no livro, do que tomar uma substância artificial que pode induzir ao crescimento descontrolado da célula.

A solução é regular adequadamente a ação da telomerase nos telômeros, nas células corretas e nas

ocasiões corretas, porque somente isso vai nos manter, e os telômeros também, saudáveis. O corpo sabe como fazer isso, e a nossa contribuição é ajudá-lo com um estilo de vida pleno de estratégias de renovação.

E você, tem cuidado dos seus telômeros ?

Situações que indicam Telômeros curtos:

  • Estresse
  • Câncer
  • Sistema Imunológico Baixo
  • Pessimismo
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Uso contínuo de Drogas, Cigarros e Álcool
  • Exposição a Produtos Químicos
  • Falta de contato com Natureza
  • Violência Social e Doméstica
  • Diferença Social (menos favorecidos tem maior chance de apresentar telômeros curtos)
  • Mau Hábito Alimentar

Atitudes para aumentar os Telômeros:

  • Foco no Presente
  • Gratidão
  • Passar um tempo na natureza
  • Boa nutrição como adotar dieta rica grãos, verduras e frutas, descartando alimentos processados e refrigerantes
  • Reduzir o consumo de açúcar. Em 2014, um estudo feito com 5 mil americanos que tomavam mais de meio litro de refrigerante por dia mostrou que eles tinham 4,6 anos a mais de idade biológica
  • Boa noite de sono
  • Atividade Física
  • Apoio Social
  • Meditar, um antídoto eficaz contra ansiedade e depressão. Pesquisa com cuidadores de parentes com demência, que praticaram meditação 12 minutos por dia durante dois meses, mostrou que eles tiveram um aumento de 43% da enzima telomerase.

O livro “O Segredo está nos Telômeros” me ensinou que envelhecer não é um monstro de sete cabeças como muitas pessoas pintam e que desde já eu posso cuidar da minha mente e corpo através de bons hábitos alimentares, boa saúde mental , atividades físicas, etc...para manter meus telômeros saudáveis e longos  por mais tempo. Como futura nutricionista poderei repassar essas informações aos meus pacientes para que os mesmos possam fazer um preventivo e  evitar doenças que acometem muitas pessoas já na faixa dos 40/50 anos e possam chegar na terceira idade com mais  prazer e qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (240.8 Kb)   docx (185.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com