TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens Da Vida

Trabalho Escolar: Origens Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

Serão os Homens extraterrestres?

Os Mitos

Há muito tempo, antes desse corpo estruturado de conhecimento que hoje chamamos de ciência existir, os questionamentos do Homem sobre a Natureza, as observações feitas e os mistérios acerca de sua origem e seu destino tinham como tentativa de respostas a elaboração de mitos cosmogônicos ou mitos de criação, que tentavam explicar a origem da vida na terra e a origem do próprio universo, e essa foi uma característica muito marcante em todas as sociedades conhecidas, o questionamento acerca de sua origem, e consequentemente a tentativa de formular uma resposta.

Por este motivo podemos inferir nossos pensamentos a uma conclusão razoável: os seres humanos, por sua própria natureza, questionam sua origem e precisam uma resposta. Mas a grande questão é: Qual é a resposta correta?

Os mitos de criação, ou mitos cosmogônicos, nos dão diversas respostas para esta pergunta, vejamos alguns exemplos abaixo:

Mito de criação dos índios Hopi dos Estados Unidos, onde demonstra duas divindades como força motriz da criação do universo e da vida.

“O primeiro mundo foi Tokpela. Mas antes, se diz, existia apenas o Criador, Taiowa. Todo o resto era espaço infinito. Não existia um começo ou um fim, o tempo não existia, tampouco formas materiais ou vida. Simplesmente um vazio incomensurável, com seu princípio e fim, tempo, formas e vida existindo na mente de Taiowa, o Criador. Então Ele, o infinito, concebeu o finito: primeiro Ele criou Sotuknang, dizendo-lhe: “Eu o criei, o primeiro poder e instrumento em forma humana. Eu sou seu tio. Vá adiante e perfile os vários universos em ordem, para que eles possam trabalhar juntos, de acordo com meu plano”. Sotuknang seguiu as instruções de Taiowa; do espaço infinito ele conjurou o que se manifestaria como substância sólida, e começou a moldar as formas concretas do mundo.” (Gleiser, 1997)

Outro exemplo que vemos é o da religião Hindu:

“Na noite do Brama (a essência de todas as coisas, a realidade absoluta, infinita e incompreensível), a Natureza é inerte e não pode dançar até que Xiva assim o deseje. O deus se alça de seu estupor e, através de sua dança, envia ondas pulsando com o som do despertar, e a matéria também dança, aparecendo gloriosamente à sua volta. Dançando, Ele sustenta seus infinitos fenômenos, e, quando o tempo se esgota, ainda dançando, Ele destrói todas as formas e nomes por meio do fogo e se põe de novo a descansar’’ (Gleiser, 1997)

E talvez o mais conhecidos dos mitos de criação e o da religião cristã:

“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:24-27” (Bíblia sagrada, 47a ed)

Com estes exemplos vemos várias tentativas de explicar como a vida e o nosso universo se originou, estes mitos repletos de simbologia não podem ser descartados por completo, já que nortearam as civilizações humanas por muito tempo.

Porém para a ciência, é preciso algo mais concreto, passível de demonstração através de métodos científicos ou verificação por meio de fosseis. O grande problema é que as evidencias deste passado tão remoto, talvez já foram perdidas junto com a grande dinâmica da Terra que está em constante renovação de sua superfície. O que gera assim a elaboração de novas teorias, com uma base um pouco mais sólida, capaz de dividir a opinião dos cientistas atuais e tirar o sono dos biólogos.

Atualmente temos algumas possíveis formas de origem da vida:

• Criacionismo

o Descrito acima como os mitos de criação que coloca nas mãos do divino o poder criativo.

• Abiogênese

o Geração da vida através da matéria inorgânica, ou seja, vida através de não vida.

• Biogênese

o Defende que a vida só pode se originar através de vida, ou seja, que apenas vida pode gerar outra vida.

• Panspermia

o Defende que a vida não tenha se originado na Terra, e sim chegado juntamente com a grande carga de meteoros que caíram na Terra nos primórdios de nosso Planeta.

Uma carona Estelar

Seria possível que a vida não tivesse origem no planeta Terra? Seriamos nós, seres humanos e toda nossa fauna, extraterrestres? Talvez.

Uma evidencia que apoia está possibilidade foi encontrada em 1984 no gelo, na região de Allan Hills, na Antártida. Uma rocha um pouco maior que uma bola de softbol, chamada ALH 84001, que contem características da atmosfera de Marte, e com uma idade de aproximadamente 4,5 bilhões de anos e que chegou na terra a aproximadamente 13000 anos. Porém o que chama a atenção nesta rocha é que nela é possível verificar vestígios agua no seu estado liquido e de substâncias relacionadas a sistemas vivos. Que nos leva a inferir que Marte já foi um planeta que possuía agua no seu estado liquido, elemento essencial para a vida.

Mas afirmar que a vida presente no nosso planeta não é proveniente da Terra, apenas transfere o local da origem da primeira vida e não responde o mistério.

A vida, como nós conhecemos

Para a vida como nós conhecemos surgir é necessário de alguns “pré requisitos”. Um deles é a atmosfera do planeta adequada para a geração dos compostos necessários.

Stanley Miller e Harold Urey em um experimento, que reproduz uma atmosfera redutora (Hidrogênio, Amônia, Metano e vapor d’agua) com pequenas descargas elétricas simulando relâmpagos (ver Figura 1), através deste processo é possível verificar a formação de aminoácidos, purinas e pirimidinas, compostos necessários para o surgimento da vida.

O experimento ao lado auxiliam para a formação de um cenário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com