TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Ambientais Contemporâneos

Por:   •  10/3/2017  •  Seminário  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Ipiranga

Anderson Vieira Ferreira

Desafios Ambientais Contemporâneos

BELÉM – PA

2016

Desafios ambientais contemporâneos

Maior necessidade de energia

   Todos nós sabemos que o aumento de energia está crescendo no Brasil e no mundo, com isso, a indústria de energia estão produzindo mais, esse aumento de energia pode vir causar danos estrondosos em nosso meio ambiente. Assim, uma saída para essa problemática seria as fontes de energias renováveis, que são energias que degradam e causa menos danos ao meio ambiente, é outra fontes de energia também e a não renováveis, que muitas vezes usamos e mesmo assim, sem os devidos cuidados que ela merece, pois trata de um tipo de energia onde se pode acabar. Alguns tipos de energias renováveis com maior desenvolvimento são os de: Biomassa, solar, eólica, etanol, biodiesel, assim tendo também outros tipos de energia como de energia Hídrica, geotérmica e energia das ondas do mar. Assim, podemos perceber o quanto nós avançamos muito em termos de energia, mas mesmo com todo esse avanço ainda não é necessário, pois esse avanço tem que alcançar para todos os segmentos e ser acessível para toda a sociedade, assim aí começamos a fazer com que os estragos que esse consumo exagerado de energia causa no meio ambiente, comece a reduzir.  

Maior necessidade de consumo de alimento

  Com o aumento da população a necessidade de consumir aumenta é muito, com isso, as indústrias alimentícias começaram a produzir cada vez mais para alcançar essa demanda que se encontra muito grande, com isso, a necessidade de mais terras, para plantar, e a procura de matérias primas para seus produtos, causam um impacto grande no meio ambiente causando até um desequilíbrio ecológico na natureza, assim o consumo exagerado e o desrespeito de alimentos são os principais problemas que enfrentamos na nossa sociedade, por muitas vezes descartar e não saber aproveitar os alimentos, onde muitas vezes ainda se pode aproveitar algo dele, ou só porque a aparência parcialmente não é boa, jogamos fora esse alimento que gostou muitos vezes dinheiro, tempo, energia e principalmente água para ser cultivado, assim, se não tivermos em consumo mais consciente de como usamos as coisas, e o modo de como usamos devemos nos policiar com as nossas próprias atitudes para poder melhorar. Contudo, se criamos uma solução coletiva para amenizar os danos causados no meio ambiente. Com isso, esse crescimento de consumo de alimentos deverá ocorrer de forma sustentável, pois o Brasil é o principal exportador de alimentos na próxima década.

Maior pressão de consumo

   Hoje em dia vivemos em uma sociedade onde o consumo se encontra em nosso cotidiano, pois onde quer que andamos somos esticados a comprar, ou somos influenciados, por algumas propagandas que se localizam nas ruas em placas, cartas, paredes, enfim. Sofremos muito com essas mídias que estão sendo usadas para que seus produtos vendem cada vez mais. Com isso, temos que ter consciência dos produtos que compramos, e com que frequências compramos, podem causar danos ao nosso planeta, assim, temos que começar a ter mais educação ambiental com o meio ambiente, pois com o advento do consumo, ou seja, quanto mais consumimos, mais as empresas são estimuladas a produzir, é para essa produção necessariamente necessita de matéria prima, com isso, precisa de mais extração dessa matéria calçando, assim, mais degradação do meio ambiente, exigindo da terra mais do que ela pode suportar.  Contudo, a conscientização das pessoas para um consumo sustentável seria a solução adequada para nossa sociedade pois, como podemos observar não podemos parar de consumir, mas sim podemos ter uma melhoria de como consumimos, podendo assim, fazer uma reciclagem nos nossos produtos antes de comprarmos novos, ou até mesmo consertamos os objetos quebrados, isso sim, é um consumo sustentável para nosso planeta. Com isso, termos mais consciência do como e quanto consumimos, é uma boa saída para a  solução do problema ambiental, pois quanto mais consumimos mais contribuíram  direta ou indiretamente com o problema, que consequentemente irá atingir a todos. Assim, planejar o que compramos é uma ótima solução para todos, não consumimos qualquer produtos ou até mesmo refletirmos se realmente necessitamos de tal produto para nós, é uma boa alternativa para o nosso planeta. Um segundo ponto, seria evitar a troca de equipamentos eletrônicos pois, ele descartado em local indevido é um grande problema para a terra, pois o lixo descartado de maneira irregular causa grandes danos no  meio ambiente, contudo, repensar o consumo de água e energia em nosso cotidiano, assim, ajudaria o meio ambiente a se conservar melhor.

Resíduos Gerados

  Os resido gerados são um grande problema para a nossa sociedade, com isso, a faltasse estrutura adequada para esses residisse gerados, a falta de incentivos para a coleta seletiva, a reciclagem, são alguns pontos que podemos melhorar, pois os resido gerados são um reflexo do aumento de consumo, com isso, automaticamente quanto maior o consumo, muito será o aumento de resíduos gerados na terra. Com o aumento de quantidade de resíduos gerados a quantia de lixo e maior. Assim, com a  falta de lixões legalizados é de boa estrutura, e com uma política de reciclagem, causa um grande impacto em nossas vidas, pois esses lixos vai diretamente para os esgotos e as ruas, pois a falta de saneamento na nossa cidade prejudica ainda mais os prejuízos causados na meio ambiente. Com isso, o descarte irregular das grandes indústrias dos seus resíduos. É um grande problema também para os lagos e rios, pois, muitas vezes o descarte irregular dos resíduos gerados, causa danos irreparáveis no ecossistema do local, pois vai acabando com a água de qualidade, assim, todos os seres vivos desse rio e lago, vai acabando morrendo, fora que prejudica a qualidade da água dos moradores da região, que depende dessa água para seu viver, seu plantio causando doença entre as pessoas e os animais e prejudicando o levou freático do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (280 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com