TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo

Por:   •  8/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara.

Óleo de Lorenzo

Alunos: Amanda(01) Rafael(29)

Turma:302

Disciplina: Química

Professora: Tatiane Henz

Santa Clara do Sul, outubro de 2012.

ÁCIDOS CARBOXILICOS

Os ácidos carboxílicos são caracterizados pelo grupo carboxila (-COOH), ligado à um carbono da cadeia principal. A fórmula estrutural plana da carboxila é:

[pic 1]

Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos. No ser humano, esses ácidos estão presentes no suor, o que faz com que alguns animais reconheçam seus donos apenas pelo cheiro que exalam.

GORDURA INSATURADA

Existente principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada, com apenas uma ligação dupla de carbono e a poliinsaturada com mais de uma ligação dupla de carbono.

É encontrada no azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão. Consumo máximo indicado por dia  seria de 44 gramas.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides, tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas e a pressão arterial. Faltam alguns átomos de hidrogênio em sua molécula e, por isso, ocorre uma ligação dupla entre os carbonos

GORDURA SATURADA

Um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido

É encontrada em carnes vermelhas e brancas, principalmente gordura da carne e pele das aves, leite e derivados integrais como manteiga, creme de leite, iogurte, nata, e azeite de dendê. Consumo máximo indicado por dia de 20 gramas.

Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração. Cada átomo de carbono mantém uma ligação simples com outro carbono e está ligado a dois átomos de hidrogênio

GORDURA HIDRGENADA

         A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha etc. Como não existe gordura no mundo vegetal - somente óleos - foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida. Aí começa o problema.

Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio -daí, o nome hidrogenada- com alta pressão e alta temperatura, e o resultado não seria bem visto -e muito menos comido- por ninguém. Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro.

ÁCIDOS MONOINSATURADOS

Os Ácidos Graxos Monoinsaturados contêm ômega 9, ácido graxo essencial, encontrado em óleo de canola, azeite de oliva, óleo de amendoim e o óleo presente em amêndoas e nos abacates.
          Os ácidos graxos essenciais (ômega 3, 6 e 9) devem fazer parte da nossa dieta, pois, o nosso organismo não consegue sintetizar. Uma boa fonte destes ácidos graxos se encontra na linhaça. Algumas das principais funções em nosso organismo são de auxilio na prevenção de desenvolvimento de alergias, ação antiinflamatória, auxilio no transporte de colesterol e sua suplementação auxilia na redução dos níveis de colesterol, determinam à saúde do sistema cardiovascular, mantêm lubrificação das articulações, entre outros benefícios.

GORDURA TRANS

Um tipo de gordura formada por um processo químico a hidrogenação, no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida

As gorduras Trans estão presentes em margarinas, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote. O consumo máximo por dia deve ser de 2 gramas.Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom.

Similar à da gordura saturada, mas os átomos de hidrogênio estão dispostos transversalmente na diagonal, e não em paralelo, como ocorre com os ácidos graxos encontrados na natureza. Daí vem o nome trans.

TRIGLICERÍDEOS

Os triglicerídeos estão presentes na gordura de nossa alimentação.Os triglicerídeos estão presentes na gordura de nossa alimentação.

        Triglecerideos são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica Ester. Sua fórmula genérica abaixo, onde o R corresponde a um radical hidrocarboneto, isto é, uma cadeia carbônica composta apenas de carbonos e hidrogênios, sendo que, neste caso, possui mais de 11 carbonos.

[pic 2]


Ele é um
material graxo, que no cotidiano corresponde a óleos ou gorduras indispensáveis à nossa alimentação,de origem vegetal (óleo de dendê, de caroço de algodão, de amendoim, de oliva, de milho, de soja, de girassol, gordura de coco e manteiga de cacau) ou animal (sebo bovino, fígado de bacalhau, manteiga feita do leite, banha suína e óleo extraído da gordura de capivaras).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com