TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Mitos da Escola Moderna

Por:   •  6/11/2016  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] [pic 2]

AVALIAÇÃO- VALOR 2,0

A reflexão proposta neste trabalho visa buscar conhecer as concepções pedagógicas das alunas do Curso de Pedagogia quanto ao fazer e ser pedagógico. Discutir quais as concepções que estão arraigadas nos saberes profissionais e nos saberes experienciais de sua trajetória acadêmica e nas práticas vivenciadas.

 Ser professor nunca foi uma tarefa simples. Hoje, porem, novos elementos torna o trabalho docente mais desafiador e difícil.  Frente a essa realidade, os profissionais de educação devem estar atentos e questionar conceitos já construindo nos meios educacionais, que se transformaram em mitos. Proponho uma análise dos mitos abaixo relacionados:

MITO 1- O AFETO E O CARINHO DOS PROFESSORES SÃO ELEMENTOS IMPRESCINDIVEIS PARA QUE O ALUNO APRENDA.

Entendo que o afeto e o carinho são elementos muito importantes na trajetória escolar do aluno. Wallon nos dizia que onde se estabelece afetividade à criança pode se desenvolver melhor. No entanto, acho que esses não são os únicos elementos que estabelecem a aprendizagem, pois existem professores maravilhosos afetivos e carinhosos que tiveram alunos que fracassaram em suas aprendizagens. E também digo por experiência que tive uma professora que nunca demonstrou nenhum gesto de afeto, pelo contrário sempre foi muito séria, e até hoje me lembro de suas aulas e de tudo que aprendi com ela.

Então acredito que a aprendizagem dar-se-á por uma série de fatores que envolvem a criança não apenas pelo afeto e carinho.

MITO 2- COM UM BOM PROFESSOR, OS ALUNOS APRENDEM SEM FAZER QUAISQUER ESFORÇOS, A MOTIVAÇÃO SURGE, ASSIM COMO A CONCENTRAÇÃO. ESTUDAR OU FAZER TAREFAS EM CASA TORNA-SE PRATICAMENTE DESNECESSÁRIO. AS AULAS SÃO TÃO MARAVILHOSAS QUE TODOS APRENDEM COM FACILIDADE.

Isso não é verdade, o professor tem sim por dever ter suas aulas planejadas e adequadas conforme as necessidades de seus alunos, porém, cada aluno tem o seu ritmo de desenvolvimento e vem com toda a sua bagagem biopsicossocial agregada. Aulas motivadoras com o uso de uma metodologia diversificada contribuem para a aprendizagem, mas o aluno também terá de se esforçar, se concentrar e querer aprender, do contrário, o professor poderá ser o melhor de todos, mas não conseguirá fazer com que ele aprenda.

Não se pode esquecer que o aluno é o sujeito de sua aprendizagem e vários fatores históricos socioculturais interferem no seu desenvolvimento.

MITO 3- A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE É ESSENCIAL À QUALIDADE DO ENSINO.

A participação da comunidade é muito importante no âmbito escolar, desde que venha para auxiliar a escola com suas ideias, sua ajuda e cooperação. Os pais quando mais presentes na escola contribuem também para o melhor desenvolvimento de seus filhos.

Quando há uma parceria sadia entre escola e comunidade tudo tende a melhorar e pode existir uma gestão democrática. Mas também, há pessoas que podem vir a interferir negativamente, por exemplo, quando vem para a escola querendo fazer imposições.

Então a participação da comunidade pode ajudar na qualidade do ensino, mas não que seja fator essencial, tudo sempre tem os dois lados.

MITO 4- SE UM PERCENTUAL EXPRESSIVO DE Alunos APRESENTAM MAUS RESULTADOS, SIGNIFICA QUE O PROFESSOR FALHOU.

Acredito que não, pois há de se analisar todo o contexto que envolve esses alunos. Já presenciei uma turma de alunos de séries finais (com 9 professores diferentes) onde 50% reprovaram em quase todas as disciplinas, daí seria correto afirmar que todos os professores falharam?

Nesse sentido, penso que a capacidade intelectual, a sua família, a sua caminhada enquanto estudantes e todos os fatores históricos / sociais devem ser levados em conta.

O fracasso escolar decorre de muitos fatores não apenas do aluno ou do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com