TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação das Figuras da Mitose

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

Observação das figuras da Mitose

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

Relatório nº1

Unidade curricular: Biologia Geral

Docente: Natália Osório

Data de realização:

Trabalho realizado por:

Resumo

Esta atividade teve como objetivo a observação das figuras representativas da mitose em células vegetais.

Para esta experiencia foi utilizada uma cebola (de preferência nova), que requereu uma preparação prévia, tendo esta sido colocada em água durante aproximadamente 4-5 dias antes da experiencia ser realizada, permitindo assim o crescimento de raízes que iram ser utilizadas posteriormente.

Primeiramente é necessário cortar o ápice da cebola, cerca de 0.5cm a partir do final da raiz, e coloca-lo num vidro de relógio com algumas gotas de orceina A. Aquecer lentamente o preparado tendo sempre em atenção há temperatura, pois se o preparado aquecer em demasia já não poderá ser utilizado, deixar arrefecer.

Em seguida, cuidadosamente, transfere-se a raiz para uma lâmina limpa juntamente com duas gotas de orceina B, coloca-se a lamela e com a ajuda de papel de filtro limpasse o excesso de orceina B. Com o cabo de uma agulha ou bisturi dá-se uma pancada seca na lamela (tendo em atenção para não partir o preparado) para esmagar o ápice da cebola.

Por fim a preparação está pronta para ser observada ao microscópio, com um pouco de sorte todas as fases da mitose serão visíveis.

Índice

1. INTRODUÇÃO 2

2. Descrição Experimental 3

3. Apresentação e discussão de resultados 5

4. Conclusão 7

Referencias 8

1. INTRODUÇÃO

A mitose é o processo pelo qual as células eucariotas dividem os seus cromossomas, é umas das fases mais importantes do ciclo celular. É um processo contínuo onde uma célula mãe dá origem a duas células filhas. “A partir de uma célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomas, isso porque antes da divisão celular o material genético da célula é duplicado” [1]

Esta fase pode ser dividida em 5 subfases, a prófase, a prometáfase, a metáfase, a anáfase e a telófase e termina com a citocinese, separação total das duas células filhas.

Prófase- é a primeira fase da mitose, onde o nucléolo começa a desaparecer e os cromossomas se começam a condensar e a tornar-se visíveis, formando os cromatídeos unidos pelo centrómero. Os centríolos duplicam-se e migram para os polos da célula.

Prometáfase- como o nome indica é a fase que antecede a metáfase, onde já é visível a aproximação dos cromatídeos ao centro da célula e a ligação dos microtúbulos ao cinetocoro.

Metáfase- os cromatídeos encontram-se dispostos no plano equatorial da célula, forma-se o fuso acromático, os microtúbulos estão ligados os cinetocoros dos cromatídeos

Anáfase- os cromatídeos separam-se e passam agora a chamarem-se cromossomas irmãos, estes iram migrar para os polos opostos da célula com a ajuda dos microtúbulos.

Telófase- é ultima fase da mitose, os cromossomas irmãos começam agora a desenrolarem-se e o nucléolo reaparece em torno dos novos núcleos, o fuso acromático dissolve-se.

Após a mitose decorre a citocinese, que consiste na separação total do citoplasma da célula mãe originando duas células idênticas.

Figura 1 Representação das fases da mitose[5]

2. Descrição Experimental

2.1 Material utilizado:

• Lamparina

• Lâmina de barbear

• Vidro de relógio

• Pinça

• Lâmina

• Lamela

• Papel de filtro

• Microscópio

• Agulha com cabo

• Orceina A

• Orceina B

Material biológico:

1. Raízes de cebola

2.2 Protocolo preliminar

Antes da realização da actividade experimental foi-nos atribuído um pequeno trabalho preliminar para preparação da cebola, que consistia numa breve explicação de como fazer as raízes crescerem.

1. Escolher uma cebola, não muito seca(de preferência nova) e coloca-la num recipiente com água. Ter em atenção de não submergir a cebola só colocar o fundo da mesma em água.

2. Guardar a cebola num sitio ao abrigo do sol.

3. Após alguns dias é possível observar o aparecimento de pequenas raízes.

4. Transportá-la, cuidadosamente, até á sala de aula tendo em atenção para que as raízes não se partam.

Figura 2

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com