TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O óleo de lorenzo

Por:   •  9/11/2015  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO: NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA BÁSICA

PROFª: JANCINEIDE OLIVEIRA

SÍNTESE DE BIOQUÍMICA

O ÓLEO DE LORENZO

ANDRESSA RAYARA OLIVEIRA SILVA

ANA PATRICIA SILVA SALES

LENÁRIA LIMA DA ROCHA

MARIA ÂNGELA DA SILVA ARAÚJO

TERESINA-PI

26 DE OUTUBRO DE 2015

SÍNTESE BIOQUÍMICA (O ÓLEO DE LORENZO)

O filme o óleo de Lorenzo narra a historia de um garoto (Lorenzo Odone) que tinha ALD (Adrenoleucodistrofia) que se caracteriza por ser uma doença rara, que afeta o cromossomo X, hereditária, ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres e que afeta principalmente os homens. Pode ser definida também por um processo de desmielinização, que se dá pela aglomeração de ácidos graxos saturados de cadeia longa, especialmente ácidos com 24 e 26 carbonos, ou seja, a doença progride com a perda da mielina que envolve os prolongamentos (axônios) dos neurônios.

 Com a perda da mielina, os neurônios perdem progressivamente a capacidade de conduzir os impulsos nervosos, provocando assim, a perda das funções cognitivas, falar, andar, perca da audição, coordenação motora, visão, e deglutição.

Inconformados com a situação de Lorenzo e por não aceitarem o diagnóstico médico, em relação ao tempo de vida do filho, os pais de Lorenzo (Augusto Odone e Michaela Odone) resolvem estudar e conhecer um pouco mais sobre a doença bioquimicamente, que acabam por descobrir como barrar os sintomas da doença e aumentar a expectativa de vida dos portadores.

Na busca por entender os efeitos bioquímicos da doença, o pai de Lorenzo faz uma analogia com a pia da cozinha, sendo que esta seria o organismo de Lorenzo e as duas torneiras seriam o meio por onde entrariam as gorduras saturadas de cadeias longas, através do que comemos ou produzidas pelo organismo (biossíntese), em um organismo saudável existe uma enzima que elimina o excesso dessas gorduras, mas em um organismo com ADL como o de Lorenzo essa enzima é defeituosa, acarretando o acúmulo no organismo, sendo assim, os pais de Lorenzo teriam agora outro questionamento, Porque estava ocorrendo o aumento da biossíntese dos ácidos graxos, se este foi retirado da dieta de lorenzo?

Na dieta recomendada pelos médicos, Lorenzo não poderia consumir alimentos que contivessem qualquer tipo de gordura, que pudesse produzir cadeias longas de ácidos graxos, principalmente C24 e C26, que no organismo de Lorenzo aumentavam quatro vezes o seu nível normal, portanto, não havia melhora em Lorenzo e nem o retardamento dos sintomas da doença, pois os níveis de ácido graxos aumentavam progressivamente. O erro da dieta seria que, mesmo não consumindo gorduras que formariam ácidos graxos de cadeia longas, o próprio organismo se encarrega de produzir sozinho esse ácido, através da biossíntese.

Na sua pesquisa, o pai de Lorenzo teve a ideia de demonstrar os processos de biossíntese e degeneração dos ácidos graxos em cadeias, através dos clipes de papel. Na representação, ele descobre que existe apenas uma enzima para cada cadeia, e deduziu então que para baixar os níveis de ácidos graxos era necessário que a enzima se mantivesse ocupada produzindo monoinsaturados, diante disso, ele descobre que a combinação do ácido oleico na sua forma triglicerídea, e o ácido erúcico, baixariam os níveis de ácidos graxos de cadeia longa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com