TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tecidos Conjuntivos

Por:   •  19/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

(S2) Tecidos Conjuntivos

Grupo de tecidos responsáveis pela sustentação e auxílio na movimentação e proteção das células, órgãos, ossos e outros tecidos. Formam-se da mesênquima (tecido embrionário formado por um grupo de células). Podem classificar-se em:

  1. Tecidos Conjuntivos Propriamente Ditos: 

• Frouxo     •Denso

  1. Tecidos Conjuntivos Especiais:

• Adiposo    • Cartilaginoso    • Ósseo    • Sanguíneo

(S3) Tecido Cartilaginoso

Tipo de tecido conjuntivo com uma consistência bastante rígida e flexível, que sustenta os tecidos moles, auxilia no deslizamento dos ossos das articulações. Tecido que não possui vasos sanguíneos ou linfáticos, nem nervos, é através dos vasos do pericôndrio, por difusão, que as células cartilaginosas recebem alimento.

(S4) Pericôndrio

Tecido conjuntivo denso que envolve a cartilagem, nutre e oxigena os condroblastos e condrócitos, por difusão. Nele há também células mesenquimais que podem se transformar em condrócitos, permitindo o crescimento e a regeneração do tecido cartilaginoso. Possui duas camadas: A Externa (fibrosa, com colágeno tipo I) e a Interna (celular, com células condrogênicas).

(S5) Células do Tecido Cartilaginoso

O tecido cartilaginoso é formado das células mesenquimais jovens (Condroblastos) que, quando maduras, diminuem de tamanho e passam a se chamar Condrócitos e se alojam nas cavidades (lacunas).

  1. Condroblastos: Células jovens e secretoras de colágeno tipo II. Ainda não foram envolvidas pela matriz extracelular.

  1. Condrócitos: Células adultas já envolvidas pela matriz extracelular e apresentam metabolismo lento.

(S6-S8) Classificações do Tecido Cartilaginoso

De acordo com a quantidade e o tipo de fibra que apresenta, a cartilagem pode se classificar em: Cartilagem Hialina, Elástica ou Fibrosa.

  1. Hialina: Possui quantidade moderada de fibras colágenas e é a mais comum no corpo. Encontrada na parede das fossas nasais, na traqueia, nos brônquios, facilitando o deslizamento no contato entre os ossos.

  1. Elástica: Além de fibras colágenas, possui grande quantidade de fibras elásticas. Está presente no pavilhão auditivo (orelha externa), na laringe e na epiglote.
  1. Fibrosa: Rica em fibras espessas de colágeno Tipo I, que ocupam quase toda substancia.

intercelular. É encontrada nos meniscos, na sínfise púbica e entre as vértebras, formando os discos intervertebrais.

(S9) Tecido Ósseo

O esqueleto é o elemento estrutural básico do corpo humano, sendo responsável pela forma e pelas atividades dele. O tecido ósseo é bastante rígido, pois sua matriz é rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. Sua matriz é rica também em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso. Suas principais funções são: proteger os órgãos; permitir o trabalho dos músculos, por meio de um complexo sistema de junções e articulações; e produzir células sanguíneas.

(S10) Células Ósseas

No tecido ósseo, alojadas nas lacunas existem células vivas responsáveis por fabricar a enzima fostasafe alcalina:

  1. Osteoblastos: Células jovens, responsáveis pela formação do osso.
  2. Osteócitos: Células maduras, que realizam a troca de nutrientes e metabólitos com o sangue.
  3. Osteoclastos: Células gigantes e poli nucleáveis. Desfazem a parte interna do osso, aumentando a cavidade onde a medula se encontra. Colaboram para o equilíbrio do cálcio no corpo.

(S11-S12) Processo de Desenvolvimento do Osso

Os ossos são estruturas vivas e dinâmicas que se modificam ao longo do tempo. A maioria dos ossos do esqueleto desenvolve-se a partir de um processo de substituição de cartilagem. Ele se fortalece porque velhas células ósseas morrem e são reabsorvidas, facilitando o depósito de cálcio, enquanto novas vão surgindo, transformando parte da cartilagem em osso. Existem dois tipos de Ossificação (assim denomina-se o processo de formação de um osso):

  1. Ossificação Intramembranosa: Responsável pelo desenvolvimento dos ossos chatos, principalmente aqueles que se encontram no crânio. Esse tipo de ossificação ocorre no interior das membranas do tecido conjuntivo, o centro de ossificação primária.

  1. Ossificação Endocondral: Acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células protetoras de cartilagem, antes do início da formação do osso.

Um processo bem mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

Durante o processo de ossificação, o crescimento em espessura dos ossos e a reposição em caso de fratura se fazem a partir do periósteo e do endósteo.

Periósteo: Delgada membra conjuntiva que reveste o osso, com exceção das superfícies articulares. Apresenta dois folhetos: Um superficial e um profundo (contato direto com o osso).  

Além da função de proteção, o periósteo é responsável pela reconstituição do osso em casos de fratura.

Endósteo: Tecido que reveste tanto o osso que está voltado para a cavidade medular quanto as trabéculas do osso esponjoso;

(S13-S14) Tipos de Tecido Ósseo

1. Tecido Ósseo Esponjoso: Apresenta pequenas fibras misturadas, que se assemelham a uma esponja. Internamente, é formado pela medula óssea vermelha.

2. Tecido Ósseo Compacto: Tecido compacto que forma uma camada externa. Possui canalículos, que se unem.

3. Tecido Ósseo Primário: Primeiro tecido a aparecer na osteogênese, as fibras não tem organização definida e o depósito de minerais é menos abundante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (459.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com