TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERMEABILIDADE CELULAR

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE

GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

LUANA DA SILVA ANDRADE

PERMEABILIDADE CELULAR

BRASÍLIA

2015

Sumário

Introdução 3

Materiais e Métodos 4

Resultados 5

Discussão 7

Conclusão 7

Referência Bibliográfica 9

Introdução

O envoltório celular presente em todos os tipos de células éa membrana plasmática, ela é formada principalmente por lipídios e proteínas. O modelo de estrutura da membrana plasmática aceito atualmente foi proposto em 1972 por Singer e Nicholson, e denomina-se modelo do mosaico fluido. Essa fluidez da membrana permite a movimentação das moléculas de lipídios e das proteínas, os tipos de proteínas variam de célula para célula e determinam as funçõesespecíficas das membranas. As proteínas são principais fontes de energia, a maioria delas estão inseridas na dupla camada dos fosfolipídios, algumas dessas proteínas fazem o transporte de substâncias para dentro ou fora da célula. (LOPES, 1997).

A membrana celular tem três funções principais, a primeira delas é o revestimento da célula, a segunda função é fazer a proteção da célula e por último é apermeabilidade seletiva que serva para selecionar a entrada e saída de substâncias da célula, esse processo é feito por processos físicos ou biológicos. A difusão simples e osmose são transportes físicos, já processos biológicos são transporte ativo, fagocitose e pinocitose. Segundo, UZUNIAN (2004) difusão é a passagem de soluto por entre os meios, ou seja, ocorre quando há uma diferença de concentraçãoda substância, ela se difunde do meio em que está mais concentrado para outro que está menos concentrado. Deve-se ressaltar que existem dois tipos de difusão, a difusão simples que é a passagem de soluto do meio mais concentrado para o meio menos concentrado através dos lipídios e a difusão facilitada que o soluto também passa do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, mas ele nãopassará pela bicamada de lipídios e sim pelas proteínas de membrana plasmáticas.

Concentração de uma solução é a quantidade de soluto dissolvida por unidade de solvente, que é chamada de concentração de solução, as moléculas dissolvidas tem o nome de soluto, e o líquido tem o nome de solvente. A membrana plasmática tem a capacidade de regular a entrada e saída de substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com