TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Bicos

Artigo: Os Bicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

B I C O S

BICOS QUE QUEBRAM SEMENTES

O BICO das aves exerce a maior força junto à base. Aves como os tentilhões, que vivem de sementes duras, têm bicos curtos e cónicos, conseguindo assim quebrar a casca das sementes de que se alimentam. A seguir removem habilmente o que se encontra no seu interior.

UMA AVE AQUÁTICA NA TERRA

O BICO excepcionalmente longo da galinhola é típico das aves aquáticas - grupo de aves que inclui os borrelhos e o maçarico-das-rochas. Mas em vez de utilizar o BICO para se alimentar de animais costeiros como fazem muitas aves aquáticas, a galinhola utiliza-o também eficazmente em terra «seca». O seu principal alimento é constituído por minhocas e larvas de insectos e o bico comprido permite-lhe extraí-las do fundo do lodo.

A PINÇA DO MAÇARICO

O maçarico mergulha o comprido BICO na vasa para dela extrair vermes e moluscos que estão fora do alcance de outras aves.

UMA PENEIRA SUBAQUÁTICA

O flamingo tem provavelmente o BICO mais extraordinariamente especializado de todas as aves. Com a cabeça virada para baixo, o flamingo introduz o BICO na água servindo-se dele para «coar» os animais e plantas aquáticas de que se alimenta. A parte inferior do BICO movimenta-se para cima e para baixo para bombear a água contra a parte superior onde uma franja de lemelas retém os alimentos.

UM BICO DE CARNÍVORO

O BICO do francelho termina num gancho, o que é uma característica das aves de rapina. O gancho serve para estas aves dilacerarem animais demasiado grandes para serem engolidos inteiros.

BICO EM PINÇA

O melro-preto tem um formato de bico que é partilhado por milhares de espécies de aves de tamanho médio. É afilado para que o animal possa apanhar pequenos objectos, como sementes, mas o seu comprimento permite à ave apanhar presas maiores, como minhocas. O BICO amarelo-alaranjado do melro-preto macho é também utilizado como sinal destinado às fêmeas.

UM BICO DE FRUGÍVORO

Os papagaios selvagens vivem de frutos e sementes e possuem um BICO «misto» que lhes permite tirar o maior partido dos alimentos. O papagaio utiliza o gancho da extremidade do BICO para retirar a polpa do fruto e com as axilas da base do bico parte a casca das sementes para comer o seu interior. Os papagaios também são únicos no mundo das aves pela forma como usam os pés, segurando e virando com eles os alimentos enquanto os quebram.

UM PATO COM DENTES

Ao contrário dos mamíferos e dos répteis, as aves não têm verdadeiros dentes, que são elementos ósseos. Contudo, algumas aves desenvolveram estruturas que são muito semelhantes a dentes. Os mergansos, por exemplo, têm BICOS serrilhados para segurar os peixes tando em água doce como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com