TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo

Por:   •  7/11/2016  •  Resenha  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  3.249 Visualizações

Página 1 de 6

> Por que os níveis de C24 e C26 subiam com a dieta? De acordo com o filme,  o  que  significa  o  termo “aumento  compensatório”?  O  que  são enzimas e qual o seu papel no organismo? Como é explicado no filme o funcionamento do “princípio de Inibição Competitiva”? Por que o C18 eC22 foram chamados de ácidos médios? Explique o funcionamento das dietas as quais Lorenzo foi submetido e o que deu certo ou errado.

Pois o organismo de Lorenzo não tinha a enzima especifica para a síntese de ácidos graxos de cadeias longas. O primeiro tratamento feito foi retirar da dieta os ácidos graxos de cadeia C24 e C26, pois eram estas enzimas que ele não possuía para a síntese. Como essa enzima não funcionava, e as enzimas dependem uma da outra, então se Lorenzo não tem a enzima de síntese C24 e C26, a enzima que faz a síntese da C22 ficará sobrecarregada, fazendo com que os níveis de C24 e C26 não diminuam e assim a permanência dos sintomas da doença.

Quando Lorenzo não ingeria as gorduras saturadas C24 e C26 as células do seu organismo compensavam a falta com uma superprodução, gerando um aumento nesses índices. 

Enzimas são proteínas que apresentam longas cadeias de aminoácidos. São muito importantes para o funcionamento do organismo, sem elas o nosso corpo se tornaria paralisado e perderia suas funções. Elas atuam no processo de digestão e na absorção de alimentos, atuam na construção de proteínas maiores e na desintoxicação do corpo, agem da defesa do organismo, sobre o sistema imunológico e participam do funcionamento da atividade cerebral, também relacionadas aos sentidos e aos sistemas respiratório e circulatório, entre outros.

Há apenas uma enzima nas duas cadeias, portanto, se a enzima estiver ocupada fazendo cadeias monossaturadas ela vai deixar de alongar as saturadas.

Pois o C18 e o C22 não possuem nem cadeias pequenas nem grandes.

Lorenzo foi submetido a uma dieta em que foi eliminado todo tipo de gordura que pudesse levar à formação de cadeias longas de ácidos graxos, como C24 e C26. A dieta, sugerida pelos médicos, só fez Lorenzo piorar, pois seus índices de ácidos graxos aumentaram. Seus pais resolveram então procurar, eles mesmos, a cura e foram estudar a doença. O casal Odone descobriram o erro da dieta: quando o organismo não recebe ácidos graxos da alimentação, ele os produz sozinho, através da biossíntese. Através de seus estudos souberam da manipulação de um óleo (um extrato de ácidos de azeites de oliva e de colza), que enganava o organismo. Esse óleo não era a cura, mas tornava mais lenta a evolução da doença.

 

> Pesquisar  sobre  os  ácidos carboxílicos  mais  comuns,  suas fórmulas, nomes e aplicações. O que são gorduras saturadas e insaturadas? O que são ácidos monoinsaturados? O que é gordura hidrogenada? O que é gordura trans?

Os ácidos carboxílicos (-COOH) mais comuns na natureza são o etanoico, o metanoico e o benzoico. O ácido etanoico ou ácido acético (CH3COOH) possui sabor azedo e cheiro irritante característico de seu derivado, o vinagre. Esse ácido pode ser usado como condimento em saladas, solvente, na produção de aspirinas, etc. O ácido metanoico ou ácido fórmico (CH2O2) , ao ser injetado nos tecidos provoca dor, pois esses ácido é extraído a partir da maceração de formigas. Provoca nos tecidos o mesmo efeito de uma picada de formiga. Utilizado na produção de ácido oxálico, obtenção de monoxido de carbono, etc. O ácido benzoico (C6H5COOH) é um importante precursor para a síntes de muitas substâncias orgânicas. Pode ser usado na medicina como fungicida e como conservante.

Uma gordura insaturada é uma gordura ou ácido graxo na qual uma ou mais ligações duplas estão presentes na cadeia do ácido graxo. Normalmente encontradas no estado líquido. A gordura insaturada eleva o nível de lipoproteínas de alta intensidade no sangue (HDL "bom colesterol"). Se subdividem em dois grupos: monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Elas atuam de forma diferente das saturadas no organismo e são consideradas benéficas, pois contribuem para a redução do colesterol no sangue, quando consumidas em substituição às gorduras saturadas e trans. A monoinsaturadas é mais benéfica , pois colabora para a redução do colesterol "ruim" LDL ser reduzir o colesterol "bom", o HDL.

A gordura saturada se distingue da gordura insaturada por não apresentar ligação dupla entre os átomos de carbono. É um tipo de gordura encontrada principalmente em produtos de origem animal e que em temperatura ambiente encontra-se em estado sólido. Ela aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.

A hidrogenação é um processo que transforma óleos vegetais e de sementes em gorduras moles ou sólidas que, podem ser usadas a mesa, bem como na culinária. Durante a hidrogenação, as moléculas de carbono do óleo são saturadas com a hidrogenação e expostas a temperaturas extremas. o óleo é mantido no vapor até alcançar consistência.

A gordura trans é a gordura formada pela hidrogenação. Durante o processo são usadas as gorduras vegetais, porém ela é transformada em acido graxo trans, e daí vem a denominação de “gorduras trans”. Ela não faz bem a saúde e pode trazer muitos danos ao organismo, : aumentando a taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo fazendo com que a taxa do colesterol bom diminua.  

> O  que  são  triglicerídeos?  Como  um  ácido  carboxílico  pode  ser apresentado na forma de um triglicerídeo? Pesquisar também sobre os sabões  e  responder:  Como são  preparados  os  sabões?  Por  que  os sabões são eficazes na limpeza de gorduras e porque são solúveis em água?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com