TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Digestório, Sistema Urogenital Masculino e Feminino

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

 

 

 

                     

                            Sistema Digestório

O sistema digestório é composto por um conjunto de órgão, cuja função é capturar nutrientes dos alimentos, que serão utilizados na construção de novos tecidos e na reconstrução dos tecidos danificados. O sistema digestório é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

O primeiro processo do sistema digestório ocorre na boca. Quando os alimentos são ingeridos, esses mesmo chegam à boca, são movimentados pela língua, triturados pelos dentes e misturados à saliva, ocorrendo assim à digestão mecânica. Para que esse alimento ao longo do processo digestório possa ser atacado quimicamente por enzimas.

Os nutrientes básicos encontrados nos alimentos são: carboidrato, proteínas e gordura.

Na boca ocorre à digestão do carboidrato, nessa parte encontram-se as glândulas salivais, que são responsáveis por produzir as salivas, fazendo com que o alimento fique úmido, facilitando a sua ingestão. Possui também a função de fazer a digestão química dos carboidratos através enzimas chamadas de ptialina, essa enzimas degrada o carboidrato em porções menores.

Ao passar o alimento para a faringe ocorre a deglutição, que é o movimento do alimento da boca ao estômago.

Logo em seguida o alimento é conduzido para o esôfago, que é um órgão com formato de tubo, que faz o transporte do alimento através do peristaltismo para o estômago. O peristaltismo é o movimento de ondas em que o alimento é empurrado no sentido unidirecional, não permitindo que o alimento volte.

No estômago o nutriente que vai ser digerido será a proteína, sua função é transforma a polipeptídios em aminoácidos. Também é responsável por produzir a mucosa gástrica que tem células especializadas que produzem o HCL e também produz enzimas. Logo após a digestão o conteúdo estomacal é liberado para o duodeno que faz parte do intestino delgado.

O intestino delgado é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. A primeira parte o duodeno corresponde aproximadamente 25 cm, sua principal função é receber os alimentos digeridos do estomago e continuar fazendo a digestão, o jejuno corresponde a carca de 1 metro, é nessa parte que se inicia a absorção dos nutrientes dos alimentos parcialmente digeridos pelo estômago e pelo duodeno. O íleo corresponde a 2 metros de comprimento, nele encontramos a válvula ileocecal e perto dela encontra-se o apêndice vermiforme. Depois o alimento segue em direção ao intestino grosso, passando pelo primeiro seguimento que é o ceco, que tem a função de receber o que sobrou do intestino delgado e começa o processo de reabsorção dos nutrientes e da água, depois percorrendo o colón ascendente indo para o colón transversal fazendo a curva e descendo para o colón sigmoide, passando assim pelo reto que é o ultimo segmento onde é encontrada a ampola retal que acumula as fezes, e depois ocorre o movimento de defecação.  As fezes saem pelo ânus, que tem um músculo em forma de anel chamado esfíncter anal. O intestino grosso também é responsável pela absorção de água, que determina a consistência do bolo fecal, eletrólitos e vitaminas.

O sistema digestório possui algumas glândulas anexas como: glândulas salivares, fígado, vesicular biliar e pâncreas. As glândulas salivares são órgão digestório que produzem salivas e enzimas que digerem os carboidratos

O fígado é uma glândula que está anexa ao sistema digestório, e é responsável pela produção da bile. A vesicular biliar é responsável por armazenar a bile, que depois vai ser enviado ao intestino, onde funciona como detergente e ajuda na dissolução das gorduras.

O pâncreas é responsável por produzir enzimas digestivas e íons de bicarbonato que vai auxiliar no sistema digestório. Possuem função endócrina responsável pela produção de insulina e a função exócrina, responsável pela produção de enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos.

                           Sistema Urogenital Masculino

O sistema urogenital masculino serve tanto para a eliminação da urina, como também órgão reprodutor. A parte urinaria corresponde à uretra e o pênis. A uretra é um canal que sai da bexiga e carrega a urina para fora através do ato de micção. Atrás de um óstio, conhecido como óstio externo da uretra, que é encontrada em uma parte do pênis, definida como glânde.

Os órgãos que correspondem ao sistema reprodutor masculino são: pênis, escroto, testículos, ductos e glândulas.

O escroto possui a função de guarda os testículos, armazenando-os e regulando a sua temperatura.

Os testículos são responsáveis pela produção do espermatozoide e pela testosterona, aparentam aspectos de dois ovos, onde possui células especiais, como o túbulo seminífero que faz a produção dos espermatozoides, através do processo de espermatogênese e as células leydig que produz a testosterona.

 Segundo o Tortora (2012, p. 575): “Os espermatozoides são produzidos a uma taxa de cerca de 300 milhões por dia. Uma vez ejaculados, a maioria não sobrevive mais de 48 horas no trato genital feminino. As partes principais de um espermatozoide são a cabeça e a cauda”.

O espermatozoide após ser produzido pelos ductos seminíferos vai ser armazenado e maturado dentro de um reservatório conhecido como epidídimo. O epidídimo é responsável pela formação da calda dos espermatozoides. Após o processo ser completo, o espermatozoide é direcionado para a uretra durante a ejaculação. “A uretra é o ducto terminal do sistema genital masculino, que serve como via de passagem tanto para o esperma quanto para a urina.” (TORTORA, 2012, P. 577).

Depois de todo processo terminado pelos ductos e a vez das glândulas. As glândulas são responsáveis pela produção de 60% do sêmen, que é rico em frutose que serve para dar energia para o espermatozoide colocar o seu flagelo dentro do corpo feminino. As glândulas seminais fazem com que o fluido seminal cai no espermatozoide, para que possa nutrir o esperma e o fluido prostático que é uma substancia alcalina produzida pela próstata, que tem a função de neutraliza a acidez da vagina, fazendo com que o espermatozoide dure mais tempo dentro da vagina. A glândula Bulbo Uretral rica em alcalino é a responsável pela lubrificação do pênis e da uretra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com