TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Cardiovascular Durante O Exercício

Por:   •  13/6/2023  •  Abstract  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Durante a realização de exercícios físicos, o sistema cardiovascular experimenta diversas alterações para suprir as demandas metabólicas e de oxigênio dos músculos em atividade. Essas alterações são essenciais para garantir a circulação adequada do sangue e fornecer nutrientes e oxigênio aos tecidos que estão trabalhando. Aqui estão alguns detalhes sobre como o sistema cardiovascular reage ao exercício:

  • Aumento da frequência cardíaca: Ao iniciar o exercício, os receptores localizados nos músculos e nas vias respiratórias enviam sinais ao sistema nervoso central para aumentar a frequência cardíaca. Isso ocorre para aumentar o fluxo sanguíneo e a oferta de oxigênio aos músculos em atividade.

  • Vasodilatação: Durante o exercício, ocorre uma vasodilatação dos vasos sanguíneos que suprem os músculos em atividade. Isso significa que os vasos sanguíneos se dilatam, permitindo um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos e uma melhor entrega de oxigênio e nutrientes.

  • Aumento do débito cardíaco: O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto. Durante o exercício, o débito cardíaco aumenta significativamente para fornecer uma maior quantidade de sangue aos músculos em atividade. Isso ocorre principalmente devido ao aumento da frequência cardíaca e ao aumento do volume sistólico (quantidade de sangue bombeada a cada batimento cardíaco).
  • Aumento da pressão arterial: Durante o exercício, a pressão arterial sistólica (pressão arterial quando o coração está bombeando o sangue) tende a aumentar devido ao aumento da atividade cardíaca. No entanto, a pressão arterial diastólica (pressão arterial quando o coração está relaxando entre os batimentos) pode permanecer relativamente estável ou até mesmo diminuir.
  • Aumento da ventilação pulmonar: O exercício provoca um aumento na ventilação pulmonar, ou seja, na quantidade de ar inspirado e expirado pelos pulmões. Isso ocorre para aumentar a captação de oxigênio e a remoção de dióxido de carbono dos tecidos, uma vez que o metabolismo celular está aumentado durante o exercício.
  • Aumento do consumo de oxigênio: Durante o exercício, o consumo de oxigênio pelos músculos em atividade aumenta. Esse aumento ocorre para atender às demandas metabólicas e fornecer energia para a contração muscular. O sistema cardiovascular responde aumentando o fornecimento de oxigênio aos músculos através do aumento do débito cardíaco e da redistribuição do fluxo sanguíneo.

Essas são apenas algumas das adaptações que o sistema cardiovascular sofre durante a prática de exercícios físicos. É importante ressaltar que a intensidade, a duração e o tipo de exercício podem influenciar a magnitude dessas respostas cardiovasculares. Além disso, a condição física individual e a presença de quaisquer doenças cardíacas também podem afetar a forma como o sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (499.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com