TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Da Escola Moderna

Exames: Objetivos Da Escola Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  2.571 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos da escola moderna e porque estavam em oposição

Na época medieval os problemas pedagógicos presentes eram o caráter opressivo e dogmático que não proporcionavam condições para o pleno e integral desenvolvimento humano, mas que se preocupava em manter o status vigente de sistema clerical, utilizando-se da fé.

A ruptura da época medieval se deu com o advento do Renascimento e assim consolidou-se a modernidade. Essa ruptura afetou todas as áreas humanas, principalmente a educação. Assim em virtude dos novos desafios a educação buscou novos modelos e soluções para atender as necessidades do homem moderno.

Com o surgimento do Estado nacional e com a ascensão da burguesia, a educação assumiu um caráter laico e liberal.

A modernidade apresentou-se como uma época acentuadamente contraditória em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e pedagógicos. A razão ganhou cada vez mais espaço nesse novo mundo, provocando uma revolução de ideias progressistas. A educação sofreu o grande desafio de produzir uma proposta pedagógica que contemplasse o interesse do homem novo, apto a compreender, aceitar e atuar no novo cenário que estava surgindo, quebrando paradigmas e criando novos métodos de ensinar. A educação se norteava pelo modelo humanista, expresso pela ideia do homem universal.

O impacto do Reformismo religioso e do Iluminismo na educação foi enorme. Gerou uma confiança extraordinária na formação de um homem racionalmente potente, que pelo uso maduro de suas capacidades teórico cognitivas, iria criar uma sociedade mais justa e feliz.

A partir da modernidade a pedagogia ganha status de objeto do saber científico. Com isso, a educação ocupa cada vez mais o papel de maior importância na sociedade. A preocupação passa a ser a formação do cidadão.

A educação moderna tenta formar cidadão compatível com o estado e, a escola instituição procura promover uma educação crítica e consciente, desenvolvendo os talentos do sujeito. Um dos objetivos da educação na modernidade era promover a emancipação do sujeito, para que este se tornasse ativo e critico. Essa educação é fortemente marcada pelo aspecto social em detrimento do individual e subjetivo. Por isso a ideologia estatal e a critica conviviam lado a lado.

No entanto, esse ideal de realização racional não conseguiu alicerçar a sociedade que almejava. Estouraram as guerras e uma nova época surgiu. Já não confiantes na força da razão em conduzir o homem à sua perfeição, surgiram outras proposta que figuraram na nova educação contemporânea.

Referência Bibliográficas:

Caderno de referência do conteúdo

http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/quais-eram-os-objetivos-da-escola-na-modernidade-e-porque-estes-estavam-em-oposi%C3%A7%C3%A3o/80

http://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Explique-Quais-Eram-Os-Objetivos/399347.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com