TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo Da Escola

Casos: Objetivo Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

o objetivo da escola é de competir com os meios de comunicação de massa na educação de jovens deve se desdobrar e ser mais eficiente. Realmente não é fácil, afinal uma família passa várias horas diante de um aparelho de televisão, mas uma pessoa não suporta algumas horas em uma sala de aula. Assim, é bem possível que a formação da sociedade moderna se dá pelos meios eletrônicos, principalmente televisão e internet. O resultado é uma sociedade da imagem, de pouca leitura. Pessoas que vêem mais do que discutem,questionam. No final, o estudante passa pela escola e pouco compreende de conteúdos nem sempre interessantes, se comparados com os apelos midiatizados. Formam-se pessoas sem reflexão, expostas ao apelo fácil do mercado e com pouco conhecimento sobre os fenômenos que envolvem o espaço social. Não se pode conjecturar que o estudante não tenha capacidade para o aprendizado, o fato é que educação não se efetiva somente na escola, que a cada dia se torna mais chata e pouco atraente.

Uma dos grandes dilemas e incertezas que vivenciamos é quando, em sala de aula, nos deparamos com as injustiças sociais e, conseqüentemente, caem para o âmbito da escola, enquanto instituição de ensino. São as desigualdades (assimetrias), no que se refere ao lado social. As carências são acentuadas no aspecto material, no uso diário do material escolar disponível, apesar de a rede municipal ser um diferencial positivo, dentro da capacidade possível. Vemos que, em muito, ainda carece de mais materialidade e também, como forma de estímulos aos alunos, como algo motivador de um futuro mais digno. Quando este aspecto de materialidade e facilidade estiver perto desses materiais didáticos, aí é que vemos o abismo em que se encontra a escola pública em relação à privada.

Trabalhando na área de Arte-educação, quase sempre precisamos “tirar leite de pedra” para dar minhas aulas, além do trabalho de convencimento da importância de um conteúdo desses, como forma de pensar a vida, a relação com os outros através da sensibilidade e da solidariedade, algo difícil, pois os “valores” que estes alunos nos trazem quase sempre estão distantes do que se supõe o “ideal” neste momento histórico, neste momento da “pós-modernidade” que ainda está no seu “fazer”, portanto, inacabado, incompleto. Como as demais coisas ao nosso redor, na Arte (Arte-educação) não seria diferente, porém sem o mínimo possível (materialidade) e sem o interesse natural dos alunos, fica mais difícil, pois estes foram afastados do que é pertencer à cultura brasileira e afro-brasileira, em e especial, em detrimento da invasão “cultural alienígena” que os mantém “indivíduos” e seus descendentes na diáspora dos fatos sociais “verdadeiros”, fatos estes que não estão nas mídias modernas, como a pobreza, as desigualdades, as injustiças, etc.

Em relação às desigualdades (assimetrias) escolares, podemos apontar a grande distância, por exemplo, ao acesso dos alunos à escola, os diversos projetos pedagógicos que não saem quase sempre dos papéis. Às vezes para alguns alunos, chegar às escolas já é um feito. Na maioria das escolas públicas municipais de Belo Horizonte, este problema é menorizado, mas ainda assim existem vários casos onde o aluno (a) tem dificuldades de ter acesso à escola.

Portanto, as desigualdades diversas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com